REVISÃO DA PLANTA COSTUS SPIRALIS (JACQ.) ROSCOE: Pluralidade em propriedades medicinais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Regiane Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Andrade, Lais A., Oliveira, Tércia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Fitos
Texto Completo: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/486
Resumo: Costus spiralis (Jacq.) Roscoe (Costaceae) ou Cana-do-brejo ou Cana-de-macaco é uma espécie amplamente encontrada no Brasil. Quais valores médicos e/ou potenciais terapêuticos? O objetivo desta revisão foi destacar a pluralidade da planta Costus spiralis para curar ou melhorar o sofrimento da população contra doenças e suas comorbidades. A partir dos vários artigos utilizados, destacamos a forte preocupação com a melhora da comunicação entre profissionais e usuários, mais especificamente sobre o Costus spiralis, devido a sua pluralidade em propriedades medicinais, a fim de evitar maiores complicações à saúde. Ressaltamos que, apesar da pouca literatura, os dados quantitativos e qualitativos sobre a dose e terapêutica de C. spiralis na medicina popular e/ou científica (extrato aquoso ou droga vegetal), as pesquisas revisadas neste artigo, sugerem, de forma indireta, a possibilidade de utilização desta planta para o tratamento da síndrome metabólica e suas comorbidades. Estudos multidisciplinares ainda são necessários e ampliados para verificar como agem nas comorbidades da síndrome metabólica, quais são os seus efeitos tóxicos e colaterais, como seriam suas interações com novos medicamentos alopatas, quais as estratégias mais adequadas para o controle de qualidade e produção de fitoterápicos, para atender às normas das agências reguladoras, como as resoluções da ANVISA.
id FIOCRUZ-1_27069587b9375a45d026f1d2189c5132
oai_identifier_str oai:ojs.revistafitos.far.fiocruz.br:article/486
network_acronym_str FIOCRUZ-1
network_name_str Revista Fitos
repository_id_str
spelling REVISÃO DA PLANTA COSTUS SPIRALIS (JACQ.) ROSCOE: Pluralidade em propriedades medicinaisCostus spiralis. Planta medicinal. Síndrome metabólica.Costus spiralis (Jacq.) Roscoe (Costaceae) ou Cana-do-brejo ou Cana-de-macaco é uma espécie amplamente encontrada no Brasil. Quais valores médicos e/ou potenciais terapêuticos? O objetivo desta revisão foi destacar a pluralidade da planta Costus spiralis para curar ou melhorar o sofrimento da população contra doenças e suas comorbidades. A partir dos vários artigos utilizados, destacamos a forte preocupação com a melhora da comunicação entre profissionais e usuários, mais especificamente sobre o Costus spiralis, devido a sua pluralidade em propriedades medicinais, a fim de evitar maiores complicações à saúde. Ressaltamos que, apesar da pouca literatura, os dados quantitativos e qualitativos sobre a dose e terapêutica de C. spiralis na medicina popular e/ou científica (extrato aquoso ou droga vegetal), as pesquisas revisadas neste artigo, sugerem, de forma indireta, a possibilidade de utilização desta planta para o tratamento da síndrome metabólica e suas comorbidades. Estudos multidisciplinares ainda são necessários e ampliados para verificar como agem nas comorbidades da síndrome metabólica, quais são os seus efeitos tóxicos e colaterais, como seriam suas interações com novos medicamentos alopatas, quais as estratégias mais adequadas para o controle de qualidade e produção de fitoterápicos, para atender às normas das agências reguladoras, como as resoluções da ANVISA.Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisãoapplication/pdftext/htmlhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/48610.5935/2446-4775.20170029Revista Fitos; Vol. 11 No. 2 (2017); 231-238Revista Fitos; Vol. 11 Núm. 2 (2017); 231-238Revista Fitos; v. 11 n. 2 (2017); 231-2382446-47751808-9569reponame:Revista Fitosinstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/486/pdfhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/486/htmlCopyright (c) 2018 Revista Fitos Eletrônicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Regiane CristinaAndrade, Lais A.Oliveira, Tércia2019-01-25T17:07:36Zoai:ojs.revistafitos.far.fiocruz.br:article/486Revistahttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/PUBhttp://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/oairevistafitos@far.fiocruz.br || eugenio.telles@far.fiocruz.br2446-47752446-4775opendoar:2019-01-25T17:07:36Revista Fitos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv REVISÃO DA PLANTA COSTUS SPIRALIS (JACQ.) ROSCOE: Pluralidade em propriedades medicinais
title REVISÃO DA PLANTA COSTUS SPIRALIS (JACQ.) ROSCOE: Pluralidade em propriedades medicinais
spellingShingle REVISÃO DA PLANTA COSTUS SPIRALIS (JACQ.) ROSCOE: Pluralidade em propriedades medicinais
Duarte, Regiane Cristina
Costus spiralis. Planta medicinal. Síndrome metabólica.
