Integração ensino-serviço-comunidade: uma experiência de busca ativa de doenças diarreicas e suas implicações na formação médica cidadã
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online) |
Texto Completo: | https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/1062 |
Resumo: | Objetivo: Relatar uma experiência de Integração Ensino-Serviço-Comunidade na formação médica, tendo como base a busca ativa de doenças diarreicas em unidades de saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de prática de ensino do “Eixo Integração Ensino-Serviço-Comunidade” com alunos do curso de medicina da Universidade Federal de Alagoas - campus de Arapiraca. Resultados e Discussão: Os resultados dessa prática foram intencionalmente divididos em duas etapas. Na busca realizada, foram encontrados 168 casos de diarreia nas três unidades, sendo 80 (47,6%) na UBS José Barbosa Leão, comumente chamada de UBS Planalto, 56 (33,3%) na UBS Francisco Pereira Lima, conhecida como 4º Centro de Saúde e 32 (19,0%) na UBS Dr. Daniel Houly. Ao analisar a distribuição por semana epidemiológica de atendimento, observou-se maior ocorrência na semana epidemiológica 28, com considerável oscilação entre demais semanas epidemiológicas. Merece destaque ainda o estímulo à construção participativa do sistema de saúde brasileiro, o SUS, de modo a reconhecer a importância dos diferentes atores na sua consolidação e fortalecimento. Além da importância dos determinantes sociais na situação de saúde da população, a experiência possibilitou estabelecer uma caracterização não apenas da doença, mas da comunidade que sofre com ela. Conclusão: Atividades de cunho epidemiológico realizadas por estes discentes adquirem posição de destaque, pois permitem que os mesmos participem ativamente da modulação situacional da saúde das localidades nas quais estão inseridos. |
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Integração ensino-serviço-comunidade: uma experiência de busca ativa de doenças diarreicas e suas implicações na formação médica cidadã DiarreiaSaúde PúblicaDiretrizes CurricularesEducação em SaúdeObjetivo: Relatar uma experiência de Integração Ensino-Serviço-Comunidade na formação médica, tendo como base a busca ativa de doenças diarreicas em unidades de saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de prática de ensino do “Eixo Integração Ensino-Serviço-Comunidade” com alunos do curso de medicina da Universidade Federal de Alagoas - campus de Arapiraca. Resultados e Discussão: Os resultados dessa prática foram intencionalmente divididos em duas etapas. Na busca realizada, foram encontrados 168 casos de diarreia nas três unidades, sendo 80 (47,6%) na UBS José Barbosa Leão, comumente chamada de UBS Planalto, 56 (33,3%) na UBS Francisco Pereira Lima, conhecida como 4º Centro de Saúde e 32 (19,0%) na UBS Dr. Daniel Houly. Ao analisar a distribuição por semana epidemiológica de atendimento, observou-se maior ocorrência na semana epidemiológica 28, com considerável oscilação entre demais semanas epidemiológicas. Merece destaque ainda o estímulo à construção participativa do sistema de saúde brasileiro, o SUS, de modo a reconhecer a importância dos diferentes atores na sua consolidação e fortalecimento. Além da importância dos determinantes sociais na situação de saúde da população, a experiência possibilitou estabelecer uma caracterização não apenas da doença, mas da comunidade que sofre com ela. Conclusão: Atividades de cunho epidemiológico realizadas por estes discentes adquirem posição de destaque, pois permitem que os mesmos participem ativamente da modulação situacional da saúde das localidades nas quais estão inseridos.Fundação Oswaldo Cruz Brasília2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/1062Iberoamerican Journal of Health Law; Vol. 6 (2017): Suplemento: parte 1; 139-150Cuadernos Iberoamericanos de Derecho Sanitario; Vol. 6 (2017): Suplemento: parte 1; 139-150Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário; v. 6 (2017): Suplemento: parte 1; 139-1502358-18242317-8396reponame:Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/1062/969https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Paiva, João Paulo SilvaLeal , Thiago Cavalcantida Silva , Leonardo Feitosade Souza, Carlos Dornels Freirede Paiva, João Paulo SilvaLeal , Thiago Cavalcantida Silva , Leonardo Feitosade Souza, Carlos Dornels Freirede Paiva, João Paulo SilvaLeal , Thiago Cavalcantida Silva , Leonardo Feitosade Souza, Carlos Dornels Freire2023-12-15T16:28:01Zoai:ojs.cadernos.prodisa.fiocruz.br:article/1062Revistahttp://www.cadernos.prodisa.fiocruz.brPUBhttp://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/oaicadernos.direitosanitario@fiocruz.br2358-18242317-8396opendoar:2023-12-15T16:28:01Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
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