Proposta de educação alimentar e nutricional integrada ao currículo de Educação Infantil e Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Saúde Pública |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2021001305006 |
Resumo: | Buscando apoiar iniciativas de educação alimentar e nutricional na escola contínuas e integradas ao currículo, foi elaborada uma série de materiais de apoio para profissionais de educação e de saúde. O artigo apresenta a matriz de temáticas de alimentação e nutrição que serviu de base para a construção destes materiais (Matriz) e apresenta a convergência entre a abordagem adotada nas atividades dos Cadernos de Atividades que compõem a série de materiais e as dimensões da alimentação, os princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas (Marco de Educação Alimentar e Nutricional) e as diretrizes curriculares nacionais para a educação básica. A Matriz permitiu a concepção de atividades educativas que oportunizam uma abordagem ampliada sobre alimentação e nutrição e, ao mesmo tempo, transversal e articulada ao currículo. As atividades possibilitaram o diálogo com diferentes componentes curriculares e a articulação entre eles. A convergência das atividades com o Marco de Educação Alimentar e Nutricional se expressou na contextualização das práticas alimentares nos territórios e realidades dos escolares; na abordagem problematizadora, que estimula o pensamento crítico e a promoção de autonomia tanto de educadores como de escolares; e no planejamento intersetorial por meio de temas e estratégias de ação, que encorajam a pactuação entre profissionais de saúde e de educação. Sendo assim, a iniciativa apresentada neste artigo fortalece as ações de educação alimentar e nutricional no âmbito da escola e pode colaborar para a ampliação do repertório dos educadores sobre a temática de alimentação e nutrição e para sua inclusão no currículo de forma cotidiana e transversal. |
id |
FIOCRUZ-5_a34cc0fae456e83df476d4771bac7a9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-311X2021001305006 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-5 |
network_name_str |
Cadernos de Saúde Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de educação alimentar e nutricional integrada ao currículo de Educação Infantil e Ensino FundamentalComportamento AlimentarServiços de Saúde EscolarMateriais de EnsinoBuscando apoiar iniciativas de educação alimentar e nutricional na escola contínuas e integradas ao currículo, foi elaborada uma série de materiais de apoio para profissionais de educação e de saúde. O artigo apresenta a matriz de temáticas de alimentação e nutrição que serviu de base para a construção destes materiais (Matriz) e apresenta a convergência entre a abordagem adotada nas atividades dos Cadernos de Atividades que compõem a série de materiais e as dimensões da alimentação, os princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas (Marco de Educação Alimentar e Nutricional) e as diretrizes curriculares nacionais para a educação básica. A Matriz permitiu a concepção de atividades educativas que oportunizam uma abordagem ampliada sobre alimentação e nutrição e, ao mesmo tempo, transversal e articulada ao currículo. As atividades possibilitaram o diálogo com diferentes componentes curriculares e a articulação entre eles. A convergência das atividades com o Marco de Educação Alimentar e Nutricional se expressou na contextualização das práticas alimentares nos territórios e realidades dos escolares; na abordagem problematizadora, que estimula o pensamento crítico e a promoção de autonomia tanto de educadores como de escolares; e no planejamento intersetorial por meio de temas e estratégias de ação, que encorajam a pactuação entre profissionais de saúde e de educação. Sendo assim, a iniciativa apresentada neste artigo fortalece as ações de educação alimentar e nutricional no âmbito da escola e pode colaborar para a ampliação do repertório dos educadores sobre a temática de alimentação e nutrição e para sua inclusão no currículo de forma cotidiana e transversal.Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2021001305006Cadernos de Saúde Pública v.37 suppl.1 2021reponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/0102-311x00152320info:eu-repo/semantics/openAccessMaldonado,LucianaFarias,Silvia CristinaDamião,Jorginete de JesusCastro,Luciana Maria CerqueiraSilva,Ana Carolina Feldenheimer daCastro,Inês Rugani Ribeiro depor2022-02-25T00:00:00Zoai:scielo:S0102-311X2021001305006Revistahttp://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2022-02-25T00:00Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de educação alimentar e nutricional integrada ao currículo de Educação Infantil e Ensino Fundamental |
title |
Proposta de educação alimentar e nutricional integrada ao currículo de Educação Infantil e Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Proposta de educação alimentar e nutricional integrada ao currículo de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maldonado,Luciana Comportamento Alimentar Serviços de Saúde Escolar Materiais de Ensino |
title_short |
Proposta de educação alimentar e nutricional integrada ao currículo de Educação Infantil e Ensino Fundamental |
title_full |
Proposta de educação alimentar e nutricional integrada ao currículo de Educação Infantil e Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Proposta de educação alimentar e nutricional integrada ao currículo de Educação Infantil e Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Proposta de educação alimentar e nutricional integrada ao currículo de Educação Infantil e Ensino Fundamental |
title_sort |
Proposta de educação alimentar e nutricional integrada ao currículo de Educação Infantil e Ensino Fundamental |
author |
Maldonado,Luciana |
author_facet |
Maldonado,Luciana Farias,Silvia Cristina Damião,Jorginete de Jesus Castro,Luciana Maria Cerqueira Silva,Ana Carolina Feldenheimer da Castro,Inês Rugani Ribeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Farias,Silvia Cristina Damião,Jorginete de Jesus Castro,Luciana Maria Cerqueira Silva,Ana Carolina Feldenheimer da Castro,Inês Rugani Ribeiro de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maldonado,Luciana Farias,Silvia Cristina Damião,Jorginete de Jesus Castro,Luciana Maria Cerqueira Silva,Ana Carolina Feldenheimer da Castro,Inês Rugani Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento Alimentar Serviços de Saúde Escolar Materiais de Ensino |
topic |
Comportamento Alimentar Serviços de Saúde Escolar Materiais de Ensino |
description |
Buscando apoiar iniciativas de educação alimentar e nutricional na escola contínuas e integradas ao currículo, foi elaborada uma série de materiais de apoio para profissionais de educação e de saúde. O artigo apresenta a matriz de temáticas de alimentação e nutrição que serviu de base para a construção destes materiais (Matriz) e apresenta a convergência entre a abordagem adotada nas atividades dos Cadernos de Atividades que compõem a série de materiais e as dimensões da alimentação, os princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas (Marco de Educação Alimentar e Nutricional) e as diretrizes curriculares nacionais para a educação básica. A Matriz permitiu a concepção de atividades educativas que oportunizam uma abordagem ampliada sobre alimentação e nutrição e, ao mesmo tempo, transversal e articulada ao currículo. As atividades possibilitaram o diálogo com diferentes componentes curriculares e a articulação entre eles. A convergência das atividades com o Marco de Educação Alimentar e Nutricional se expressou na contextualização das práticas alimentares nos territórios e realidades dos escolares; na abordagem problematizadora, que estimula o pensamento crítico e a promoção de autonomia tanto de educadores como de escolares; e no planejamento intersetorial por meio de temas e estratégias de ação, que encorajam a pactuação entre profissionais de saúde e de educação. Sendo assim, a iniciativa apresentada neste artigo fortalece as ações de educação alimentar e nutricional no âmbito da escola e pode colaborar para a ampliação do repertório dos educadores sobre a temática de alimentação e nutrição e para sua inclusão no currículo de forma cotidiana e transversal. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2021001305006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2021001305006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0102-311x00152320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Saúde Pública v.37 suppl.1 2021 reponame:Cadernos de Saúde Pública instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Cadernos de Saúde Pública |
collection |
Cadernos de Saúde Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br |
_version_ |
1754115742946557952 |