Três novas espécies de tripanosomatídeos de insetos isolados em Alfenas, Minas Gerais, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiorini,João Evangelista
Data de Publicação: 1989
Outros Autores: Silva,Paulo Márcio de Faria e, Soares,Maurílio José, Brazil,Reginaldo Peçanha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0074-02761989000100013
Resumo: Três novas espécies de tripanosomatídeos foram isoladas em Alfenas, MG, Brasil: Herpetomonas anglusteri sp. n., do intestino posterior de Liopygia ruficorins (Diptera: Sarcophagidae); Crithidia roitmani sp. e.e Crithidia de souzai sp. n., do intestino médio e o posterior de Ornidia obesa (Diptera: Syrphidae). O isolamento foi feito em meio complexo de roitmanmas os três isolados cresceram bem no meio definido do mesmo Autor. Os clones foram obtidos em ágar-sangue de carneiro, desfibrinado, em placas de Petri, a 28ºC, por 2-7 dias. Um único clone de cada espécie foi utilizado neste trabalho. Dados morfológicos e morfométricos foram obtidos em câmara clara após coloração dos flagelados. H. anglusteri cresceu em meio complexo tanto a 28 como a 37ºC e, em meio definido, apenas a 28ºC. Não exige treonina e biotina para seu crescimento. C. roitmani apresenta tamanho médio maior que C. desouzai, não cresce em água de coco e seu crescimento é mais lento comparativamente a C. desouzai, apesar de terem sido isoladas critídias exige hemina e adenina para seu crescimento. Alguns ácidos aminados e vitaminas componentes do meio definido utilizado no ensaio, também não são exigidos, o que sugere serem estes tripanosomatídeos portadores de endossimbiontes.
id FIOCRUZ-4_e9c5f26ede15da0943142caf71bde32e
oai_identifier_str oai:scielo:S0074-02761989000100013
network_acronym_str FIOCRUZ-4
network_name_str Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
spelling Três novas espécies de tripanosomatídeos de insetos isolados em Alfenas, Minas Gerais, Brasilisolamentotripanosomatídeosendossimbiontesestudo nutricionalHerpetomonas anglusteri sp. n.Crithidia roitmani sp. n.Crithidia desouzai sp. n.Três novas espécies de tripanosomatídeos foram isoladas em Alfenas, MG, Brasil: Herpetomonas anglusteri sp. n., do intestino posterior de Liopygia ruficorins (Diptera: Sarcophagidae); Crithidia roitmani sp. e.e Crithidia de souzai sp. n., do intestino médio e o posterior de Ornidia obesa (Diptera: Syrphidae). O isolamento foi feito em meio complexo de roitmanmas os três isolados cresceram bem no meio definido do mesmo Autor. Os clones foram obtidos em ágar-sangue de carneiro, desfibrinado, em placas de Petri, a 28ºC, por 2-7 dias. Um único clone de cada espécie foi utilizado neste trabalho. Dados morfológicos e morfométricos foram obtidos em câmara clara após coloração dos flagelados. H. anglusteri cresceu em meio complexo tanto a 28 como a 37ºC e, em meio definido, apenas a 28ºC. Não exige treonina e biotina para seu crescimento. C. roitmani apresenta tamanho médio maior que C. desouzai, não cresce em água de coco e seu crescimento é mais lento comparativamente a C. desouzai, apesar de terem sido isoladas critídias exige hemina e adenina para seu crescimento. Alguns ácidos aminados e vitaminas componentes do meio definido utilizado no ensaio, também não são exigidos, o que sugere serem estes tripanosomatídeos portadores de endossimbiontes.Instituto Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde1989-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0074-02761989000100013Memórias do Instituto Oswaldo Cruz v.84 n.1 1989reponame:Memórias do Instituto Oswaldo Cruzinstname:Fundação Oswaldo Cruzinstacron:FIOCRUZ10.1590/S0074-02761989000100013info:eu-repo/semantics/openAccessFiorini,João EvangelistaSilva,Paulo Márcio de Faria eSoares,Maurílio JoséBrazil,Reginaldo Peçanhapor2020-04-25T17:46:14Zhttp://www.scielo.br/oai/scielo-oai.php0074-02761678-8060opendoar:null2020-04-26 02:02:51.951Memórias do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruztrue
dc.title.none.fl_str_mv Três novas espécies de tripanosomatídeos de insetos isolados em Alfenas, Minas Gerais, Brasil
title Três novas espécies de tripanosomatídeos de insetos isolados em Alfenas, Minas Gerais, Brasil
spellingShingle Três novas espécies de tripanosomatídeos de insetos isolados em Alfenas, Minas Gerais, Brasil
Fiorini,João Evangelista
isolamento
tripanosomatídeos
endossimbiontes
estudo nutricional
Herpetomonas anglusteri sp. n.
Crithidia roitmani sp. n.
