Articulando ensino e pesquisa: construindo uma proposta de capacitação para docentes do ensino técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vellozo, Vitoria
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Martins, Maria Inês C., Nascimento, Rejane B. do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Saúde Pública
Texto Completo: https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1269
Resumo: Based on the experience of a teacher training program entitled Program for Continuing Education of Polytechnic Faculty (PAETEC) developed by the Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ), this article is intended to contribute to the discussion of alternatives for continuing vocational teacher education programs. In the search for new on-the-job teacher training models fostering interaction between the educational process and research activity, the experience employs a strategy based on the construction of an integrated methodology allowing teachers to reflect on their own practices and turn them into the object of their research.
id FIOCRUZ-5_669154dc344b0085d0a8718bbdc6214f
oai_identifier_str oai:ojs.teste-cadernos.ensp.fiocruz.br:article/1269
network_acronym_str FIOCRUZ-5
network_name_str Cadernos de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Articulando ensino e pesquisa: construindo uma proposta de capacitação para docentes do ensino técnicoEducação em SaúdeEducação VocacionalDocenteEnsinoBased on the experience of a teacher training program entitled Program for Continuing Education of Polytechnic Faculty (PAETEC) developed by the Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ), this article is intended to contribute to the discussion of alternatives for continuing vocational teacher education programs. In the search for new on-the-job teacher training models fostering interaction between the educational process and research activity, the experience employs a strategy based on the construction of an integrated methodology allowing teachers to reflect on their own practices and turn them into the object of their research.O presente artigo visa contribuir para reflexão acerca das alternativas de capacitação e qualificação de docentes atuantes no ensino técnico, com base na experiência do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino Técnico (PAETEC), desenvolvido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ). O PAETEC busca a renovação das práticas de aperfeiçoamento profissional, no próprio local de trabalho, de forma a possibilitar maior interação entre processos educacionais e atividade de pesquisa. Para tanto, utiliza como estratégia uma metodologia integradora que permite ao professor refletir sobre sua própria prática, transformando-a em objeto de investigaçãoReports in Public HealthCadernos de Saúde Pública1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlapplication/pdfhttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1269Reports in Public Health; Vol. 15 No. 6 (1999): Supplement 2Cadernos de Saúde Pública; v. 15 n. 6 (1999): Suplemento 21678-44640102-311Xreponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1269/2526https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1269/2527Vellozo, VitoriaMartins, Maria Inês C.Nascimento, Rejane B. doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:26:20Zoai:ojs.teste-cadernos.ensp.fiocruz.br:article/1269Revistahttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csphttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/oaicadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2024-03-06T13:01:31.736241Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)true
dc.title.none.fl_str_mv Articulando ensino e pesquisa: construindo uma proposta de capacitação para docentes do ensino técnico
title Articulando ensino e pesquisa: construindo uma proposta de capacitação para docentes do ensino técnico
spellingShingle Articulando ensino e pesquisa: construindo uma proposta de capacitação para docentes do ensino técnico
Vellozo, Vitoria
Educação em Saúde
Educação Vocacional
Docente
Ensino
title_short Articulando ensino e pesquisa: construindo uma proposta de capacitação para docentes do ensino técnico
title_full Articulando ensino e pesquisa: construindo uma proposta de capacitação para docentes do ensino técnico
title_fullStr Articulando ensino e pesquisa: construindo uma proposta de capacitação para docentes do ensino técnico
title_full_unstemmed Articulando ensino e pesquisa: construindo uma proposta de capacitação para docentes do ensino técnico
title_sort Articulando ensino e pesquisa: construindo uma proposta de capacitação para docentes do ensino técnico
author Vellozo, Vitoria
author_facet Vellozo, Vitoria
Martins, Maria Inês C.
Nascimento, Rejane B. do
author_role author
author2 Martins, Maria Inês C.
Nascimento, Rejane B. do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vellozo, Vitoria
Martins, Maria Inês C.
Nascimento, Rejane B. do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Educação Vocacional
Docente
Ensino
topic Educação em Saúde
Educação Vocacional
Docente
Ensino
description Based on the experience of a teacher training program entitled Program for Continuing Education of Polytechnic Faculty (PAETEC) developed by the Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ), this article is intended to contribute to the discussion of alternatives for continuing vocational teacher education programs. In the search for new on-the-job teacher training models fostering interaction between the educational process and research activity, the experience employs a strategy based on the construction of an integrated methodology allowing teachers to reflect on their own practices and turn them into the object of their research.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1269
url https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1269/2526
https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/1269/2527
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Reports in Public Health
Cadernos de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Reports in Public Health
Cadernos de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Reports in Public Health; Vol. 15 No. 6 (1999): Supplement 2
Cadernos de Saúde Pública; v. 15 n. 6 (1999): Suplemento 2
1678-4464
0102-311X
reponame:Cadernos de Saúde Pública
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Cadernos de Saúde Pública
collection Cadernos de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br
_version_ 1798943346934153216