Uma abordagem hermenêutica da relação saúde-doença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caprara,Andrea
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Saúde Pública
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2003000400015
Resumo: Este trabalho pretende contribuir para a discussão presente sobre a relação entre a saúde e a doença, abordando a problemática por meio da perspectiva hermenêutica. Na primeira parte, retomando a discussão que foi se desenvolvendo dentro das linhas filosóficas hermenêutica, fenomenológica e existencial, será analisada a obra de dois filósofos, Kierkegaard e Heidegger, que influenciaram profundamente a hermenêutica contemporânea. Será apresentado o conceito de angústia que, ao contrário da abordagem biomédica, para Kierkegaard é um componente constitutivo dos seres humanos: para este autor, assim como sucessivamente para Heidegger, a ansiedade não é um sintoma patológico mas um estado que permite um acesso privilegiado de autoconhecimento. Na segunda parte, tentaremos abordar como, na hermenêutica, e principalmente na obra de Gadamer, foram sendo desenvolvidos os conceitos de saúde, doença, sofrimento; analisaremos também como esta perspectiva influenciou, nos últimos anos, as ciências sociais que abordam os problemas de saúde, em particular a antropologia médica. Na terceira e última parte, apresentaremos as implicações da hermenêutica na formação e prática clínica, mostrando a aplicabilidade do pensamento de Heidegger e Gadamer no trabalho de médicos e enfermeiros.
id FIOCRUZ-5_5754d0c30d34eeb4eb792cfd9f4e7905
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-311X2003000400015
network_acronym_str FIOCRUZ-5
network_name_str Cadernos de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Uma abordagem hermenêutica da relação saúde-doençaFilosofia MédicaAntropologia MédicaProcesso Saúde-DoençaEste trabalho pretende contribuir para a discussão presente sobre a relação entre a saúde e a doença, abordando a problemática por meio da perspectiva hermenêutica. Na primeira parte, retomando a discussão que foi se desenvolvendo dentro das linhas filosóficas hermenêutica, fenomenológica e existencial, será analisada a obra de dois filósofos, Kierkegaard e Heidegger, que influenciaram profundamente a hermenêutica contemporânea. Será apresentado o conceito de angústia que, ao contrário da abordagem biomédica, para Kierkegaard é um componente constitutivo dos seres humanos: para este autor, assim como sucessivamente para Heidegger, a ansiedade não é um sintoma patológico mas um estado que permite um acesso privilegiado de autoconhecimento. Na segunda parte, tentaremos abordar como, na hermenêutica, e principalmente na obra de Gadamer, foram sendo desenvolvidos os conceitos de saúde, doença, sofrimento; analisaremos também como esta perspectiva influenciou, nos últimos anos, as ciências sociais que abordam os problemas de saúde, em particular a antropologia médica. Na terceira e última parte, apresentaremos as implicações da hermenêutica na formação e prática clínica, mostrando a aplicabilidade do pensamento de Heidegger e Gadamer no trabalho de médicos e enfermeiros.Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2003000400015Cadernos de Saúde Pública v.19 n.4 2003reponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S0102-311X2003000400015info:eu-repo/semantics/openAccessCaprara,Andreapor2003-09-05T00:00:00Zoai:scielo:S0102-311X2003000400015Revistahttp://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2003-09-05T00:00Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem hermenêutica da relação saúde-doença
title Uma abordagem hermenêutica da relação saúde-doença
spellingShingle Uma abordagem hermenêutica da relação saúde-doença
Caprara,Andrea
Filosofia Médica
Antropologia Médica
Processo Saúde-Doença
title_short Uma abordagem hermenêutica da relação saúde-doença
title_full Uma abordagem hermenêutica da relação saúde-doença
title_fullStr Uma abordagem hermenêutica da relação saúde-doença
title_full_unstemmed Uma abordagem hermenêutica da relação saúde-doença
title_sort Uma abordagem hermenêutica da relação saúde-doença
author Caprara,Andrea
author_facet Caprara,Andrea
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caprara,Andrea
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia Médica
Antropologia Médica
Processo Saúde-Doença
topic Filosofia Médica
Antropologia Médica
Processo Saúde-Doença
description Este trabalho pretende contribuir para a discussão presente sobre a relação entre a saúde e a doença, abordando a problemática por meio da perspectiva hermenêutica. Na primeira parte, retomando a discussão que foi se desenvolvendo dentro das linhas filosóficas hermenêutica, fenomenológica e existencial, será analisada a obra de dois filósofos, Kierkegaard e Heidegger, que influenciaram profundamente a hermenêutica contemporânea. Será apresentado o conceito de angústia que, ao contrário da abordagem biomédica, para Kierkegaard é um componente constitutivo dos seres humanos: para este autor, assim como sucessivamente para Heidegger, a ansiedade não é um sintoma patológico mas um estado que permite um acesso privilegiado de autoconhecimento. Na segunda parte, tentaremos abordar como, na hermenêutica, e principalmente na obra de Gadamer, foram sendo desenvolvidos os conceitos de saúde, doença, sofrimento; analisaremos também como esta perspectiva influenciou, nos últimos anos, as ciências sociais que abordam os problemas de saúde, em particular a antropologia médica. Na terceira e última parte, apresentaremos as implicações da hermenêutica na formação e prática clínica, mostrando a aplicabilidade do pensamento de Heidegger e Gadamer no trabalho de médicos e enfermeiros.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2003000400015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2003000400015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-311X2003000400015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública v.19 n.4 2003
reponame:Cadernos de Saúde Pública
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Cadernos de Saúde Pública
collection Cadernos de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br
_version_ 1754115721716039680