Estrutura dimensional da versão brasileira do Functional Activities Questionnaire (FAQ-BR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jomar,Rafael Tavares
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lourenço,Roberto Alves, Lopes,Claudia de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Saúde Pública
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2018001104001
Resumo: Resumo: Este estudo teve por objetivo avaliar a estrutura dimensional e a consistência interna da versão brasileira do Functional Activities Questionnaire (FAQ-BR) para aferição da capacidade funcional do idoso, com base no relato de informante. Trata-se de um estudo seccional desenvolvido com 525 informantes de idosos não institucionalizados, em que análises fatoriais confirmatórias (AFC) e análises fatoriais exploratórias (AFC/E), modeladas segundo os princípios da AFC, foram usadas para identificar o modelo mais parcimonioso e mais bem ajustado. A consistência interna do FAQ-BR foi avaliada pela confiabilidade composta, e correlações entre suas dimensões foram examinadas a fim de investigar validade fatorial discriminante. A AFC não corroborou a estrutura unidimensional originalmente proposta. Em seguida, a AFC/E ajustou uma estrutura bidimensional que foi reavaliada por AFC, evidenciando um modelo sem cargas cruzadas como o mais parcimonioso e com adequados índices de ajuste. A consistência interna do FAQ-BR foi considerada satisfatória, e a correlação entre suas dimensões, aceitável. Esses achados são importantes, pois revelam a capacidade de a escala capturar o construto capacidade funcional do idoso em um contexto sociocultural distinto daquele em que foi desenvolvido. Portanto, o FAQ-BR pode ser considerado um instrumento bidimensional apropriado para aferir a capacidade funcional do idoso com base no relato do informante, e seu uso em pesquisas com populações semelhantes é recomendado.
id FIOCRUZ-5_a916bdc17a145e79e198e9929d39ed17
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-311X2018001104001
network_acronym_str FIOCRUZ-5
network_name_str Cadernos de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Estrutura dimensional da versão brasileira do Functional Activities Questionnaire (FAQ-BR)Avaliação de Programas e Instrumentos de PesquisaAnálise FatorialEstudos de ValidaçãoAtividades CotidianasSaúde do IdosoResumo: Este estudo teve por objetivo avaliar a estrutura dimensional e a consistência interna da versão brasileira do Functional Activities Questionnaire (FAQ-BR) para aferição da capacidade funcional do idoso, com base no relato de informante. Trata-se de um estudo seccional desenvolvido com 525 informantes de idosos não institucionalizados, em que análises fatoriais confirmatórias (AFC) e análises fatoriais exploratórias (AFC/E), modeladas segundo os princípios da AFC, foram usadas para identificar o modelo mais parcimonioso e mais bem ajustado. A consistência interna do FAQ-BR foi avaliada pela confiabilidade composta, e correlações entre suas dimensões foram examinadas a fim de investigar validade fatorial discriminante. A AFC não corroborou a estrutura unidimensional originalmente proposta. Em seguida, a AFC/E ajustou uma estrutura bidimensional que foi reavaliada por AFC, evidenciando um modelo sem cargas cruzadas como o mais parcimonioso e com adequados índices de ajuste. A consistência interna do FAQ-BR foi considerada satisfatória, e a correlação entre suas dimensões, aceitável. Esses achados são importantes, pois revelam a capacidade de a escala capturar o construto capacidade funcional do idoso em um contexto sociocultural distinto daquele em que foi desenvolvido. Portanto, o FAQ-BR pode ser considerado um instrumento bidimensional apropriado para aferir a capacidade funcional do idoso com base no relato do informante, e seu uso em pesquisas com populações semelhantes é recomendado.Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2018001104001Cadernos de Saúde Pública v.34 n.11 2018reponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/0102-311x00209917info:eu-repo/semantics/openAccessJomar,Rafael TavaresLourenço,Roberto AlvesLopes,Claudia de Souzapor2018-11-13T00:00:00Zoai:scielo:S0102-311X2018001104001Revistahttp://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2018-11-13T00:00Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Estrutura dimensional da versão brasileira do Functional Activities Questionnaire (FAQ-BR)
title Estrutura dimensional da versão brasileira do Functional Activities Questionnaire (FAQ-BR)
spellingShingle Estrutura dimensional da versão brasileira do Functional Activities Questionnaire (FAQ-BR)
Jomar,Rafael Tavares
Avaliação de Programas e Instrumentos de Pesquisa
Análise Fatorial
Estudos de Validação
Atividades Cotidianas
Saúde do Idoso
title_short Estrutura dimensional da versão brasileira do Functional Activities Questionnaire (FAQ-BR)
title_full Estrutura dimensional da versão brasileira do Functional Activities Questionnaire (FAQ-BR)
title_fullStr Estrutura dimensional da versão brasileira do Functional Activities Questionnaire (FAQ-BR)
title_full_unstemmed Estrutura dimensional da versão brasileira do Functional Activities Questionnaire (FAQ-BR)
title_sort Estrutura dimensional da versão brasileira do Functional Activities Questionnaire (FAQ-BR)
author Jomar,Rafael Tavares
author_facet Jomar,Rafael Tavares
Lourenço,Roberto Alves
Lopes,Claudia de Souza
author_role author
author2 Lourenço,Roberto Alves
Lopes,Claudia de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jomar,Rafael Tavares
Lourenço,Roberto Alves
Lopes,Claudia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de Programas e Instrumentos de Pesquisa
Análise Fatorial
Estudos de Validação
Atividades Cotidianas
Saúde do Idoso
topic Avaliação de Programas e Instrumentos de Pesquisa
Análise Fatorial
Estudos de Validação
Atividades Cotidianas
Saúde do Idoso
description Resumo: Este estudo teve por objetivo avaliar a estrutura dimensional e a consistência interna da versão brasileira do Functional Activities Questionnaire (FAQ-BR) para aferição da capacidade funcional do idoso, com base no relato de informante. Trata-se de um estudo seccional desenvolvido com 525 informantes de idosos não institucionalizados, em que análises fatoriais confirmatórias (AFC) e análises fatoriais exploratórias (AFC/E), modeladas segundo os princípios da AFC, foram usadas para identificar o modelo mais parcimonioso e mais bem ajustado. A consistência interna do FAQ-BR foi avaliada pela confiabilidade composta, e correlações entre suas dimensões foram examinadas a fim de investigar validade fatorial discriminante. A AFC não corroborou a estrutura unidimensional originalmente proposta. Em seguida, a AFC/E ajustou uma estrutura bidimensional que foi reavaliada por AFC, evidenciando um modelo sem cargas cruzadas como o mais parcimonioso e com adequados índices de ajuste. A consistência interna do FAQ-BR foi considerada satisfatória, e a correlação entre suas dimensões, aceitável. Esses achados são importantes, pois revelam a capacidade de a escala capturar o construto capacidade funcional do idoso em um contexto sociocultural distinto daquele em que foi desenvolvido. Portanto, o FAQ-BR pode ser considerado um instrumento bidimensional apropriado para aferir a capacidade funcional do idoso com base no relato do informante, e seu uso em pesquisas com populações semelhantes é recomendado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2018001104001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2018001104001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0102-311x00209917
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública v.34 n.11 2018
reponame:Cadernos de Saúde Pública
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Cadernos de Saúde Pública
collection Cadernos de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br
_version_ 1754115739373010944