Estudo sobre Flebotomus no Vale Amazonico: Parte I: Descrição de F. marajoensis, F. pilosus, F. souzacastroi e F. christophersoni: (Diptera: Psychodidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damasceno,R. G.
Data de Publicação: 1944
Outros Autores: Causey,O. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0074-02761944000500011
Resumo: Na presente publicação são descritas quatro espécies novas de Flebotomus de Região Amazônica do Brasil. Estas espécies foram designadas como F. marajoensis, F. pilosus, F. souzacastroi e F. christophersoni. F. marajoensis parece ser mais prócimo de F. walkeri NEWSTEAD, 1914 e F. verrucarum TOWNSEND, 1913. Dêstes difere o F. marajoensis por apresentar na gonapófise superior, além do grupo basal de cerdas, implantadas em uma crista e comum a ambas aquelas espécies, um segundo grupo de cerdas esparsas, com morfologia idêntica à do primeiro grupo, implantadas na região mediana. F. pilosus com suas numerosas cerdas no segmento basal da gonapófise superior e uma combinação de outros cracteres da genitália do macho, difere por completo das demais especies conhecidas. F. souzacastroi é afim a F. shannoni DYAR, 1929, mas pode ser dêle fàcilmente separado por possuir a gonapófise mediana em forma de cutelo. F. christophersoni aproximas-se muito de F. lanei BARRETO e COUTINHO, 1941. No entanto F. christophersoni se difencia fàcilmente de F. lanei pela presença de cerdas finas e longas inseridas na face superior da região mediana, o que não se observa em F. lanei.
id FIOCRUZ-4_839487b27a16ec9866029d549bd667a4
oai_identifier_str oai:scielo:S0074-02761944000500011
network_acronym_str FIOCRUZ-4
network_name_str Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
spelling Estudo sobre Flebotomus no Vale Amazonico: Parte I: Descrição de F. marajoensis, F. pilosus, F. souzacastroi e F. christophersoni: (Diptera: Psychodidae)Na presente publicação são descritas quatro espécies novas de Flebotomus de Região Amazônica do Brasil. Estas espécies foram designadas como F. marajoensis, F. pilosus, F. souzacastroi e F. christophersoni. F. marajoensis parece ser mais prócimo de F. walkeri NEWSTEAD, 1914 e F. verrucarum TOWNSEND, 1913. Dêstes difere o F. marajoensis por apresentar na gonapófise superior, além do grupo basal de cerdas, implantadas em uma crista e comum a ambas aquelas espécies, um segundo grupo de cerdas esparsas, com morfologia idêntica à do primeiro grupo, implantadas na região mediana. F. pilosus com suas numerosas cerdas no segmento basal da gonapófise superior e uma combinação de outros cracteres da genitália do macho, difere por completo das demais especies conhecidas. F. souzacastroi é afim a F. shannoni DYAR, 1929, mas pode ser dêle fàcilmente separado por possuir a gonapófise mediana em forma de cutelo. F. christophersoni aproximas-se muito de F. lanei BARRETO e COUTINHO, 1941. No entanto F. christophersoni se difencia fàcilmente de F. lanei pela presença de cerdas finas e longas inseridas na face superior da região mediana, o que não se observa em F. lanei.Instituto Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde1944-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0074-02761944000500011Memórias do Instituto Oswaldo Cruz v.41 n.2 1944reponame:Memórias do Instituto Oswaldo Cruzinstname:Fundação Oswaldo Cruzinstacron:FIOCRUZ10.1590/S0074-02761944000500011info:eu-repo/semantics/openAccessDamasceno,R. G.Causey,O. R.por2020-04-25T17:44:22Zhttp://www.scielo.br/oai/scielo-oai.php0074-02761678-8060opendoar:null2020-04-26 01:57:26.06Memórias do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruztrue
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre Flebotomus no Vale Amazonico: Parte I: Descrição de F. marajoensis, F. pilosus, F. souzacastroi e F. christophersoni: (Diptera: Psychodidae)
title Estudo sobre Flebotomus no Vale Amazonico: Parte I: Descrição de F. marajoensis, F. pilosus, F. souzacastroi e F. christophersoni: (Diptera: Psychodidae)
spellingShingle Estudo sobre Flebotomus no Vale Amazonico: Parte I: Descrição de F. marajoensis, F. pilosus, F. souzacastroi e F. christophersoni: (Diptera: Psychodidae)
Damasceno,R. G.
