Conhecimento sobre anticoncepção de emergência entre adolescentes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Christiane Borges do Nascimento Chofakian
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ana Luiza Vilela Borges, Elizabeth Fujimori, Luiza Akiko Komura Hoga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Saúde Pública
Texto Completo: https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/5514
Resumo: This study aimed to analyze the level of knowledge concerning emergency contraception among adolescents in public and private high schools. This was a cross-sectional study with 705 students 15 to 19 years of age enrolled in public and private high schools in a municipality in São Paulo State, Brazil. The authors used stratified probabilistic sampling by type of school and systematic sampling by class. Sexual initiation and use of emergency contraception were reported by 24.9% of private school students and 32% of public school students. The mean score on knowledge was 3.87 (SD = 2.12) in public schools and 5.14 (SD = 2.00) in private schools. Multiple linear regression analysis showed that higher scores on knowledge concerning emergency contraception were associated with: enrollment in private schools, female gender, older adolescents, sexual initiation, previous use of emergency contraception, and knowing someone who had used the method. The study concludes that few adolescents are properly informed about the method and that many harbor persistent misconceptions.
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spelling Conhecimento sobre anticoncepção de emergência entre adolescentes do Ensino Médio de escolas públicas e privadasSaúde do AdolescenteAnticoncepção Pós-CoitoSaúde Sexual e ReprodutivaThis study aimed to analyze the level of knowledge concerning emergency contraception among adolescents in public and private high schools. This was a cross-sectional study with 705 students 15 to 19 years of age enrolled in public and private high schools in a municipality in São Paulo State, Brazil. The authors used stratified probabilistic sampling by type of school and systematic sampling by class. Sexual initiation and use of emergency contraception were reported by 24.9% of private school students and 32% of public school students. The mean score on knowledge was 3.87 (SD = 2.12) in public schools and 5.14 (SD = 2.00) in private schools. Multiple linear regression analysis showed that higher scores on knowledge concerning emergency contraception were associated with: enrollment in private schools, female gender, older adolescents, sexual initiation, previous use of emergency contraception, and knowing someone who had used the method. The study concludes that few adolescents are properly informed about the method and that many harbor persistent misconceptions.El objetivo de este estudio fue analizar el grado de conocimiento sobre la anticoncepción de emergencia en adolescentes de escuela secundaria en escuelas públicas y privadas. Se trata de un estudio transversal con la participación de 705 estudiantes, de 15 a 19 años, matriculados en educación secundaria en un municipio de São Paulo, Brasil. Se realizó un muestreo aleatorio estratificado por tipo de escuela y sistemático por clase. Cerca de un 24,9% de los estudiantes de escuelas privadas y el 32% de las escuelas públicas habían iniciado su vida sexual, usando anticoncepción de emergencia. La puntuación media de los conocimientos fue 3,87 (DP = 2,12) en las escuelas públicas y 5,14 (DP = 2,00) en las privadas. El análisis de regresión lineal múltiple mostró que los adolescentes de las escuelas privadas, mujeres, mayores, que habían iniciado su vida sexual, utilizaban anticoncepción de emergencia y quienes utilizaron el método fueron los que lograron mejores resultados en conocimientos. Llegamos a la conclusión de que pocos adolescentes están informados sobre es método anticonceptivo.O objetivo do estudo foi analisar o nível de conhecimento sobre anticoncepção de emergência entre adolescentes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Estudo transversal com a participação de 705 estudantes de 15 a 19 anos, matriculados no Ensino Médio de escolas públicas e privadas de um município do Estado de São Paulo, Brasil. Utilizou-se amostragem probabilística estratificada por tipo de escola e sistemática por turma. Cerca de 24,9% dos adolescentes das escolas privadas e 32% das escolas públicas haviam iniciado a vida sexual e usado a anticoncepção de emergência. A média de escore de conhecimento foi de 3,87 (DP = 2,12) nas escolas públicas e 5,14 (DP = 2,00) nas escolas privadas. Análise de regressão linear múltipla mostrou que adolescentes de escolas privadas, do sexo feminino, com mais idade, que já tinham iniciado a vida sexual, usado a anticoncepção de emergência e conheciam alguém que já usou o método, foram as que alcançaram o maior escore de conhecimento. Conclui-se que poucos adolescentes estão corretamente informados sobre o método e muitos têm ideias equivocadas.Reports in Public HealthCadernos de Saúde Pública2014-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlapplication/pdfhttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/5514Reports in Public Health; Vol. 30 No. 7 (2014): JulyCadernos de Saúde Pública; v. 30 n. 7 (2014): Julho1678-44640102-311Xreponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/5514/11414https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/article/view/5514/11415Christiane Borges do Nascimento ChofakianAna Luiza Vilela BorgesElizabeth FujimoriLuiza Akiko Komura Hogainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:28:46Zoai:ojs.teste-cadernos.ensp.fiocruz.br:article/5514Revistahttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csphttps://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp/oaicadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2024-03-06T13:06:20.163318Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)true
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