Influência do sono e da crononutrição na hipertensão e diabetes: um estudo de base populacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadra,Micaela Rabelo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos,Leonardo Pozza dos, Schäfer,Antônio Augusto, Meller,Fernanda de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Saúde Pública
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2022000705005
Resumo: O objetivo foi avaliar a influência do sono e da crononutrição na hipertensão e diabetes na população adulta (18 anos ou mais) em um município do Sul do Brasil. Trata-se de um estudo transversal de base populacional, desenvolvido em Criciúma, Santa Catarina, em 2019. As variáveis de exposição foram duração e qualidade do sono, e dois dos principais aspectos da crononutrição, o número de refeições diárias e a realização do café da manhã. Os desfechos estudados foram diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. Regressão de Poisson bruta e ajustada com variância robusta foi utilizada para avaliar as associações entre as exposições e os desfechos. Para todas as análises, considerou-se o efeito do desenho amostral, e o nível de significância utilizado foi de 5%. Foram estudados 820 indivíduos. As prevalências de diabetes e hipertensão foram 19,9% e 44,1%, respectivamente. Indivíduos com pior qualidade do sono tiveram prevalência 33% maior de diabetes e 17% maior de hipertensão, comparados àqueles com boa qualidade do sono. Os que realizaram quatro ou mais refeições ao dia apresentaram prevalência 16% menor de hipertensão quando comparados aos que fizeram menos de quatro refeições. Conclui-se que a qualidade do sono e o número de refeições diárias, um comportamento alimentar relacionado à crononutrição, estiveram relacionados à hipertensão e ao diabetes. Tais resultados destacam a importância de ações de saúde pública que abordem novas estratégias para o enfrentamento dessas doenças, voltadas à qualidade do sono e à crononutrição.
id FIOCRUZ-5_55cb13bd2120f3edee1c063d3c2afcee
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-311X2022000705005
network_acronym_str FIOCRUZ-5
network_name_str Cadernos de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Influência do sono e da crononutrição na hipertensão e diabetes: um estudo de base populacionalDoenças Crônicas Não TransmissíveisSonoComportamento AlimentarRitmo CircadianoEstudos TransversaisO objetivo foi avaliar a influência do sono e da crononutrição na hipertensão e diabetes na população adulta (18 anos ou mais) em um município do Sul do Brasil. Trata-se de um estudo transversal de base populacional, desenvolvido em Criciúma, Santa Catarina, em 2019. As variáveis de exposição foram duração e qualidade do sono, e dois dos principais aspectos da crononutrição, o número de refeições diárias e a realização do café da manhã. Os desfechos estudados foram diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. Regressão de Poisson bruta e ajustada com variância robusta foi utilizada para avaliar as associações entre as exposições e os desfechos. Para todas as análises, considerou-se o efeito do desenho amostral, e o nível de significância utilizado foi de 5%. Foram estudados 820 indivíduos. As prevalências de diabetes e hipertensão foram 19,9% e 44,1%, respectivamente. Indivíduos com pior qualidade do sono tiveram prevalência 33% maior de diabetes e 17% maior de hipertensão, comparados àqueles com boa qualidade do sono. Os que realizaram quatro ou mais refeições ao dia apresentaram prevalência 16% menor de hipertensão quando comparados aos que fizeram menos de quatro refeições. Conclui-se que a qualidade do sono e o número de refeições diárias, um comportamento alimentar relacionado à crononutrição, estiveram relacionados à hipertensão e ao diabetes. Tais resultados destacam a importância de ações de saúde pública que abordem novas estratégias para o enfrentamento dessas doenças, voltadas à qualidade do sono e à crononutrição.Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2022000705005Cadernos de Saúde Pública v.38 n.7 2022reponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/0102-311xpt291021info:eu-repo/semantics/openAccessQuadra,Micaela RabeloSantos,Leonardo Pozza dosSchäfer,Antônio AugustoMeller,Fernanda de Oliveirapor2022-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S0102-311X2022000705005Revistahttp://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2022-07-22T00:00Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do sono e da crononutrição na hipertensão e diabetes: um estudo de base populacional
title Influência do sono e da crononutrição na hipertensão e diabetes: um estudo de base populacional
spellingShingle Influência do sono e da crononutrição na hipertensão e diabetes: um estudo de base populacional
Quadra,Micaela Rabelo
Doenças Crônicas Não Transmissíveis
Sono
Comportamento Alimentar
Ritmo Circadiano
Estudos Transversais
title_short Influência do sono e da crononutrição na hipertensão e diabetes: um estudo de base populacional
title_full Influência do sono e da crononutrição na hipertensão e diabetes: um estudo de base populacional
title_fullStr Influência do sono e da crononutrição na hipertensão e diabetes: um estudo de base populacional
title_full_unstemmed Influência do sono e da crononutrição na hipertensão e diabetes: um estudo de base populacional
title_sort Influência do sono e da crononutrição na hipertensão e diabetes: um estudo de base populacional
author Quadra,Micaela Rabelo
author_facet Quadra,Micaela Rabelo
Santos,Leonardo Pozza dos
Schäfer,Antônio Augusto
Meller,Fernanda de Oliveira
author_role author
author2 Santos,Leonardo Pozza dos
Schäfer,Antônio Augusto
Meller,Fernanda de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadra,Micaela Rabelo
Santos,Leonardo Pozza dos
Schäfer,Antônio Augusto
Meller,Fernanda de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Doenças Crônicas Não Transmissíveis
Sono
Comportamento Alimentar
Ritmo Circadiano
Estudos Transversais
topic Doenças Crônicas Não Transmissíveis
Sono
Comportamento Alimentar
Ritmo Circadiano
Estudos Transversais
description O objetivo foi avaliar a influência do sono e da crononutrição na hipertensão e diabetes na população adulta (18 anos ou mais) em um município do Sul do Brasil. Trata-se de um estudo transversal de base populacional, desenvolvido em Criciúma, Santa Catarina, em 2019. As variáveis de exposição foram duração e qualidade do sono, e dois dos principais aspectos da crononutrição, o número de refeições diárias e a realização do café da manhã. Os desfechos estudados foram diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. Regressão de Poisson bruta e ajustada com variância robusta foi utilizada para avaliar as associações entre as exposições e os desfechos. Para todas as análises, considerou-se o efeito do desenho amostral, e o nível de significância utilizado foi de 5%. Foram estudados 820 indivíduos. As prevalências de diabetes e hipertensão foram 19,9% e 44,1%, respectivamente. Indivíduos com pior qualidade do sono tiveram prevalência 33% maior de diabetes e 17% maior de hipertensão, comparados àqueles com boa qualidade do sono. Os que realizaram quatro ou mais refeições ao dia apresentaram prevalência 16% menor de hipertensão quando comparados aos que fizeram menos de quatro refeições. Conclui-se que a qualidade do sono e o número de refeições diárias, um comportamento alimentar relacionado à crononutrição, estiveram relacionados à hipertensão e ao diabetes. Tais resultados destacam a importância de ações de saúde pública que abordem novas estratégias para o enfrentamento dessas doenças, voltadas à qualidade do sono e à crononutrição.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2022000705005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2022000705005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0102-311xpt291021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública v.38 n.7 2022
reponame:Cadernos de Saúde Pública
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Cadernos de Saúde Pública
collection Cadernos de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br
_version_ 1754115743503351808