title_short REVISÃO DA PLANTA COSTUS SPIRALIS (JACQ.) ROSCOE: Pluralidade em propriedades medicinais
title_full REVISÃO DA PLANTA COSTUS SPIRALIS (JACQ.) ROSCOE: Pluralidade em propriedades medicinais
title_fullStr REVISÃO DA PLANTA COSTUS SPIRALIS (JACQ.) ROSCOE: Pluralidade em propriedades medicinais
title_full_unstemmed REVISÃO DA PLANTA COSTUS SPIRALIS (JACQ.) ROSCOE: Pluralidade em propriedades medicinais
title_sort REVISÃO DA PLANTA COSTUS SPIRALIS (JACQ.) ROSCOE: Pluralidade em propriedades medicinais
author Duarte, Regiane Cristina
author_facet Duarte, Regiane Cristina
Andrade, Lais A.
Oliveira, Tércia
author_role author
author2 Andrade, Lais A.
Oliveira, Tércia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Regiane Cristina
Andrade, Lais A.
Oliveira, Tércia
dc.subject.por.fl_str_mv Costus spiralis. Planta medicinal. Síndrome metabólica.
topic Costus spiralis. Planta medicinal. Síndrome metabólica.
description Costus spiralis (Jacq.) Roscoe (Costaceae) ou Cana-do-brejo ou Cana-de-macaco é uma espécie amplamente encontrada no Brasil. Quais valores médicos e/ou potenciais terapêuticos? O objetivo desta revisão foi destacar a pluralidade da planta Costus spiralis para curar ou melhorar o sofrimento da população contra doenças e suas comorbidades. A partir dos vários artigos utilizados, destacamos a forte preocupação com a melhora da comunicação entre profissionais e usuários, mais especificamente sobre o Costus spiralis, devido a sua pluralidade em propriedades medicinais, a fim de evitar maiores complicações à saúde. Ressaltamos que, apesar da pouca literatura, os dados quantitativos e qualitativos sobre a dose e terapêutica de C. spiralis na medicina popular e/ou científica (extrato aquoso ou droga vegetal), as pesquisas revisadas neste artigo, sugerem, de forma indireta, a possibilidade de utilização desta planta para o tratamento da síndrome metabólica e suas comorbidades. Estudos multidisciplinares ainda são necessários e ampliados para verificar como agem nas comorbidades da síndrome metabólica, quais são os seus efeitos tóxicos e colaterais, como seriam suas interações com novos medicamentos alopatas, quais as estratégias mais adequadas para o controle de qualidade e produção de fitoterápicos, para atender às normas das agências reguladoras, como as resoluções da ANVISA.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/486
10.5935/2446-4775.20170029
url https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/486
identifier_str_mv 10.5935/2446-4775.20170029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/486/pdf
https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/486/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Fitos Eletrônica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Fitos Eletrônica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz
publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz
dc.source.none.fl_str_mv Revista Fitos; Vol. 11 No. 2 (2017); 231-238
Revista Fitos; Vol. 11 Núm. 2 (2017); 231-238
Revista Fitos; v. 11 n. 2 (2017); 231-238
2446-4775
1808-9569
reponame:Revista Fitos
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Revista Fitos
collection Revista Fitos
repository.name.fl_str_mv Revista Fitos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revistafitos@far.fiocruz.br || eugenio.telles@far.fiocruz.br
_version_ 1798313474330198016