Luta pela terra e inserção da Agroecologia no assentamento Terra Vista-BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mateus Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Fitos
Texto Completo: https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/773
Resumo: A desigualdade social no Brasil se iniciou com o processo de colonização e domínios das terras, que mantém a elite brasileira no domínio territorial e político, por meio de dois mecanismos; latifúndio e trabalho escravo, fazendo uma economia voltada aos interesses econômicos, tornando a terra uma mercadoria. O objetivo desta pesquisa consiste em compreender o contexto histórico de formação, planejamento, desenvolvimento e inserção da agroecologia no assentamento Terra Vista, bem como sua importância para a sustentabilidade da economia, das relações sociais, culturais, políticas e ambientais. O trabalho se desenvolveu a partir da percepção da posse, manejo da terra e potencialização das relações humanitárias, com a aplicação do DRP (Diagnóstico Rural Participativo). O processo de luta iniciou-se no ano de 1992 e a conquista em 1994, ano em que os acampados sofreram cinco despejos truculentos, porém puderam desenvolver suas atividades agrícolas. Em 2002, foi proibida a utilização de agrotóxicos, queimadas, desmatamento dentre outros e, ainda, se faz o uso das queimadas controladas, pois as gramíneas densas complicam o preparo inicial do solo. A conquista e a transição agroecológica proporcionaram a recuperação da biodiversidade e as bases de fundamentação das duas escolas, que ainda foram utilizadas na capacitação e formação dos assentados no período de transição.
id FIOCRUZ-1_9f996895ec064b0500cfaaaeed0a0eaa
oai_identifier_str oai:ojs.revistafitos.far.fiocruz.br:article/773
network_acronym_str FIOCRUZ-1
network_name_str Revista Fitos
repository_id_str
spelling Luta pela terra e inserção da Agroecologia no assentamento Terra Vista-BAAgroecologia. Assentamento. Agrotóxicos. Sustentabilidade. Transição. Políticas ambientais.A desigualdade social no Brasil se iniciou com o processo de colonização e domínios das terras, que mantém a elite brasileira no domínio territorial e político, por meio de dois mecanismos; latifúndio e trabalho escravo, fazendo uma economia voltada aos interesses econômicos, tornando a terra uma mercadoria. O objetivo desta pesquisa consiste em compreender o contexto histórico de formação, planejamento, desenvolvimento e inserção da agroecologia no assentamento Terra Vista, bem como sua importância para a sustentabilidade da economia, das relações sociais, culturais, políticas e ambientais. O trabalho se desenvolveu a partir da percepção da posse, manejo da terra e potencialização das relações humanitárias, com a aplicação do DRP (Diagnóstico Rural Participativo). O processo de luta iniciou-se no ano de 1992 e a conquista em 1994, ano em que os acampados sofreram cinco despejos truculentos, porém puderam desenvolver suas atividades agrícolas. Em 2002, foi proibida a utilização de agrotóxicos, queimadas, desmatamento dentre outros e, ainda, se faz o uso das queimadas controladas, pois as gramíneas densas complicam o preparo inicial do solo. A conquista e a transição agroecológica proporcionaram a recuperação da biodiversidade e as bases de fundamentação das duas escolas, que ainda foram utilizadas na capacitação e formação dos assentados no período de transição.Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz2019-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/77310.17648/2446-4775.2019.773Revista Fitos; Vol. 13 (2019): Suplemento; 49-52Revista Fitos; Vol. 13 (2019): Suplemento; 49-52Revista Fitos; v. 13 (2019): Suplemento; 49-522446-47751808-9569reponame:Revista Fitosinstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/773/pdfhttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/773/htmlCopyright (c) 2019 Revista Fitosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Mateus Silva2022-06-02T11:32:54Zoai:ojs.revistafitos.far.fiocruz.br:article/773Revistahttps://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/PUBhttp://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/oairevistafitos@far.fiocruz.br || eugenio.telles@far.fiocruz.br2446-47752446-4775opendoar:2022-06-02T11:32:54Revista Fitos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Luta pela terra e inserção da Agroecologia no assentamento Terra Vista-BA
title Luta pela terra e inserção da Agroecologia no assentamento Terra Vista-BA
spellingShingle Luta pela terra e inserção da Agroecologia no assentamento Terra Vista-BA
Ferreira, Mateus Silva
Agroecologia. Assentamento. Agrotóxicos. Sustentabilidade. Transição. Políticas ambientais.
title_short Luta pela terra e inserção da Agroecologia no assentamento Terra Vista-BA
title_full Luta pela terra e inserção da Agroecologia no assentamento Terra Vista-BA
title_fullStr Luta pela terra e inserção da Agroecologia no assentamento Terra Vista-BA
title_full_unstemmed Luta pela terra e inserção da Agroecologia no assentamento Terra Vista-BA
title_sort Luta pela terra e inserção da Agroecologia no assentamento Terra Vista-BA
author Ferreira, Mateus Silva
author_facet Ferreira, Mateus Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Mateus Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Agroecologia. Assentamento. Agrotóxicos. Sustentabilidade. Transição. Políticas ambientais.
topic Agroecologia. Assentamento. Agrotóxicos. Sustentabilidade. Transição. Políticas ambientais.
description A desigualdade social no Brasil se iniciou com o processo de colonização e domínios das terras, que mantém a elite brasileira no domínio territorial e político, por meio de dois mecanismos; latifúndio e trabalho escravo, fazendo uma economia voltada aos interesses econômicos, tornando a terra uma mercadoria. O objetivo desta pesquisa consiste em compreender o contexto histórico de formação, planejamento, desenvolvimento e inserção da agroecologia no assentamento Terra Vista, bem como sua importância para a sustentabilidade da economia, das relações sociais, culturais, políticas e ambientais. O trabalho se desenvolveu a partir da percepção da posse, manejo da terra e potencialização das relações humanitárias, com a aplicação do DRP (Diagnóstico Rural Participativo). O processo de luta iniciou-se no ano de 1992 e a conquista em 1994, ano em que os acampados sofreram cinco despejos truculentos, porém puderam desenvolver suas atividades agrícolas. Em 2002, foi proibida a utilização de agrotóxicos, queimadas, desmatamento dentre outros e, ainda, se faz o uso das queimadas controladas, pois as gramíneas densas complicam o preparo inicial do solo. A conquista e a transição agroecológica proporcionaram a recuperação da biodiversidade e as bases de fundamentação das duas escolas, que ainda foram utilizadas na capacitação e formação dos assentados no período de transição.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/773
10.17648/2446-4775.2019.773
url https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/773
identifier_str_mv 10.17648/2446-4775.2019.773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/773/pdf
https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/773/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Fitos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Fitos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz
publisher.none.fl_str_mv Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde - Farmanguinhos/Fiocruz
dc.source.none.fl_str_mv Revista Fitos; Vol. 13 (2019): Suplemento; 49-52
Revista Fitos; Vol. 13 (2019): Suplemento; 49-52
Revista Fitos; v. 13 (2019): Suplemento; 49-52
2446-4775
1808-9569
reponame:Revista Fitos
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Revista Fitos
collection Revista Fitos
repository.name.fl_str_mv Revista Fitos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revistafitos@far.fiocruz.br || eugenio.telles@far.fiocruz.br
_version_ 1798313474950955008