Formação para o sus: uma análise sobre as concepções e práticas pedagógicas em saúde coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damiance,Patrícia Ribeiro Mattar
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tonete,Vera Lúcia Pamplona, Daibem,Ana Maria Lombardi, Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques, Bastos,José Roberto de Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462016000300699
Resumo: Resumo O preparo pedagógico do docente da área da saúde, diante das exigências da educação contemporânea e das diretrizes curriculares nacionais, tem relação direta com a formação de profissionais para atender às necessidades do Sistema Único de Saúde. Fundamentado nessa premissa, este estudo buscou analisar perfil de formação, bases da ação e planejamento pedagógico do docente de enfermagem orientador de estágio em Saúde Coletiva de instituições de ensino superior de dois municípios do centro-oeste paulista, à luz das políticas públicas de educação e saúde. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática. A análise empreendida apontou que a prática pedagógica dos 11 docentes entrevistados sofria influência da cultura institucional da educação superior brasileira. As atividades rotineiras estavam calcadas em conteúdos das ciências biológicas, organizados sob a égide da assistência de enfermagem; na exposição oral e reprodução de técnicas biomédicas; na desarticulação entre teoria e prática e no isolamento do trabalho docente. Concluiu-se que as competências docentes nas dimensões educacionais, organizacionais e relacionais precisam ser ampliadas em direção ao planejamento da ação pedagógica, aproximando-se dos referenciais teóricos e filosóficos do SUS e da educação contemporânea, em busca de uma prática integrada, coletiva, democrática, promotora da saúde e da qualidade de vida.
id FIOCRUZ-2_806832043a6cd7ac595278fe58e0f44b
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462016000300699
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Formação para o sus: uma análise sobre as concepções e práticas pedagógicas em saúde coletivaeducaçãoensinoSaúde ColetivaSistema Único de Saúdeestágio clínicoResumo O preparo pedagógico do docente da área da saúde, diante das exigências da educação contemporânea e das diretrizes curriculares nacionais, tem relação direta com a formação de profissionais para atender às necessidades do Sistema Único de Saúde. Fundamentado nessa premissa, este estudo buscou analisar perfil de formação, bases da ação e planejamento pedagógico do docente de enfermagem orientador de estágio em Saúde Coletiva de instituições de ensino superior de dois municípios do centro-oeste paulista, à luz das políticas públicas de educação e saúde. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática. A análise empreendida apontou que a prática pedagógica dos 11 docentes entrevistados sofria influência da cultura institucional da educação superior brasileira. As atividades rotineiras estavam calcadas em conteúdos das ciências biológicas, organizados sob a égide da assistência de enfermagem; na exposição oral e reprodução de técnicas biomédicas; na desarticulação entre teoria e prática e no isolamento do trabalho docente. Concluiu-se que as competências docentes nas dimensões educacionais, organizacionais e relacionais precisam ser ampliadas em direção ao planejamento da ação pedagógica, aproximando-se dos referenciais teóricos e filosóficos do SUS e da educação contemporânea, em busca de uma prática integrada, coletiva, democrática, promotora da saúde e da qualidade de vida.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462016000300699Trabalho, Educação e Saúde v.14 n.3 2016reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/1981-7746-sol00014info:eu-repo/semantics/openAccessDamiance,Patrícia Ribeiro MattarTonete,Vera Lúcia PamplonaDaibem,Ana Maria LombardiFerreira,Maria de Lourdes da Silva MarquesBastos,José Roberto de Magalhãespor2016-10-04T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462016000300699Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2016-10-04T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação para o sus: uma análise sobre as concepções e práticas pedagógicas em saúde coletiva
title Formação para o sus: uma análise sobre as concepções e práticas pedagógicas em saúde coletiva
spellingShingle Formação para o sus: uma análise sobre as concepções e práticas pedagógicas em saúde coletiva
Damiance,Patrícia Ribeiro Mattar
educação
ensino
Saúde Coletiva
Sistema Único de Saúde
estágio clínico
title_short Formação para o sus: uma análise sobre as concepções e práticas pedagógicas em saúde coletiva
title_full Formação para o sus: uma análise sobre as concepções e práticas pedagógicas em saúde coletiva
title_fullStr Formação para o sus: uma análise sobre as concepções e práticas pedagógicas em saúde coletiva
title_full_unstemmed Formação para o sus: uma análise sobre as concepções e práticas pedagógicas em saúde coletiva
title_sort Formação para o sus: uma análise sobre as concepções e práticas pedagógicas em saúde coletiva
author Damiance,Patrícia Ribeiro Mattar
author_facet Damiance,Patrícia Ribeiro Mattar
Tonete,Vera Lúcia Pamplona
Daibem,Ana Maria Lombardi
Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques
Bastos,José Roberto de Magalhães
author_role author
author2 Tonete,Vera Lúcia Pamplona
Daibem,Ana Maria Lombardi
Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques
Bastos,José Roberto de Magalhães
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damiance,Patrícia Ribeiro Mattar
Tonete,Vera Lúcia Pamplona
Daibem,Ana Maria Lombardi
Ferreira,Maria de Lourdes da Silva Marques
Bastos,José Roberto de Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv educação
ensino
Saúde Coletiva
Sistema Único de Saúde
estágio clínico
topic educação
ensino
Saúde Coletiva
Sistema Único de Saúde
estágio clínico
description Resumo O preparo pedagógico do docente da área da saúde, diante das exigências da educação contemporânea e das diretrizes curriculares nacionais, tem relação direta com a formação de profissionais para atender às necessidades do Sistema Único de Saúde. Fundamentado nessa premissa, este estudo buscou analisar perfil de formação, bases da ação e planejamento pedagógico do docente de enfermagem orientador de estágio em Saúde Coletiva de instituições de ensino superior de dois municípios do centro-oeste paulista, à luz das políticas públicas de educação e saúde. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática. A análise empreendida apontou que a prática pedagógica dos 11 docentes entrevistados sofria influência da cultura institucional da educação superior brasileira. As atividades rotineiras estavam calcadas em conteúdos das ciências biológicas, organizados sob a égide da assistência de enfermagem; na exposição oral e reprodução de técnicas biomédicas; na desarticulação entre teoria e prática e no isolamento do trabalho docente. Concluiu-se que as competências docentes nas dimensões educacionais, organizacionais e relacionais precisam ser ampliadas em direção ao planejamento da ação pedagógica, aproximando-se dos referenciais teóricos e filosóficos do SUS e da educação contemporânea, em busca de uma prática integrada, coletiva, democrática, promotora da saúde e da qualidade de vida.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462016000300699
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462016000300699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-7746-sol00014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.14 n.3 2016
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115633536040960