Crithidia desouzai sp. n.
title_short Três novas espécies de tripanosomatídeos de insetos isolados em Alfenas, Minas Gerais, Brasil
title_full Três novas espécies de tripanosomatídeos de insetos isolados em Alfenas, Minas Gerais, Brasil
title_fullStr Três novas espécies de tripanosomatídeos de insetos isolados em Alfenas, Minas Gerais, Brasil
title_full_unstemmed Três novas espécies de tripanosomatídeos de insetos isolados em Alfenas, Minas Gerais, Brasil
title_sort Três novas espécies de tripanosomatídeos de insetos isolados em Alfenas, Minas Gerais, Brasil
author Fiorini,João Evangelista
author_facet Fiorini,João Evangelista
Silva,Paulo Márcio de Faria e
Soares,Maurílio José
Brazil,Reginaldo Peçanha
author_role author
author2 Silva,Paulo Márcio de Faria e
Soares,Maurílio José
Brazil,Reginaldo Peçanha
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiorini,João Evangelista
Silva,Paulo Márcio de Faria e
Soares,Maurílio José
Brazil,Reginaldo Peçanha
dc.subject.por.fl_str_mv isolamento
tripanosomatídeos
endossimbiontes
estudo nutricional
Herpetomonas anglusteri sp. n.
Crithidia roitmani sp. n.
Crithidia desouzai sp. n.
topic isolamento
tripanosomatídeos
endossimbiontes
estudo nutricional
Herpetomonas anglusteri sp. n.
Crithidia roitmani sp. n.
Crithidia desouzai sp. n.
dc.description.none.fl_txt_mv Três novas espécies de tripanosomatídeos foram isoladas em Alfenas, MG, Brasil: Herpetomonas anglusteri sp. n., do intestino posterior de Liopygia ruficorins (Diptera: Sarcophagidae); Crithidia roitmani sp. e.e Crithidia de souzai sp. n., do intestino médio e o posterior de Ornidia obesa (Diptera: Syrphidae). O isolamento foi feito em meio complexo de roitmanmas os três isolados cresceram bem no meio definido do mesmo Autor. Os clones foram obtidos em ágar-sangue de carneiro, desfibrinado, em placas de Petri, a 28ºC, por 2-7 dias. Um único clone de cada espécie foi utilizado neste trabalho. Dados morfológicos e morfométricos foram obtidos em câmara clara após coloração dos flagelados. H. anglusteri cresceu em meio complexo tanto a 28 como a 37ºC e, em meio definido, apenas a 28ºC. Não exige treonina e biotina para seu crescimento. C. roitmani apresenta tamanho médio maior que C. desouzai, não cresce em água de coco e seu crescimento é mais lento comparativamente a C. desouzai, apesar de terem sido isoladas critídias exige hemina e adenina para seu crescimento. Alguns ácidos aminados e vitaminas componentes do meio definido utilizado no ensaio, também não são exigidos, o que sugere serem estes tripanosomatídeos portadores de endossimbiontes.
description Três novas espécies de tripanosomatídeos foram isoladas em Alfenas, MG, Brasil: Herpetomonas anglusteri sp. n., do intestino posterior de Liopygia ruficorins (Diptera: Sarcophagidae); Crithidia roitmani sp. e.e Crithidia de souzai sp. n., do intestino médio e o posterior de Ornidia obesa (Diptera: Syrphidae). O isolamento foi feito em meio complexo de roitmanmas os três isolados cresceram bem no meio definido do mesmo Autor. Os clones foram obtidos em ágar-sangue de carneiro, desfibrinado, em placas de Petri, a 28ºC, por 2-7 dias. Um único clone de cada espécie foi utilizado neste trabalho. Dados morfológicos e morfométricos foram obtidos em câmara clara após coloração dos flagelados. H. anglusteri cresceu em meio complexo tanto a 28 como a 37ºC e, em meio definido, apenas a 28ºC. Não exige treonina e biotina para seu crescimento. C. roitmani apresenta tamanho médio maior que C. desouzai, não cresce em água de coco e seu crescimento é mais lento comparativamente a C. desouzai, apesar de terem sido isoladas critídias exige hemina e adenina para seu crescimento. Alguns ácidos aminados e vitaminas componentes do meio definido utilizado no ensaio, também não são exigidos, o que sugere serem estes tripanosomatídeos portadores de endossimbiontes.
publishDate 1989
dc.date.none.fl_str_mv 1989-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0074-02761989000100013
url http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0074-02761989000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0074-02761989000100013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Instituto Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Memórias do Instituto Oswaldo Cruz v.84 n.1 1989
reponame:Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
instname:Fundação Oswaldo Cruz
instacron:FIOCRUZ
reponame_str Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
collection Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
instname_str Fundação Oswaldo Cruz
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
repository.name.fl_str_mv Memórias do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1669937652288192512