Concepções da iniciação científica no ensino médio: uma proposta de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Cristina Araripe
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462003000100009
Resumo: Aborda-se, aqui, o tema da orientação acadêmica de alunos do Ensino Médio que participam do Programa de Vocação Científica (Provoc). Criado em 1986 pela Fiocruz, o Provoc consolidou-se como um modelo educacional na área de iniciação científica que ultrapassa os limites do campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro, para difundir-se junto a outras instituições de pesquisa do país. O objetivo é propor uma análise das formas de participação de pesquisadores de renomadas instituições científicas, como orientadores de jovens que ainda não fizeram suas escolhas profissionais. A relevância estratégica desse tipo de programa institucional tem levado um grande número de pesquisadores-orientadores do Programa a refletir sobre questões e problemas, até então, abordados exclusivamente por especialistas em educação. A maioria dessas discussões resulta na formulação de propostas pedagógicas que devem ser levadas em consideração pelos atores sociais envolvidos no processo de consolidação e ampliação do Programa. Todavia, não são os resultados quantitativos, em si, que precisam ser avaliados, mas sim os argumentos que têm norteado as ações dos pesquisadores. Além da compreensão dos princípios gerais que orientaram a institucionalização do Provoc, busca-se entender como, por que e em que contextos culturais específicos se constroem as concepções da iniciação científica no Ensino Médio.
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