Avaliação e monitoramento da atenção básica no Estado do Ceará, Brasil: explorando concepções e experiências no nível central

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos,Suziana Martins de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Bosi,Maria Lúcia Magalhães, Pontes,Ricardo José Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Saúde Pública
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2008001200018
Resumo: O modelo de atenção básica operacionalizado pela Estratégia Saúde da Família ainda não dispõe de mecanismos sistematizados e validados para seu monitoramento e avaliação. Derivado de uma experiência concreta, este estudo objetivou compreender experiências e explorar concepções de técnicos e gestores da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, Brasil, em relações às práticas de avaliação e monitoramento por ela desenvolvidas. A metodologia inscreve-se na tradição qualitativa, tendo sido a amostra teórica composta pelo grupo responsável pela atenção básica em nível estadual. Para a obtenção do material empírico utilizamos como principal técnica o grupo focal. Na etapa interpretativa, dentre os temas centrais destacam-se: natureza e finalidades da avaliação e experiências com avaliação. Ambos são focalizados neste artigo, evidenciando que os atores informantes não participam do processo de discussão das avaliações de programas e serviços de saúde, o que faz com que o conceito de avaliação seja pouco compreendido, tornando-o desgastado no processo de operacionalização das atividades. Nas experiências avaliativas, prevalece o modelo normativo, tradicional, revelando-se uma distância nos planos conceitual e praxiológico, em relação às propostas que confluem para o enfoque qualitativo-participativo.
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