Da crise psiquiátrica à crise psicossocial: noções presentes nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura,Beatriz Rocha
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Amorim,Marianna de Francisco, Reis,Alberto Olavo Advincula, Matsukura,Thelma Simões
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Saúde Pública
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2022001105006
Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar as noções de crise presentes nos discursos de trabalhadores e gestores de Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis (CAPSij), à luz dos paradigmas vigentes no campo, indicando possíveis impasses e avanços da atenção psicossocial de crianças e adolescentes. Serão apresentados os resultados articulados de três estudos exploratórios de natureza qualitativa, que abordam o tema da crise nos CAPSij da cidade de São Paulo, Brasil. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: questionário, roteiros de entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Para análise de dados utilizou-se a Análise de Conteúdo Temática, identificando duas categorias principais: crise psiquiátrica e crise psicossocial. A noção de crise psiquiátrica se refere à presença de sintomas agudos e discute-se o quanto essa concepção é insuficiente para responder à complexidade das situações de crise. A noção de crise psicossocial inscreve o sofrimento como uma experiência singular e social, revelando a importância dos contextos microssociais (família, escola, assim como outras instituições e comunidades) e macrossociais (dimensões sociais, históricas, culturais, políticas e econômicas) na compreensão da crise. A presença de ambas as noções evidencia a coexistência dos paradigmas psiquiátrico e psicossociai, além de revelar o processo de transição paradigmática em que esses serviços se encontram. Por fim, reiteramos que a produção do sofrimento psíquico em crianças e adolescentes é complexa e, na mesma medida, seus recursos e respostas também deverão ser, protegendo-os, assim, de processos que produzem mais sofrimento como a institucionalização, a patologização, a medicalização e a estigmatização.
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