title_short Estudo sobre Flebotomus no Vale Amazonico: Parte I: Descrição de F. marajoensis, F. pilosus, F. souzacastroi e F. christophersoni: (Diptera: Psychodidae)
title_full Estudo sobre Flebotomus no Vale Amazonico: Parte I: Descrição de F. marajoensis, F. pilosus, F. souzacastroi e F. christophersoni: (Diptera: Psychodidae)
title_fullStr Estudo sobre Flebotomus no Vale Amazonico: Parte I: Descrição de F. marajoensis, F. pilosus, F. souzacastroi e F. christophersoni: (Diptera: Psychodidae)
title_full_unstemmed Estudo sobre Flebotomus no Vale Amazonico: Parte I: Descrição de F. marajoensis, F. pilosus, F. souzacastroi e F. christophersoni: (Diptera: Psychodidae)
title_sort Estudo sobre Flebotomus no Vale Amazonico: Parte I: Descrição de F. marajoensis, F. pilosus, F. souzacastroi e F. christophersoni: (Diptera: Psychodidae)
author Damasceno,R. G.
author_facet Damasceno,R. G.
Causey,O. R.
author_role author
author2 Causey,O. R.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damasceno,R. G.
Causey,O. R.
dc.description.none.fl_txt_mv Na presente publicação são descritas quatro espécies novas de Flebotomus de Região Amazônica do Brasil. Estas espécies foram designadas como F. marajoensis, F. pilosus, F. souzacastroi e F. christophersoni. F. marajoensis parece ser mais prócimo de F. walkeri NEWSTEAD, 1914 e F. verrucarum TOWNSEND, 1913. Dêstes difere o F. marajoensis por apresentar na gonapófise superior, além do grupo basal de cerdas, implantadas em uma crista e comum a ambas aquelas espécies, um segundo grupo de cerdas esparsas, com morfologia idêntica à do primeiro grupo, implantadas na região mediana. F. pilosus com suas numerosas cerdas no segmento basal da gonapófise superior e uma combinação de outros cracteres da genitália do macho, difere por completo das demais especies conhecidas. F. souzacastroi é afim a F. shannoni DYAR, 1929, mas pode ser dêle fàcilmente separado por possuir a gonapófise mediana em forma de cutelo. F. christophersoni aproximas-se muito de F. lanei BARRETO e COUTINHO, 1941. No entanto F. christophersoni se difencia fàcilmente de F. lanei pela presença de cerdas finas e longas inseridas na face superior da região mediana, o que não se observa em F. lanei.
description Na presente publicação são descritas quatro espécies novas de Flebotomus de Região Amazônica do Brasil. Estas espécies foram designadas como F. marajoensis, F. pilosus, F. souzacastroi e F. christophersoni. F. marajoensis parece ser mais prócimo de F. walkeri NEWSTEAD, 1914 e F. verrucarum TOWNSEND, 1913. Dêstes difere o F. marajoensis por apresentar na gonapófise superior, além do grupo basal de cerdas, implantadas em uma crista e comum a ambas aquelas espécies, um segundo grupo de cerdas esparsas, com morfologia idêntica à do primeiro grupo, implantadas na região mediana. F. pilosus com suas numerosas cerdas no segmento basal da gonapófise superior e uma combinação de outros cracteres da genitália do macho, difere por completo das demais especies conhecidas. F. souzacastroi é afim a F. shannoni DYAR, 1929, mas pode ser dêle fàcilmente separado por possuir a gonapófise mediana em forma de cutelo. F. christophersoni aproximas-se muito de F. lanei BARRETO e COUTINHO, 1941. No entanto F. christophersoni se difencia fàcilmente de F. lanei pela presença de cerdas finas e longas inseridas na face superior da região mediana, o que não se observa em F. lanei.
publishDate 1944
dc.date.none.fl_str_mv 1944-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0074-02761944000500011
url http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0074-02761944000500011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0074-02761944000500011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Instituto Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Memórias do Instituto Oswaldo Cruz v.41 n.2 1944
reponame:Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
instname:Fundação Oswaldo Cruz
instacron:FIOCRUZ
reponame_str Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
collection Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
instname_str Fundação Oswaldo Cruz
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
repository.name.fl_str_mv Memórias do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1669937628572549121