A inserção da saúde bucal no Programa Saúde da Família: da universidade aos pólos de capacitação
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Saúde Pública |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2004000600011 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi verificar a concepção de formadores e estudantes de Odontologia sobre a atuação do cirurgião-dentista no Programa Saúde da Família (PSF) e oferecer contribuições para sua qualificação em Pólos de Educação Continuada. Fez-se uso do método de pesquisa qualitativa com construção do Discurso do Sujeito Coletivo, com base em entrevistas gravadas. A pesquisa abrangeu três instituições de ensino superior de Odontologia, localizadas nos municípios de Lins e Bauru, São Paulo, Brasil, sendo formados dois grupos focais: grupo 1 - Formadores e grupo 2 - Estudantes. Após a organização dos Discursos do Sujeito Coletivo por grupo focal, observou-se que tanto Formadores como Estudantes apresentam conceitos em construção sobre a atuação do cirurgião-dentista na saúde coletiva. Isso implica a necessidade de maior envolvimento do ensino superior com os serviços públicos de saúde, de modo a complementar algumas lacunas na formação e na prática dos cirurgiões-dentistas no PSF. |
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A inserção da saúde bucal no Programa Saúde da Família: da universidade aos pólos de capacitaçãoPrograma Saúde da FamíliaSaúde BucalEnsino SuperiorPesquisa QualitativaO objetivo deste trabalho foi verificar a concepção de formadores e estudantes de Odontologia sobre a atuação do cirurgião-dentista no Programa Saúde da Família (PSF) e oferecer contribuições para sua qualificação em Pólos de Educação Continuada. Fez-se uso do método de pesquisa qualitativa com construção do Discurso do Sujeito Coletivo, com base em entrevistas gravadas. A pesquisa abrangeu três instituições de ensino superior de Odontologia, localizadas nos municípios de Lins e Bauru, São Paulo, Brasil, sendo formados dois grupos focais: grupo 1 - Formadores e grupo 2 - Estudantes. Após a organização dos Discursos do Sujeito Coletivo por grupo focal, observou-se que tanto Formadores como Estudantes apresentam conceitos em construção sobre a atuação do cirurgião-dentista na saúde coletiva. Isso implica a necessidade de maior envolvimento do ensino superior com os serviços públicos de saúde, de modo a complementar algumas lacunas na formação e na prática dos cirurgiões-dentistas no PSF.Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2004000600011Cadernos de Saúde Pública v.20 n.6 2004reponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S0102-311X2004000600011info:eu-repo/semantics/openAccessMatos,Patrícia Elizabeth de SouzaTomita,Nilce Emypor2004-12-08T00:00:00Zoai:scielo:S0102-311X2004000600011Revistahttp://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2004-12-08T00:00Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
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