Fatores associados à cárie dentária em pré-escolares do Recife, Pernambuco, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo,Marcia Maria Dantas Cabral de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Souza,Wayner Vieira de, Lima,Maria Luiza Carvalho de, Braga,Cynthia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Saúde Pública
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2011000300008
Resumo: Para investigar fatores associados à cárie dentária na dentição decídua, realizou-se estudo de caso-controle aninhado a inquérito de prevalência em 1.690 pré-escolares de 18-36 meses e cinco anos de idade, assistidos pela Estratégia Saúde da Família no Recife, Pernambuco, Brasil, em 2006. Os casos foram crianças com ceo-d &gt; 1 e os controles, com ceo-d = 0. As variáveis independentes foram analisadas em blocos sociodemográfico e ambiental, estrutura familiar, cuidados com a saúde bucal e uso de serviços. Estimou-se OR brutas e IC95%. Variáveis associadas ao desfecho com p < 0,20 em análises univariadas foram incluídas no modelo de regressão logística multivariado, com critério de permanência no modelo final p < 0,10. Maior número de moradores no domicílio, falta de abastecimento de água, tempo de moradia, escolaridade do cuidador, uso de pré-escola pública, procura por serviço de saúde bucal e padrão de consumo de açúcar foram fatores associados. As variáveis relacionadas ao contexto social foram os principais preditores de cárie, apontando para a necessidade de ações integradas de saúde comuns a outros agravos infantis.
id FIOCRUZ-5_5fecde20cd4aeed889cee72d5d53f580
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-311X2011000300008
network_acronym_str FIOCRUZ-5
network_name_str Cadernos de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Fatores associados à cárie dentária em pré-escolares do Recife, Pernambuco, BrasilCárie DentáriaPré-EscolarCondições SociaisServiços de Saúde BucalPara investigar fatores associados à cárie dentária na dentição decídua, realizou-se estudo de caso-controle aninhado a inquérito de prevalência em 1.690 pré-escolares de 18-36 meses e cinco anos de idade, assistidos pela Estratégia Saúde da Família no Recife, Pernambuco, Brasil, em 2006. Os casos foram crianças com ceo-d &gt; 1 e os controles, com ceo-d = 0. As variáveis independentes foram analisadas em blocos sociodemográfico e ambiental, estrutura familiar, cuidados com a saúde bucal e uso de serviços. Estimou-se OR brutas e IC95%. Variáveis associadas ao desfecho com p < 0,20 em análises univariadas foram incluídas no modelo de regressão logística multivariado, com critério de permanência no modelo final p < 0,10. Maior número de moradores no domicílio, falta de abastecimento de água, tempo de moradia, escolaridade do cuidador, uso de pré-escola pública, procura por serviço de saúde bucal e padrão de consumo de açúcar foram fatores associados. As variáveis relacionadas ao contexto social foram os principais preditores de cárie, apontando para a necessidade de ações integradas de saúde comuns a outros agravos infantis.Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2011000300008Cadernos de Saúde Pública v.27 n.3 2011reponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S0102-311X2011000300008info:eu-repo/semantics/openAccessMelo,Marcia Maria Dantas Cabral deSouza,Wayner Vieira deLima,Maria Luiza Carvalho deBraga,Cynthiapor2011-04-13T00:00:00Zoai:scielo:S0102-311X2011000300008Revistahttp://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2011-04-13T00:00Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores associados à cárie dentária em pré-escolares do Recife, Pernambuco, Brasil
title Fatores associados à cárie dentária em pré-escolares do Recife, Pernambuco, Brasil
spellingShingle Fatores associados à cárie dentária em pré-escolares do Recife, Pernambuco, Brasil
Melo,Marcia Maria Dantas Cabral de
Cárie Dentária
Pré-Escolar
Condições Sociais
Serviços de Saúde Bucal
title_short Fatores associados à cárie dentária em pré-escolares do Recife, Pernambuco, Brasil
title_full Fatores associados à cárie dentária em pré-escolares do Recife, Pernambuco, Brasil
title_fullStr Fatores associados à cárie dentária em pré-escolares do Recife, Pernambuco, Brasil
title_full_unstemmed Fatores associados à cárie dentária em pré-escolares do Recife, Pernambuco, Brasil
title_sort Fatores associados à cárie dentária em pré-escolares do Recife, Pernambuco, Brasil
author Melo,Marcia Maria Dantas Cabral de
author_facet Melo,Marcia Maria Dantas Cabral de
Souza,Wayner Vieira de
Lima,Maria Luiza Carvalho de
Braga,Cynthia
author_role author
author2 Souza,Wayner Vieira de
Lima,Maria Luiza Carvalho de
Braga,Cynthia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo,Marcia Maria Dantas Cabral de
Souza,Wayner Vieira de
Lima,Maria Luiza Carvalho de
Braga,Cynthia
dc.subject.por.fl_str_mv Cárie Dentária
Pré-Escolar
Condições Sociais
Serviços de Saúde Bucal
topic Cárie Dentária
Pré-Escolar
Condições Sociais
Serviços de Saúde Bucal
description Para investigar fatores associados à cárie dentária na dentição decídua, realizou-se estudo de caso-controle aninhado a inquérito de prevalência em 1.690 pré-escolares de 18-36 meses e cinco anos de idade, assistidos pela Estratégia Saúde da Família no Recife, Pernambuco, Brasil, em 2006. Os casos foram crianças com ceo-d &gt; 1 e os controles, com ceo-d = 0. As variáveis independentes foram analisadas em blocos sociodemográfico e ambiental, estrutura familiar, cuidados com a saúde bucal e uso de serviços. Estimou-se OR brutas e IC95%. Variáveis associadas ao desfecho com p < 0,20 em análises univariadas foram incluídas no modelo de regressão logística multivariado, com critério de permanência no modelo final p < 0,10. Maior número de moradores no domicílio, falta de abastecimento de água, tempo de moradia, escolaridade do cuidador, uso de pré-escola pública, procura por serviço de saúde bucal e padrão de consumo de açúcar foram fatores associados. As variáveis relacionadas ao contexto social foram os principais preditores de cárie, apontando para a necessidade de ações integradas de saúde comuns a outros agravos infantis.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2011000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2011000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-311X2011000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública v.27 n.3 2011
reponame:Cadernos de Saúde Pública
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Cadernos de Saúde Pública
collection Cadernos de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br
_version_ 1754115731106037760