Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Saúde Pública |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2005000100022 |
Resumo: | Este artigo discute a teoria e prática da educação e saúde. Parte da idéia da hegemonia, na prática pedagógica em saúde, de estratégias ligadas à noção de que a apreensão de saber instituído sempre leva à aquisição de novos comportamentos e práticas. Diferentes axiomas têm norteado as práticas de educação e saúde em momentos distintos e/ou justapostos. O primeiro axioma volta-se para a idéia da superação da relação de determinação dos conhecimentos sobre as práticas; o segundo refere-se à relação de determinação das representações sobre as práticas; o terceiro vincula-se à análise das representações dentro do tradicional quadro de erros e acertos; o quarto trata da relação de reciprocidade entre as representações e as práticas; e o quinto se traduz na importância de se considerarem as práticas como passíveis de reelaboração pelas representações, apontando assim o lugar da experiência no entendimento dos processos de adoecimento dos sujeitos, bem como a forma como culturalmente constroem a doença. O artigo destaca a necessidade de se buscar uma articulação entre as representações sociais e a experiência da doença nas práticas educativas em saúde. |
id |
FIOCRUZ-5_d6f08890ef5ccf722e3f3d5a46d4e7d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-311X2005000100022 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-5 |
network_name_str |
Cadernos de Saúde Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doençaEducação em SaúdeConhecimentos, Atitudes e Prática em SaúdeComportamentoEste artigo discute a teoria e prática da educação e saúde. Parte da idéia da hegemonia, na prática pedagógica em saúde, de estratégias ligadas à noção de que a apreensão de saber instituído sempre leva à aquisição de novos comportamentos e práticas. Diferentes axiomas têm norteado as práticas de educação e saúde em momentos distintos e/ou justapostos. O primeiro axioma volta-se para a idéia da superação da relação de determinação dos conhecimentos sobre as práticas; o segundo refere-se à relação de determinação das representações sobre as práticas; o terceiro vincula-se à análise das representações dentro do tradicional quadro de erros e acertos; o quarto trata da relação de reciprocidade entre as representações e as práticas; e o quinto se traduz na importância de se considerarem as práticas como passíveis de reelaboração pelas representações, apontando assim o lugar da experiência no entendimento dos processos de adoecimento dos sujeitos, bem como a forma como culturalmente constroem a doença. O artigo destaca a necessidade de se buscar uma articulação entre as representações sociais e a experiência da doença nas práticas educativas em saúde.Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz2005-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2005000100022Cadernos de Saúde Pública v.21 n.1 2005reponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S0102-311X2005000100022info:eu-repo/semantics/openAccessGazzinelli,Maria FláviaGazzinelli,AndréaReis,Dener Carlos dosPenna,Cláudia Maria de Mattospor2005-01-28T00:00:00Zoai:scielo:S0102-311X2005000100022Revistahttp://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2005-01-28T00:00Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença |
title |
Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença |
spellingShingle |
Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença Gazzinelli,Maria Flávia Educação em Saúde Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde Comportamento |
title_short |
Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença |
title_full |
Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença |
title_fullStr |
Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença |
title_full_unstemmed |
Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença |
title_sort |
Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença |
author |
Gazzinelli,Maria Flávia |
author_facet |
Gazzinelli,Maria Flávia Gazzinelli,Andréa Reis,Dener Carlos dos Penna,Cláudia Maria de Mattos |
author_role |
author |
author2 |
Gazzinelli,Andréa Reis,Dener Carlos dos Penna,Cláudia Maria de Mattos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gazzinelli,Maria Flávia Gazzinelli,Andréa Reis,Dener Carlos dos Penna,Cláudia Maria de Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde Comportamento |
topic |
Educação em Saúde Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde Comportamento |
description |
Este artigo discute a teoria e prática da educação e saúde. Parte da idéia da hegemonia, na prática pedagógica em saúde, de estratégias ligadas à noção de que a apreensão de saber instituído sempre leva à aquisição de novos comportamentos e práticas. Diferentes axiomas têm norteado as práticas de educação e saúde em momentos distintos e/ou justapostos. O primeiro axioma volta-se para a idéia da superação da relação de determinação dos conhecimentos sobre as práticas; o segundo refere-se à relação de determinação das representações sobre as práticas; o terceiro vincula-se à análise das representações dentro do tradicional quadro de erros e acertos; o quarto trata da relação de reciprocidade entre as representações e as práticas; e o quinto se traduz na importância de se considerarem as práticas como passíveis de reelaboração pelas representações, apontando assim o lugar da experiência no entendimento dos processos de adoecimento dos sujeitos, bem como a forma como culturalmente constroem a doença. O artigo destaca a necessidade de se buscar uma articulação entre as representações sociais e a experiência da doença nas práticas educativas em saúde. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2005000100022 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2005000100022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-311X2005000100022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Saúde Pública v.21 n.1 2005 reponame:Cadernos de Saúde Pública instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Cadernos de Saúde Pública |
collection |
Cadernos de Saúde Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br |
_version_ |
1754115723347623936 |