Bacillus serositidis, nova especie: (Isolado em cultura pura, de um caso humano de inflamação primitiva das serosas)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacorte,José Guilherme
Data de Publicação: 1932
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0074-02761932000100001
Resumo: De um caso anatomo-patologico curioso de inflamação primitiva das serosas, resolveram os Drs. Osvino Pena e Pena de Azevedo entregar-nos material para exame bacteriologico. Este revelou a presença de um germen com propriedades desconhecidas, o qual denominamos Bacillus serositidis, de acôrdo com a classificação norte-americana. O bacilo isolado tem os mesmos caracteres morfologicos do encontrado nas serosas, tanto nos esfregaços do pús como nos córtes, razão porque julgamos tratar-se do mesmo germen. Aventamos ainda a hipotese de ter sido ele com muita probabilidade o responsavel pela infecção de que veiu a falecer o doente de que se trata no presente, pelas seguintes razões: O doente morreu evidentemente da inflamação fibrino-purulenta das serosas. Esta só podia ter sido provocada pelo bacilo visivel dos esfregaços e nos córtes, sendo ausentes quaesquer outros elementos que expliquem o fáto. Este bacilo corresponde morfologicamente ao isolado por nós em cultura pura.
id FIOCRUZ-4_ad02c7590eee12e0cbd2824abc9c0bc0
oai_identifier_str oai:scielo:S0074-02761932000100001
network_acronym_str FIOCRUZ-4
network_name_str Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
spelling Bacillus serositidis, nova especie: (Isolado em cultura pura, de um caso humano de inflamação primitiva das serosas)De um caso anatomo-patologico curioso de inflamação primitiva das serosas, resolveram os Drs. Osvino Pena e Pena de Azevedo entregar-nos material para exame bacteriologico. Este revelou a presença de um germen com propriedades desconhecidas, o qual denominamos Bacillus serositidis, de acôrdo com a classificação norte-americana. O bacilo isolado tem os mesmos caracteres morfologicos do encontrado nas serosas, tanto nos esfregaços do pús como nos córtes, razão porque julgamos tratar-se do mesmo germen. Aventamos ainda a hipotese de ter sido ele com muita probabilidade o responsavel pela infecção de que veiu a falecer o doente de que se trata no presente, pelas seguintes razões: O doente morreu evidentemente da inflamação fibrino-purulenta das serosas. Esta só podia ter sido provocada pelo bacilo visivel dos esfregaços e nos córtes, sendo ausentes quaesquer outros elementos que expliquem o fáto. Este bacilo corresponde morfologicamente ao isolado por nós em cultura pura.Instituto Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde1932-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0074-02761932000100001Memórias do Instituto Oswaldo Cruz v.26 n.1 1932reponame:Memórias do Instituto Oswaldo Cruzinstname:Fundação Oswaldo Cruzinstacron:FIOCRUZ10.1590/S0074-02761932000100001info:eu-repo/semantics/openAccessLacorte,José Guilhermepor2020-04-25T17:43:58Zhttp://www.scielo.br/oai/scielo-oai.php0074-02761678-8060opendoar:null2020-04-26 01:56:02.643Memórias do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruztrue
dc.title.none.fl_str_mv Bacillus serositidis, nova especie: (Isolado em cultura pura, de um caso humano de inflamação primitiva das serosas)
title Bacillus serositidis, nova especie: (Isolado em cultura pura, de um caso humano de inflamação primitiva das serosas)
spellingShingle Bacillus serositidis, nova especie: (Isolado em cultura pura, de um caso humano de inflamação primitiva das serosas)
Lacorte,José Guilherme
title_short Bacillus serositidis, nova especie: (Isolado em cultura pura, de um caso humano de inflamação primitiva das serosas)
title_full Bacillus serositidis, nova especie: (Isolado em cultura pura, de um caso humano de inflamação primitiva das serosas)
title_fullStr Bacillus serositidis, nova especie: (Isolado em cultura pura, de um caso humano de inflamação primitiva das serosas)
title_full_unstemmed Bacillus serositidis, nova especie: (Isolado em cultura pura, de um caso humano de inflamação primitiva das serosas)
title_sort Bacillus serositidis, nova especie: (Isolado em cultura pura, de um caso humano de inflamação primitiva das serosas)
author Lacorte,José Guilherme
author_facet Lacorte,José Guilherme
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacorte,José Guilherme
dc.description.none.fl_txt_mv De um caso anatomo-patologico curioso de inflamação primitiva das serosas, resolveram os Drs. Osvino Pena e Pena de Azevedo entregar-nos material para exame bacteriologico. Este revelou a presença de um germen com propriedades desconhecidas, o qual denominamos Bacillus serositidis, de acôrdo com a classificação norte-americana. O bacilo isolado tem os mesmos caracteres morfologicos do encontrado nas serosas, tanto nos esfregaços do pús como nos córtes, razão porque julgamos tratar-se do mesmo germen. Aventamos ainda a hipotese de ter sido ele com muita probabilidade o responsavel pela infecção de que veiu a falecer o doente de que se trata no presente, pelas seguintes razões: O doente morreu evidentemente da inflamação fibrino-purulenta das serosas. Esta só podia ter sido provocada pelo bacilo visivel dos esfregaços e nos córtes, sendo ausentes quaesquer outros elementos que expliquem o fáto. Este bacilo corresponde morfologicamente ao isolado por nós em cultura pura.
description De um caso anatomo-patologico curioso de inflamação primitiva das serosas, resolveram os Drs. Osvino Pena e Pena de Azevedo entregar-nos material para exame bacteriologico. Este revelou a presença de um germen com propriedades desconhecidas, o qual denominamos Bacillus serositidis, de acôrdo com a classificação norte-americana. O bacilo isolado tem os mesmos caracteres morfologicos do encontrado nas serosas, tanto nos esfregaços do pús como nos córtes, razão porque julgamos tratar-se do mesmo germen. Aventamos ainda a hipotese de ter sido ele com muita probabilidade o responsavel pela infecção de que veiu a falecer o doente de que se trata no presente, pelas seguintes razões: O doente morreu evidentemente da inflamação fibrino-purulenta das serosas. Esta só podia ter sido provocada pelo bacilo visivel dos esfregaços e nos córtes, sendo ausentes quaesquer outros elementos que expliquem o fáto. Este bacilo corresponde morfologicamente ao isolado por nós em cultura pura.
publishDate 1932
dc.date.none.fl_str_mv 1932-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0074-02761932000100001
url http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0074-02761932000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0074-02761932000100001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Instituto Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Memórias do Instituto Oswaldo Cruz v.26 n.1 1932
reponame:Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
instname:Fundação Oswaldo Cruz
instacron:FIOCRUZ
reponame_str Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
collection Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
instname_str Fundação Oswaldo Cruz
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
repository.name.fl_str_mv Memórias do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1669937624853250048