Sanidade vegetal na perspectiva da transição agroecológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Paulo Rogério
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Fitos
Texto Completo: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/804
Resumo: Os avanços na área de manejo alternativo de “pragas” e “doenças” tem contribuído significativamente com os agricultores agroecológicos, com a saúde ambiental e com a sociedade, que procura por alimentos saudáveis e isentos de substâncias tóxicas. Neste sentido, o presente ensaio traz uma revisão teórica acerca desta perspectiva agroecológica de manejo de pragas e doenças de plantas. Para elaboração do ensaio utilizou-se parte da revisão teórica da tese do autor e realizou-se novas buscas bibliográficas com foco em artigos, livros, teses e dissertações que trazem uma abordagem aplicada acerca do tema fitossanidade em agroecossistemas. Verificou-se que a Agroecologia traz uma abordagem sistêmica e integrada para a compreensão dos processos concernentes à sanidade vegetal, apontando caminhos, práticas, ferramentas, métodos e mecanismos de avaliação e controle. Dentre as principais estratégias destaca-se o uso da biodiversidade como ferramenta no manejo da sanidade dos sistemas produtivos. Ressaltamos a importância do redesenho dos agroecossistemas, da implantação de agroflorestas (biodiversidade intrínseca) e da conservação dos ecossistemas naturais (biodiversidade do entorno) neste processo de busca pela resilência e sanidade das plantas.
id FIOCRUZ-1_9e14c3792586020218752846546b7796
oai_identifier_str oai:ojs.revistafitos.far.fiocruz.br:article/804
network_acronym_str FIOCRUZ-1
network_name_str Revista Fitos
repository_id_str
spelling Sanidade vegetal na perspectiva da transição agroecológicaBiodiversidadeAgroecologiaControle BiológicoResiliênciaOs avanços na área de manejo alternativo de “pragas” e “doenças” tem contribuído significativamente com os agricultores agroecológicos, com a saúde ambiental e com a sociedade, que procura por alimentos saudáveis e isentos de substâncias tóxicas. Neste sentido, o presente ensaio traz uma revisão teórica acerca desta perspectiva agroecológica de manejo de pragas e doenças de plantas. Para elaboração do ensaio utilizou-se parte da revisão teórica da tese do autor e realizou-se novas buscas bibliográficas com foco em artigos, livros, teses e dissertações que trazem uma abordagem aplicada acerca do tema fitossanidade em agroecossistemas. Verificou-se que a Agroecologia traz uma abordagem sistêmica e integrada para a compreensão dos processos concernentes à sanidade vegetal, apontando caminhos, práticas, ferramentas, métodos e mecanismos de avaliação e controle. Dentre as principais estratégias destaca-se o uso da biodiversidade como ferramenta no manejo da sanidade dos sistemas produtivos. Ressaltamos a importância do redesenho dos agroecossistemas, da implantação de agroflorestas (biodiversidade intrínseca) e da conservação dos ecossistemas naturais (biodiversidade do entorno) neste processo de busca pela resilência e sanidade das plantas.Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz2019-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/804Revista Fitos; Vol. 13 No. 2 (2019); 178-194Revista Fitos; Vol. 13 Núm. 2 (2019); 178-194Revista Fitos; v. 13 n. 2 (2019); 178-1942446-47751808-9569reponame:Revista Fitosinstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/804/605https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/804/606Copyright (c) 2019 Revista Fitosinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Paulo Rogério2019-09-10T20:01:56Zoai:ojs.revistafitos.far.fiocruz.br:article/804Revistahttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/PUBhttp://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/oairevistafitos@far.fiocruz.br || eugenio.telles@far.fiocruz.br2446-47752446-4775opendoar:2019-09-10T20:01:56Revista Fitos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Sanidade vegetal na perspectiva da transição agroecológica
title Sanidade vegetal na perspectiva da transição agroecológica
spellingShingle Sanidade vegetal na perspectiva da transição agroecológica
Lopes, Paulo Rogério
Biodiversidade
Agroecologia
Controle Biológico
Resiliência
title_short Sanidade vegetal na perspectiva da transição agroecológica
title_full Sanidade vegetal na perspectiva da transição agroecológica
title_fullStr Sanidade vegetal na perspectiva da transição agroecológica
title_full_unstemmed Sanidade vegetal na perspectiva da transição agroecológica
title_sort Sanidade vegetal na perspectiva da transição agroecológica
author Lopes, Paulo Rogério
author_facet Lopes, Paulo Rogério
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Paulo Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Biodiversidade
Agroecologia
Controle Biológico
Resiliência
topic Biodiversidade
Agroecologia
Controle Biológico
Resiliência
description Os avanços na área de manejo alternativo de “pragas” e “doenças” tem contribuído significativamente com os agricultores agroecológicos, com a saúde ambiental e com a sociedade, que procura por alimentos saudáveis e isentos de substâncias tóxicas. Neste sentido, o presente ensaio traz uma revisão teórica acerca desta perspectiva agroecológica de manejo de pragas e doenças de plantas. Para elaboração do ensaio utilizou-se parte da revisão teórica da tese do autor e realizou-se novas buscas bibliográficas com foco em artigos, livros, teses e dissertações que trazem uma abordagem aplicada acerca do tema fitossanidade em agroecossistemas. Verificou-se que a Agroecologia traz uma abordagem sistêmica e integrada para a compreensão dos processos concernentes à sanidade vegetal, apontando caminhos, práticas, ferramentas, métodos e mecanismos de avaliação e controle. Dentre as principais estratégias destaca-se o uso da biodiversidade como ferramenta no manejo da sanidade dos sistemas produtivos. Ressaltamos a importância do redesenho dos agroecossistemas, da implantação de agroflorestas (biodiversidade intrínseca) e da conservação dos ecossistemas naturais (biodiversidade do entorno) neste processo de busca pela resilência e sanidade das plantas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/804
url https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/804/605
https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/804/606
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Fitos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Fitos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz
publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz
dc.source.none.fl_str_mv Revista Fitos; Vol. 13 No. 2 (2019); 178-194
Revista Fitos; Vol. 13 Núm. 2 (2019); 178-194
Revista Fitos; v. 13 n. 2 (2019); 178-194
2446-4775
1808-9569
reponame:Revista Fitos
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Revista Fitos
collection Revista Fitos
repository.name.fl_str_mv Revista Fitos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revistafitos@far.fiocruz.br || eugenio.telles@far.fiocruz.br
_version_ 1798313474983460864