Um Encontro com a Didática: para uma Didática que Redimensione o Profissional Professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
Texto Completo: http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/60
Resumo: Na perspectiva de escrever sobre a Didática de forma a redimensionar o papel do profissional professor, este texto estará pondo em discussão três aspectos: (a) o trabalho do professor com o conhecimento, (b) a escola enquanto contexto de ação docente e (c) a formação e o desenvolvimento profissional do professor. A proposta básica é de se compreender a Didática como reflexão sistemática dos problemas da realidade educacional, para fundamentar a tese de que só se aprende a ser professor, quando se compreende a educação como projeto político cultural. Vale salientar que se trata de um estudo qualitativo, privilegiando uma abordagem interpretativa no tratamento dos dados coletados através de um estudo de caso e de histórias de vida de egressos da Didática, que atuavam como professores da rede pública de ensino nos anos de 1996 a 1998.
id FICSALLES-1_5f3d11a5942eb7044bd1e8d3f3894887
oai_identifier_str oai:www.fics.edu.br:article/60
network_acronym_str FICSALLES-1
network_name_str Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
repository_id_str
spelling Um Encontro com a Didática: para uma Didática que Redimensione o Profissional ProfessorNa perspectiva de escrever sobre a Didática de forma a redimensionar o papel do profissional professor, este texto estará pondo em discussão três aspectos: (a) o trabalho do professor com o conhecimento, (b) a escola enquanto contexto de ação docente e (c) a formação e o desenvolvimento profissional do professor. A proposta básica é de se compreender a Didática como reflexão sistemática dos problemas da realidade educacional, para fundamentar a tese de que só se aprende a ser professor, quando se compreende a educação como projeto político cultural. Vale salientar que se trata de um estudo qualitativo, privilegiando uma abordagem interpretativa no tratamento dos dados coletados através de um estudo de caso e de histórias de vida de egressos da Didática, que atuavam como professores da rede pública de ensino nos anos de 1996 a 1998.Faculdades Integradas Campos Salles2012-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/6010.22287/ag.v1i1.60Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 1 n. 1 (2000): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 27-362316-38521518-959710.22287/ag.v1i1reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)instacron:FICSALLESporhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/60/70Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAbdalla, Maria de Fátima Barbosa2012-09-10T09:48:15Zoai:www.fics.edu.br:article/60Revistahttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/indexhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/oairevistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]2316-38521518-9597opendoar:2012-09-10T09:48:15Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Encontro com a Didática: para uma Didática que Redimensione o Profissional Professor
title Um Encontro com a Didática: para uma Didática que Redimensione o Profissional Professor
spellingShingle Um Encontro com a Didática: para uma Didática que Redimensione o Profissional Professor
Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
title_short Um Encontro com a Didática: para uma Didática que Redimensione o Profissional Professor
title_full Um Encontro com a Didática: para uma Didática que Redimensione o Profissional Professor
title_fullStr Um Encontro com a Didática: para uma Didática que Redimensione o Profissional Professor
title_full_unstemmed Um Encontro com a Didática: para uma Didática que Redimensione o Profissional Professor
title_sort Um Encontro com a Didática: para uma Didática que Redimensione o Profissional Professor
author Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
author_facet Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
description Na perspectiva de escrever sobre a Didática de forma a redimensionar o papel do profissional professor, este texto estará pondo em discussão três aspectos: (a) o trabalho do professor com o conhecimento, (b) a escola enquanto contexto de ação docente e (c) a formação e o desenvolvimento profissional do professor. A proposta básica é de se compreender a Didática como reflexão sistemática dos problemas da realidade educacional, para fundamentar a tese de que só se aprende a ser professor, quando se compreende a educação como projeto político cultural. Vale salientar que se trata de um estudo qualitativo, privilegiando uma abordagem interpretativa no tratamento dos dados coletados através de um estudo de caso e de histórias de vida de egressos da Didática, que atuavam como professores da rede pública de ensino nos anos de 1996 a 1998.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/60
10.22287/ag.v1i1.60
url http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/60
identifier_str_mv 10.22287/ag.v1i1.60
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/60/70
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Campos Salles
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Campos Salles
dc.source.none.fl_str_mv Augusto Guzzo Revista Acadêmica; v. 1 n. 1 (2000): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 27-36
2316-3852
1518-9597
10.22287/ag.v1i1
reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
instacron:FICSALLES
instname_str Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
instacron_str FICSALLES
institution FICSALLES
reponame_str Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
collection Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
repository.name.fl_str_mv Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
repository.mail.fl_str_mv revistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]
_version_ 1754115653795577856