Um Encontro com a Didática: para uma Didática que Redimensione o Profissional Professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
Texto Completo: | http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/60 |
Resumo: | Na perspectiva de escrever sobre a Didática de forma a redimensionar o papel do profissional professor, este texto estará pondo em discussão três aspectos: (a) o trabalho do professor com o conhecimento, (b) a escola enquanto contexto de ação docente e (c) a formação e o desenvolvimento profissional do professor. A proposta básica é de se compreender a Didática como reflexão sistemática dos problemas da realidade educacional, para fundamentar a tese de que só se aprende a ser professor, quando se compreende a educação como projeto político cultural. Vale salientar que se trata de um estudo qualitativo, privilegiando uma abordagem interpretativa no tratamento dos dados coletados através de um estudo de caso e de histórias de vida de egressos da Didática, que atuavam como professores da rede pública de ensino nos anos de 1996 a 1998. |
id |
FICSALLES-1_5f3d11a5942eb7044bd1e8d3f3894887 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.fics.edu.br:article/60 |
network_acronym_str |
FICSALLES-1 |
network_name_str |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um Encontro com a Didática: para uma Didática que Redimensione o Profissional ProfessorNa perspectiva de escrever sobre a Didática de forma a redimensionar o papel do profissional professor, este texto estará pondo em discussão três aspectos: (a) o trabalho do professor com o conhecimento, (b) a escola enquanto contexto de ação docente e (c) a formação e o desenvolvimento profissional do professor. A proposta básica é de se compreender a Didática como reflexão sistemática dos problemas da realidade educacional, para fundamentar a tese de que só se aprende a ser professor, quando se compreende a educação como projeto político cultural. Vale salientar que se trata de um estudo qualitativo, privilegiando uma abordagem interpretativa no tratamento dos dados coletados através de um estudo de caso e de histórias de vida de egressos da Didática, que atuavam como professores da rede pública de ensino nos anos de 1996 a 1998.Faculdades Integradas Campos Salles2012-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/6010.22287/ag.v1i1.60Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 1 n. 1 (2000): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 27-362316-38521518-959710.22287/ag.v1i1reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)instacron:FICSALLESporhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/60/70Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAbdalla, Maria de Fátima Barbosa2012-09-10T09:48:15Zoai:www.fics.edu.br:article/60Revistahttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/indexhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/oairevistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]2316-38521518-9597opendoar:2012-09-10T09:48:15Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um Encontro com a Didática: para uma Didática que Redimensione o Profissional Professor |
title |
Um Encontro com a Didática: para uma Didática que Redimensione o Profissional Professor |
spellingShingle |
Um Encontro com a Didática: para uma Didática que Redimensione o Profissional Professor Abdalla, Maria de Fátima Barbosa |
title_short |
Um Encontro com a Didática: para uma Didática que Redimensione o Profissional Professor |
title_full |
Um Encontro com a Didática: para uma Didática que Redimensione o Profissional Professor |
title_fullStr |
Um Encontro com a Didática: para uma Didática que Redimensione o Profissional Professor |
title_full_unstemmed |
Um Encontro com a Didática: para uma Didática que Redimensione o Profissional Professor |
title_sort |
Um Encontro com a Didática: para uma Didática que Redimensione o Profissional Professor |
author |
Abdalla, Maria de Fátima Barbosa |
author_facet |
Abdalla, Maria de Fátima Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abdalla, Maria de Fátima Barbosa |
description |
Na perspectiva de escrever sobre a Didática de forma a redimensionar o papel do profissional professor, este texto estará pondo em discussão três aspectos: (a) o trabalho do professor com o conhecimento, (b) a escola enquanto contexto de ação docente e (c) a formação e o desenvolvimento profissional do professor. A proposta básica é de se compreender a Didática como reflexão sistemática dos problemas da realidade educacional, para fundamentar a tese de que só se aprende a ser professor, quando se compreende a educação como projeto político cultural. Vale salientar que se trata de um estudo qualitativo, privilegiando uma abordagem interpretativa no tratamento dos dados coletados através de um estudo de caso e de histórias de vida de egressos da Didática, que atuavam como professores da rede pública de ensino nos anos de 1996 a 1998. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/60 10.22287/ag.v1i1.60 |
url |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/60 |
identifier_str_mv |
10.22287/ag.v1i1.60 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/60/70 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Campos Salles |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades Integradas Campos Salles |
dc.source.none.fl_str_mv |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 1 n. 1 (2000): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 27-36 2316-3852 1518-9597 10.22287/ag.v1i1 reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) instacron:FICSALLES |
instname_str |
Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) |
instacron_str |
FICSALLES |
institution |
FICSALLES |
reponame_str |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
collection |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ] |
_version_ |
1754115653795577856 |