A Rede de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade/RedesFito: o olhar da educação popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burban, Mélanie
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Monteiro, Maria da Conceição Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Fitos
Texto Completo: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/736
Resumo: Diante dos desafios globais relacionados ao desenvolvimento sustentável, surgem inovações do Núcleo de Gestão da Biodiversidade e Saúde-NGBS, Farmanguinhos/Fundação Oswaldo Cruz, como a constituição da RedesFito - Rede de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade formada pelos Arranjos Ecoprodutivos Locais (AELs) encontrados nos biomas brasileiros. Esta rede focaliza a implantação de uma economia ecológica, onde a mudança no consumo e produção é defendida.  Em 2006, foi criada a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos/PNPMF visando o desenvolvimento de novos medicamentos a partir de plantas medicinais e, portanto, expandir a acessibilidade às pessoas, via Sistema Único de Saúde (SUS). A PNPMF estabelece princípios orientadores: participação e controle social sobre as produções, criação do processo de inclusão social e preservação do conhecimento popular, instalação de cooperação entre todos os atores da cadeia de produção de plantas medicinais, melhor renda para os agricultores, empregos e desenvolvimento tecnológico-industrial. Este artigo visa a análise da RedesFito sob o olhar da educação popular, com base em entrevistas não diretivas com pesquisadores, produtores e atores sociais da rede, assim como, observações participantes realizadas no coração de dois Arranjos Ecoprodutivos Locais (AELs) no Extremo Sul da Bahia e em Itapeva-Itabera/São Paulo.   
id FIOCRUZ-1_6312387ecd47aa4a58069b20cbe86b4c
oai_identifier_str oai:ojs.revistafitos.far.fiocruz.br:article/736
network_acronym_str FIOCRUZ-1
network_name_str Revista Fitos
repository_id_str
spelling A Rede de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade/RedesFito: o olhar da educação popularRedesFito. Arranjos Ecoprodutivos Locais. Conhecimento popular. SUS – Sistema Único de Saúde.  Itapeva-Itabera/SP. Sul da Bahia.Diante dos desafios globais relacionados ao desenvolvimento sustentável, surgem inovações do Núcleo de Gestão da Biodiversidade e Saúde-NGBS, Farmanguinhos/Fundação Oswaldo Cruz, como a constituição da RedesFito - Rede de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade formada pelos Arranjos Ecoprodutivos Locais (AELs) encontrados nos biomas brasileiros. Esta rede focaliza a implantação de uma economia ecológica, onde a mudança no consumo e produção é defendida.  Em 2006, foi criada a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos/PNPMF visando o desenvolvimento de novos medicamentos a partir de plantas medicinais e, portanto, expandir a acessibilidade às pessoas, via Sistema Único de Saúde (SUS). A PNPMF estabelece princípios orientadores: participação e controle social sobre as produções, criação do processo de inclusão social e preservação do conhecimento popular, instalação de cooperação entre todos os atores da cadeia de produção de plantas medicinais, melhor renda para os agricultores, empregos e desenvolvimento tecnológico-industrial. Este artigo visa a análise da RedesFito sob o olhar da educação popular, com base em entrevistas não diretivas com pesquisadores, produtores e atores sociais da rede, assim como, observações participantes realizadas no coração de dois Arranjos Ecoprodutivos Locais (AELs) no Extremo Sul da Bahia e em Itapeva-Itabera/São Paulo.   Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz2019-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/73610.32712/2446-4775.2019.736Revista Fitos; Vol. 13 No. 3 (2019); 163-180Revista Fitos; Vol. 13 Núm. 3 (2019); 163-180Revista Fitos; v. 13 n. 3 (2019); 163-1802446-47751808-9569reponame:Revista Fitosinstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/736/616https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/736/617Copyright (c) 2019 Revista Fitosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBurban, MélanieMonteiro, Maria da Conceição Nascimento2019-12-20T13:02:03Zoai:ojs.revistafitos.far.fiocruz.br:article/736Revistahttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/PUBhttp://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/oairevistafitos@far.fiocruz.br || eugenio.telles@far.fiocruz.br2446-47752446-4775opendoar:2019-12-20T13:02:03Revista Fitos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv A Rede de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade/RedesFito: o olhar da educação popular
title A Rede de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade/RedesFito: o olhar da educação popular
spellingShingle A Rede de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade/RedesFito: o olhar da educação popular
Burban, Mélanie
RedesFito. Arranjos Ecoprodutivos Locais. Conhecimento popular. SUS – Sistema Único de Saúde.  Itapeva-Itabera/SP. Sul da Bahia.
title_short A Rede de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade/RedesFito: o olhar da educação popular
title_full A Rede de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade/RedesFito: o olhar da educação popular
title_fullStr A Rede de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade/RedesFito: o olhar da educação popular
title_full_unstemmed A Rede de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade/RedesFito: o olhar da educação popular
title_sort A Rede de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade/RedesFito: o olhar da educação popular
author Burban, Mélanie
author_facet Burban, Mélanie
Monteiro, Maria da Conceição Nascimento
author_role author
author2 Monteiro, Maria da Conceição Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Burban, Mélanie
Monteiro, Maria da Conceição Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv RedesFito. Arranjos Ecoprodutivos Locais. Conhecimento popular. SUS – Sistema Único de Saúde.  Itapeva-Itabera/SP. Sul da Bahia.
topic RedesFito. Arranjos Ecoprodutivos Locais. Conhecimento popular. SUS – Sistema Único de Saúde.  Itapeva-Itabera/SP. Sul da Bahia.
description Diante dos desafios globais relacionados ao desenvolvimento sustentável, surgem inovações do Núcleo de Gestão da Biodiversidade e Saúde-NGBS, Farmanguinhos/Fundação Oswaldo Cruz, como a constituição da RedesFito - Rede de Inovação em Medicamentos da Biodiversidade formada pelos Arranjos Ecoprodutivos Locais (AELs) encontrados nos biomas brasileiros. Esta rede focaliza a implantação de uma economia ecológica, onde a mudança no consumo e produção é defendida.  Em 2006, foi criada a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos/PNPMF visando o desenvolvimento de novos medicamentos a partir de plantas medicinais e, portanto, expandir a acessibilidade às pessoas, via Sistema Único de Saúde (SUS). A PNPMF estabelece princípios orientadores: participação e controle social sobre as produções, criação do processo de inclusão social e preservação do conhecimento popular, instalação de cooperação entre todos os atores da cadeia de produção de plantas medicinais, melhor renda para os agricultores, empregos e desenvolvimento tecnológico-industrial. Este artigo visa a análise da RedesFito sob o olhar da educação popular, com base em entrevistas não diretivas com pesquisadores, produtores e atores sociais da rede, assim como, observações participantes realizadas no coração de dois Arranjos Ecoprodutivos Locais (AELs) no Extremo Sul da Bahia e em Itapeva-Itabera/São Paulo.   
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/736
10.32712/2446-4775.2019.736
url https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/736
identifier_str_mv 10.32712/2446-4775.2019.736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/736/616
https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/736/617
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Fitos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Fitos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz
publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz
dc.source.none.fl_str_mv Revista Fitos; Vol. 13 No. 3 (2019); 163-180
Revista Fitos; Vol. 13 Núm. 3 (2019); 163-180
Revista Fitos; v. 13 n. 3 (2019); 163-180
2446-4775
1808-9569
reponame:Revista Fitos
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Revista Fitos
collection Revista Fitos
repository.name.fl_str_mv Revista Fitos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revistafitos@far.fiocruz.br || eugenio.telles@far.fiocruz.br
_version_ 1798313474769551360