Hipóteses, delineamento e instrumentos do Estudo Educatel, Brasil, 2015/2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Saúde Pública |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2019000504002 |
Resumo: | O Estudo Educatel 2015/2016 foi delineado para avaliar a saúde e as condições do trabalho realizado nas escolas, de uma amostra representativa dos 2.220.000 professores que atuavam na Educação Básica no Brasil. O objetivo do artigo foi descrever as bases e o delineamento da pesquisa telefônica, que utilizou questionário composto por 54 perguntas curtas e simples, a maioria composta de respostas preestabelecidas (questões fechadas), versando sobre morbidades, acidentes, absenteísmo, frequência dos comportamentos saudáveis, ambiente físico e psicossocial, e características do emprego. Na etapa piloto, o questionário multitemático foi avaliado a fim de verificar os efeitos da terminologia usada, o formato das questões e das alternativas de resposta, a organização interna das perguntas, a produção das respostas e a duração da entrevista. O treinamento dos entrevistadores, o acompanhamento e a escuta das chamadas em tempo real buscaram identificar problemas de comunicação. Os professores foram entrevistados na escola, após contato prévio com o assistente escolar para agendamento. Para interpretar os resultados, alerta-se sobre as vantagens e riscos de vieses relacionados à modalidade de entrevista por telefone. Os resultados sobre o perfil dos professores, adoecimento e ambiente escolar fornecerão insumos para a elaboração de ações intersetoriais para melhorar a saúde do grupo alvo que, de acordo com as concepções que foram aqui apresentadas, estaria relacionada aos indicadores educacionais brasileiros. |
id |
FIOCRUZ-5_f1de354bbb685cc63efdf76597d41c9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-311X2019000504002 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-5 |
network_name_str |
Cadernos de Saúde Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Hipóteses, delineamento e instrumentos do Estudo Educatel, Brasil, 2015/2016MétodosInquéritos EpidemiológicosProfessores EscolaresSaúde do TrabalhadorO Estudo Educatel 2015/2016 foi delineado para avaliar a saúde e as condições do trabalho realizado nas escolas, de uma amostra representativa dos 2.220.000 professores que atuavam na Educação Básica no Brasil. O objetivo do artigo foi descrever as bases e o delineamento da pesquisa telefônica, que utilizou questionário composto por 54 perguntas curtas e simples, a maioria composta de respostas preestabelecidas (questões fechadas), versando sobre morbidades, acidentes, absenteísmo, frequência dos comportamentos saudáveis, ambiente físico e psicossocial, e características do emprego. Na etapa piloto, o questionário multitemático foi avaliado a fim de verificar os efeitos da terminologia usada, o formato das questões e das alternativas de resposta, a organização interna das perguntas, a produção das respostas e a duração da entrevista. O treinamento dos entrevistadores, o acompanhamento e a escuta das chamadas em tempo real buscaram identificar problemas de comunicação. Os professores foram entrevistados na escola, após contato prévio com o assistente escolar para agendamento. Para interpretar os resultados, alerta-se sobre as vantagens e riscos de vieses relacionados à modalidade de entrevista por telefone. Os resultados sobre o perfil dos professores, adoecimento e ambiente escolar fornecerão insumos para a elaboração de ações intersetoriais para melhorar a saúde do grupo alvo que, de acordo com as concepções que foram aqui apresentadas, estaria relacionada aos indicadores educacionais brasileiros.Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2019000504002Cadernos de Saúde Pública v.35 suppl.1 2019reponame:Cadernos de Saúde Públicainstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/0102-311x00108618info:eu-repo/semantics/openAccessAssunção,Ada ÁvilaMedeiros,Adriane Mesquita deClaro,Rafael MoreiraVieira,Marcel de ToledoMaia,Emanuella GomesAndrade,Juliana Marapor2019-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-311X2019000504002Revistahttp://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br1678-44640102-311Xopendoar:2019-04-10T00:00Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hipóteses, delineamento e instrumentos do Estudo Educatel, Brasil, 2015/2016 |
title |
Hipóteses, delineamento e instrumentos do Estudo Educatel, Brasil, 2015/2016 |
spellingShingle |
Hipóteses, delineamento e instrumentos do Estudo Educatel, Brasil, 2015/2016 Assunção,Ada Ávila Métodos Inquéritos Epidemiológicos Professores Escolares Saúde do Trabalhador |
title_short |
Hipóteses, delineamento e instrumentos do Estudo Educatel, Brasil, 2015/2016 |
title_full |
Hipóteses, delineamento e instrumentos do Estudo Educatel, Brasil, 2015/2016 |
title_fullStr |
Hipóteses, delineamento e instrumentos do Estudo Educatel, Brasil, 2015/2016 |
title_full_unstemmed |
Hipóteses, delineamento e instrumentos do Estudo Educatel, Brasil, 2015/2016 |
title_sort |
Hipóteses, delineamento e instrumentos do Estudo Educatel, Brasil, 2015/2016 |
author |
Assunção,Ada Ávila |
author_facet |
Assunção,Ada Ávila Medeiros,Adriane Mesquita de Claro,Rafael Moreira Vieira,Marcel de Toledo Maia,Emanuella Gomes Andrade,Juliana Mara |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros,Adriane Mesquita de Claro,Rafael Moreira Vieira,Marcel de Toledo Maia,Emanuella Gomes Andrade,Juliana Mara |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assunção,Ada Ávila Medeiros,Adriane Mesquita de Claro,Rafael Moreira Vieira,Marcel de Toledo Maia,Emanuella Gomes Andrade,Juliana Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Métodos Inquéritos Epidemiológicos Professores Escolares Saúde do Trabalhador |
topic |
Métodos Inquéritos Epidemiológicos Professores Escolares Saúde do Trabalhador |
description |
O Estudo Educatel 2015/2016 foi delineado para avaliar a saúde e as condições do trabalho realizado nas escolas, de uma amostra representativa dos 2.220.000 professores que atuavam na Educação Básica no Brasil. O objetivo do artigo foi descrever as bases e o delineamento da pesquisa telefônica, que utilizou questionário composto por 54 perguntas curtas e simples, a maioria composta de respostas preestabelecidas (questões fechadas), versando sobre morbidades, acidentes, absenteísmo, frequência dos comportamentos saudáveis, ambiente físico e psicossocial, e características do emprego. Na etapa piloto, o questionário multitemático foi avaliado a fim de verificar os efeitos da terminologia usada, o formato das questões e das alternativas de resposta, a organização interna das perguntas, a produção das respostas e a duração da entrevista. O treinamento dos entrevistadores, o acompanhamento e a escuta das chamadas em tempo real buscaram identificar problemas de comunicação. Os professores foram entrevistados na escola, após contato prévio com o assistente escolar para agendamento. Para interpretar os resultados, alerta-se sobre as vantagens e riscos de vieses relacionados à modalidade de entrevista por telefone. Os resultados sobre o perfil dos professores, adoecimento e ambiente escolar fornecerão insumos para a elaboração de ações intersetoriais para melhorar a saúde do grupo alvo que, de acordo com as concepções que foram aqui apresentadas, estaria relacionada aos indicadores educacionais brasileiros. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2019000504002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2019000504002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0102-311x00108618 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Saúde Pública v.35 suppl.1 2019 reponame:Cadernos de Saúde Pública instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Cadernos de Saúde Pública |
collection |
Cadernos de Saúde Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernos@ensp.fiocruz.br||cadernos@ensp.fiocruz.br |
_version_ |
1754115739816558592 |