Avaliação da rede de atenção ao portador de hipertensão arterial: estudo de uma região de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Cleuzieli Moraes dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barbieri,Ana Rita, Gonçalves,Crhistinne Cavalheiro Maymone, Tsuha,Daniel Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Saúde Pública
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2017000505015
Resumo: Resumo: No contexto das políticas públicas de saúde, a rede de atenção é uma estratégia que visa a promover a equidade do acesso das pessoas aos serviços e reduzir a sua fragmentação. O objetivo foi avaliar o grau de desenvolvimento dos componentes de uma rede de atenção à saúde para hipertensão. Trata-se de um estudo avaliativo do tipo ex-ante, de corte transversal, voltado à implantação da Rede de Atenção à Saúde das pessoas com doenças crônicas com a aplicação de questionário a 17 gestores de saúde dos municípios que formam a maior região de saúde de Mato Grosso do Sul, Brasil. O questionário é constituído de 65 questões que contemplam os cinco componentes: Atenção Primária à Saúde; Atenção Especializada; Sistemas de Apoio; Sistemas Logísticos; e Governança. Foram realizados testes estatísticos descritivos e a classificação dos serviços prestados em cada componente por meio do teste de Friedman, seguido pelo pós-teste de Student-Newman-Keuls, com nível de significância de 5%. Os resultados foram distribuídos em quartis e apresentados em gráficos Boxplot. Foram estabelecidas correlações entre as dimensões. Resultados apontam que os componentes estão no grau intermediário de implantação, com baixo desenvolvimento nos quesitos necessários para a constituição de redes. A Atenção Primária à Saúde não coordena o cuidado, e os componentes Atenção Especializada e Governança apresentaram os piores resultados. Os achados apontam predomínio de serviços instalados ainda distantes das práticas necessárias para a composição de redes de atenção à saúde, podendo comprometer a sua implantação.
id FIOCRUZ-5_323a65819445a692e5584ff6fa917b01
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-311X2017000505015
network_acronym_str FIOCRUZ-5
network_name_str Cadernos de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Avaliação da rede de atenção ao portador de hipertensão arterial: estudo de uma região de saúdePolítica de SaúdeServiços de SaúdeAvaliação em SaúdeHipertensãoResumo: No contexto das políticas públicas de saúde, a rede de atenção é uma estratégia que visa a promover a equidade do acesso das pessoas aos serviços e reduzir a sua fragmentação. O objetivo foi avaliar o grau de desenvolvimento dos componentes de uma rede de atenção à saúde para hipertensão. Trata-se de um estudo avaliativo do tipo ex-ante, de corte transversal, voltado à implantação da Rede de Atenção à Saúde das pessoas com doenças crônicas com a aplicação de questionário a 17 gestores de saúde dos municípios que formam a maior região de saúde de Mato Grosso do Sul, Brasil. O questionário é constituído de 65 questões que contemplam os cinco componentes: Atenção Primária à Saúde; Atenção Especializada; Sistemas de Apoio; Sistemas Logísticos; e Governança. Foram realizados testes estatísticos descritivos e a classificação dos serviços prestados em cada componente por meio do teste de Friedman, seguido pelo pós-teste de Student-Newman-Keuls, com nível de significância de 5%. Os resultados foram distribuídos em quartis e apresentados em gráficos Boxplot. Foram estabelecidas correlações entre as dimensões. Resultados apontam que os componentes estão no grau intermediário de implantação, com baixo desenvolvimento nos quesitos necessários para a constituição de redes. A Atenção Primária à Saúde não coordena o cuidado, e os componentes Atenção Especializada e Governança apresentaram os piores resultados. Os achados apontam predomínio de serviços instalados ainda distantes das práticas necessárias para a composição de redes de atenção à saúde, podendo comprometer a sua implantação.Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2017000505015Cadernos de Saúde Pública v.33 n.5 2017reponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/0102-311x00052816info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Cleuzieli Moraes dosBarbieri,Ana RitaGonçalves,Crhistinne Cavalheiro MaymoneTsuha,Daniel Henriquepor2017-06-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-311X2017000505015Revistahttp://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2017-06-09T00:00Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da rede de atenção ao portador de hipertensão arterial: estudo de uma região de saúde
title Avaliação da rede de atenção ao portador de hipertensão arterial: estudo de uma região de saúde
spellingShingle Avaliação da rede de atenção ao portador de hipertensão arterial: estudo de uma região de saúde
Santos,Cleuzieli Moraes dos
Política de Saúde
Serviços de Saúde
Avaliação em Saúde
Hipertensão
title_short Avaliação da rede de atenção ao portador de hipertensão arterial: estudo de uma região de saúde
title_full Avaliação da rede de atenção ao portador de hipertensão arterial: estudo de uma região de saúde
title_fullStr Avaliação da rede de atenção ao portador de hipertensão arterial: estudo de uma região de saúde
title_full_unstemmed Avaliação da rede de atenção ao portador de hipertensão arterial: estudo de uma região de saúde
title_sort Avaliação da rede de atenção ao portador de hipertensão arterial: estudo de uma região de saúde
author Santos,Cleuzieli Moraes dos
author_facet Santos,Cleuzieli Moraes dos
Barbieri,Ana Rita
Gonçalves,Crhistinne Cavalheiro Maymone
Tsuha,Daniel Henrique
author_role author
author2 Barbieri,Ana Rita
Gonçalves,Crhistinne Cavalheiro Maymone
Tsuha,Daniel Henrique
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Cleuzieli Moraes dos
Barbieri,Ana Rita
Gonçalves,Crhistinne Cavalheiro Maymone
Tsuha,Daniel Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Política de Saúde
Serviços de Saúde
Avaliação em Saúde
Hipertensão
topic Política de Saúde
Serviços de Saúde
Avaliação em Saúde
Hipertensão
description Resumo: No contexto das políticas públicas de saúde, a rede de atenção é uma estratégia que visa a promover a equidade do acesso das pessoas aos serviços e reduzir a sua fragmentação. O objetivo foi avaliar o grau de desenvolvimento dos componentes de uma rede de atenção à saúde para hipertensão. Trata-se de um estudo avaliativo do tipo ex-ante, de corte transversal, voltado à implantação da Rede de Atenção à Saúde das pessoas com doenças crônicas com a aplicação de questionário a 17 gestores de saúde dos municípios que formam a maior região de saúde de Mato Grosso do Sul, Brasil. O questionário é constituído de 65 questões que contemplam os cinco componentes: Atenção Primária à Saúde; Atenção Especializada; Sistemas de Apoio; Sistemas Logísticos; e Governança. Foram realizados testes estatísticos descritivos e a classificação dos serviços prestados em cada componente por meio do teste de Friedman, seguido pelo pós-teste de Student-Newman-Keuls, com nível de significância de 5%. Os resultados foram distribuídos em quartis e apresentados em gráficos Boxplot. Foram estabelecidas correlações entre as dimensões. Resultados apontam que os componentes estão no grau intermediário de implantação, com baixo desenvolvimento nos quesitos necessários para a constituição de redes. A Atenção Primária à Saúde não coordena o cuidado, e os componentes Atenção Especializada e Governança apresentaram os piores resultados. Os achados apontam predomínio de serviços instalados ainda distantes das práticas necessárias para a composição de redes de atenção à saúde, podendo comprometer a sua implantação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2017000505015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2017000505015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0102-311x00052816
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública v.33 n.5 2017
reponame:Cadernos de Saúde Pública
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Cadernos de Saúde Pública
collection Cadernos de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br
_version_ 1754115737572605952