Fatores de personalidade como preditores do consumo de álcool por estudantes universitários
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Saúde Pública |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2012000600008 |
Resumo: | Os objetivos deste estudo foram verificar diferenças em fatores de personalidade entre pessoas que consumiram, ou não, álcool na vida, e entre pessoas que ingeriram com maior e menor frequência álcool nos últimos três meses, e testar o poder preditivo dos fatores para o consumo de álcool na vida e para o consumo de álcool, ao menos, mensal. Participaram 169 universitários, 66,7% mulheres, média de idade 21,2 anos. Declararam ter consumido álcool na vida 90,1% dos participantes; 42,3% consumiram até duas vezes nos últimos três meses e 57,7% consumiram, ao menos, mensalmente. Participantes com consumo menos frequente nos últimos três meses obtiveram maiores médias nos fatores de personalidade socialização e realização, já os que consumiram mais frequentemente pontuaram mais em extroversão. Um modelo preditivo revelou que incrementos em extroversão contribuíram no aumento das chances de beber álcool; acréscimos em realização diminuíram as chances do consumo. Características de personalidade foram capazes de diferenciar grupos de bebedores e predizer a frequência de consumo de álcool. |
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Fatores de personalidade como preditores do consumo de álcool por estudantes universitáriosConsumo de Bebidas AlcoólicasEstudantesPersonalidadeOs objetivos deste estudo foram verificar diferenças em fatores de personalidade entre pessoas que consumiram, ou não, álcool na vida, e entre pessoas que ingeriram com maior e menor frequência álcool nos últimos três meses, e testar o poder preditivo dos fatores para o consumo de álcool na vida e para o consumo de álcool, ao menos, mensal. Participaram 169 universitários, 66,7% mulheres, média de idade 21,2 anos. Declararam ter consumido álcool na vida 90,1% dos participantes; 42,3% consumiram até duas vezes nos últimos três meses e 57,7% consumiram, ao menos, mensalmente. Participantes com consumo menos frequente nos últimos três meses obtiveram maiores médias nos fatores de personalidade socialização e realização, já os que consumiram mais frequentemente pontuaram mais em extroversão. Um modelo preditivo revelou que incrementos em extroversão contribuíram no aumento das chances de beber álcool; acréscimos em realização diminuíram as chances do consumo. Características de personalidade foram capazes de diferenciar grupos de bebedores e predizer a frequência de consumo de álcool.Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2012000600008Cadernos de Saúde Pública v.28 n.6 2012reponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S0102-311X2012000600008info:eu-repo/semantics/openAccessNatividade,Jean CarlosAguirre,Alba RecaldeBizarro,LisianeHutz,Claudio Simonpor2012-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S0102-311X2012000600008Revistahttp://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2012-05-31T00:00Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
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