SENTIDO DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: SOBRE A REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fidelis,Ariélly Cristina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462018000200561
Resumo: Resumo Diferentes concepções de cuidado permeiam o setor da saúde e influenciam as práticas adotadas em todos os campos, inclusive o da saúde mental. Nesta pesquisa buscou-se sentido para o cuidado em saúde mental na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde do Brasil. O estudo configura-se metodologicamente como qualitativo de cunho fenomenológico, com base no referencial hermenêutico de Heidegger. O caminho analítico foi inspirado também pela Antropologia Visual e o seu fazer etnográfico. O esforço empreendido ocorreu com a seleção de 21 fotografias que retratam vivências que apontam para o cuidado exercido no interior dos dispositivos de saúde mental. Por meio destas imagens, o sentido do cuidado exercido nos dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial emergiu ainda atrelado à noção de cuidado baseado em ações efetivas e ao funcionamento considerado adequado exclusivamente por meio de cumprimento de protocolos, critérios e atividades assistenciais preconizadas nos manuais. O cuidado considerado necessário para o âmbito da saúde mental é o que valoriza as pessoas, interessa-se por seus sentimentos e mantém expectativas quanto ao que os profissionais possam vir a colaborar para a satisfação das suas necessidades, para a redução do seu sofrimento e para a reconfiguração dos dispositivos de saúde.
id FIOCRUZ-2_a85d0871238b273277bf0ac5fed6d7c3
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462018000200561
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling SENTIDO DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: SOBRE A REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)saúde mentalcuidado centrado no pacienteSistema Único de SaúdeetnografiafotografiaResumo Diferentes concepções de cuidado permeiam o setor da saúde e influenciam as práticas adotadas em todos os campos, inclusive o da saúde mental. Nesta pesquisa buscou-se sentido para o cuidado em saúde mental na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde do Brasil. O estudo configura-se metodologicamente como qualitativo de cunho fenomenológico, com base no referencial hermenêutico de Heidegger. O caminho analítico foi inspirado também pela Antropologia Visual e o seu fazer etnográfico. O esforço empreendido ocorreu com a seleção de 21 fotografias que retratam vivências que apontam para o cuidado exercido no interior dos dispositivos de saúde mental. Por meio destas imagens, o sentido do cuidado exercido nos dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial emergiu ainda atrelado à noção de cuidado baseado em ações efetivas e ao funcionamento considerado adequado exclusivamente por meio de cumprimento de protocolos, critérios e atividades assistenciais preconizadas nos manuais. O cuidado considerado necessário para o âmbito da saúde mental é o que valoriza as pessoas, interessa-se por seus sentimentos e mantém expectativas quanto ao que os profissionais possam vir a colaborar para a satisfação das suas necessidades, para a redução do seu sofrimento e para a reconfiguração dos dispositivos de saúde.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462018000200561Trabalho, Educação e Saúde v.16 n.2 2018reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/1981-7746-sol00126info:eu-repo/semantics/openAccessFidelis,Ariélly Cristinapor2018-07-06T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462018000200561Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2018-07-06T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv SENTIDO DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: SOBRE A REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
title SENTIDO DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: SOBRE A REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
spellingShingle SENTIDO DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: SOBRE A REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
Fidelis,Ariélly Cristina
saúde mental
cuidado centrado no paciente
Sistema Único de Saúde
etnografia
fotografia
title_short SENTIDO DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: SOBRE A REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
title_full SENTIDO DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: SOBRE A REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
title_fullStr SENTIDO DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: SOBRE A REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
title_full_unstemmed SENTIDO DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: SOBRE A REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
title_sort SENTIDO DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: SOBRE A REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
author Fidelis,Ariélly Cristina
author_facet Fidelis,Ariélly Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fidelis,Ariélly Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv saúde mental
cuidado centrado no paciente
Sistema Único de Saúde
etnografia
fotografia
topic saúde mental
cuidado centrado no paciente
Sistema Único de Saúde
etnografia
fotografia
description Resumo Diferentes concepções de cuidado permeiam o setor da saúde e influenciam as práticas adotadas em todos os campos, inclusive o da saúde mental. Nesta pesquisa buscou-se sentido para o cuidado em saúde mental na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde do Brasil. O estudo configura-se metodologicamente como qualitativo de cunho fenomenológico, com base no referencial hermenêutico de Heidegger. O caminho analítico foi inspirado também pela Antropologia Visual e o seu fazer etnográfico. O esforço empreendido ocorreu com a seleção de 21 fotografias que retratam vivências que apontam para o cuidado exercido no interior dos dispositivos de saúde mental. Por meio destas imagens, o sentido do cuidado exercido nos dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial emergiu ainda atrelado à noção de cuidado baseado em ações efetivas e ao funcionamento considerado adequado exclusivamente por meio de cumprimento de protocolos, critérios e atividades assistenciais preconizadas nos manuais. O cuidado considerado necessário para o âmbito da saúde mental é o que valoriza as pessoas, interessa-se por seus sentimentos e mantém expectativas quanto ao que os profissionais possam vir a colaborar para a satisfação das suas necessidades, para a redução do seu sofrimento e para a reconfiguração dos dispositivos de saúde.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462018000200561
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462018000200561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-7746-sol00126
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.16 n.2 2018
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115634793283584