“Nada mais natural que amamentar” - Discursos contemporâneos sobre aleitamento materno no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kalil, Irene Rocha
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Costa, Maria Conceição da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RECIIS (Online)
Texto Completo: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/730
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão teórica acerca dos discursos expressos nos materiais de orientação sobre aleitamento materno desenvolvidos pelo Ministério da Saúde brasileiro na última década, sobretudo as campanhas publicitárias da Semana Mundial da Amamentação (SMAM), com o objetivo principal de identificar os sentidos da amamentação neles privilegiados ou silenciados. Por meio do resgate histórico de concepções sociais sobre aleitamento materno surgidas nas sociedades ocidentais a partir do século XVIII, quando tem início o movimento a que Foucault (1985) chamou de “poder sobre a vida”, e passando pelo movimento médico higienista, fortemente presente em nosso país na virada do século XIX para o XX, é possível perceber que os discursos contemporâneos oficiais que abordam a amamentação guardam significativas aproximações com aqueles dirigidos ao que Costa (1999)nomeou de “mãe higiênica”, que definiam a mulher como responsável pelo crescimento saudável dos jovens cidadãos, garantindo, assim, o futuro da nação. Os materiais de orientação atuais reproduzem, em geral, um modelo desenvolvimentista da comunicação, no qual a informação deve ser transmitida por meio de um processo linear, verticalizado eunidirecional (ARAÚJO, 2004), e permanecem pautados, basicamente, em uma visão instrumental do papel da mulher-mãe na sociedade.Palavras-chave: Discursos; campanhas; amamentação; higienismo; mães.
id FIOCRUZ-6_ecf772ee3743f243e2bab756fdee0546
oai_identifier_str oai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/730
network_acronym_str FIOCRUZ-6
network_name_str RECIIS (Online)
repository_id_str
spelling “Nada mais natural que amamentar” - Discursos contemporâneos sobre aleitamento materno no BrasilDiscursoscampanhasamamentaçãohigienismomãesEste trabalho apresenta uma reflexão teórica acerca dos discursos expressos nos materiais de orientação sobre aleitamento materno desenvolvidos pelo Ministério da Saúde brasileiro na última década, sobretudo as campanhas publicitárias da Semana Mundial da Amamentação (SMAM), com o objetivo principal de identificar os sentidos da amamentação neles privilegiados ou silenciados. Por meio do resgate histórico de concepções sociais sobre aleitamento materno surgidas nas sociedades ocidentais a partir do século XVIII, quando tem início o movimento a que Foucault (1985) chamou de “poder sobre a vida”, e passando pelo movimento médico higienista, fortemente presente em nosso país na virada do século XIX para o XX, é possível perceber que os discursos contemporâneos oficiais que abordam a amamentação guardam significativas aproximações com aqueles dirigidos ao que Costa (1999)nomeou de “mãe higiênica”, que definiam a mulher como responsável pelo crescimento saudável dos jovens cidadãos, garantindo, assim, o futuro da nação. Os materiais de orientação atuais reproduzem, em geral, um modelo desenvolvimentista da comunicação, no qual a informação deve ser transmitida por meio de um processo linear, verticalizado eunidirecional (ARAÚJO, 2004), e permanecem pautados, basicamente, em uma visão instrumental do papel da mulher-mãe na sociedade.Palavras-chave: Discursos; campanhas; amamentação; higienismo; mães.Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)2016-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/73010.3395/reciis.v6i4.730Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 6 No. 4 (2012): Temático | Comunicação e saúde: temas, questões e perspectivas latinoamericanasRevista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 6 Núm. 4 (2012): Temático | Comunicação e saúde: temas, questões e perspectivas latinoamericanasRevue de la Communication, de l'Information et de l'Innovation en santé; Vol. 6 No 4 (2012): Temático | Comunicação e saúde: temas, questões e perspectivas latinoamericanasRevista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 6 n. 4 (2012): Temático | Comunicação e saúde: temas, questões e perspectivas latinoamericanas1981-6278reponame:RECIIS (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/730/1373Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessKalil, Irene RochaCosta, Maria Conceição da2019-05-17T16:37:38Zoai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/730Revistahttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciishttps://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/oaireciis@icict.fiocruz.br1981-62781981-6278opendoar:2019-05-17T16:37:38RECIIS (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv “Nada mais natural que amamentar” - Discursos contemporâneos sobre aleitamento materno no Brasil
title “Nada mais natural que amamentar” - Discursos contemporâneos sobre aleitamento materno no Brasil
spellingShingle “Nada mais natural que amamentar” - Discursos contemporâneos sobre aleitamento materno no Brasil
Kalil, Irene Rocha
Discursos
campanhas
amamentação
higienismo
mães
title_short “Nada mais natural que amamentar” - Discursos contemporâneos sobre aleitamento materno no Brasil
title_full “Nada mais natural que amamentar” - Discursos contemporâneos sobre aleitamento materno no Brasil
title_fullStr “Nada mais natural que amamentar” - Discursos contemporâneos sobre aleitamento materno no Brasil
title_full_unstemmed “Nada mais natural que amamentar” - Discursos contemporâneos sobre aleitamento materno no Brasil
title_sort “Nada mais natural que amamentar” - Discursos contemporâneos sobre aleitamento materno no Brasil
author Kalil, Irene Rocha
author_facet Kalil, Irene Rocha
Costa, Maria Conceição da
author_role author
author2 Costa, Maria Conceição da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kalil, Irene Rocha
Costa, Maria Conceição da
dc.subject.por.fl_str_mv Discursos
campanhas
amamentação
higienismo
mães
topic Discursos
campanhas
amamentação
higienismo
mães
description Este trabalho apresenta uma reflexão teórica acerca dos discursos expressos nos materiais de orientação sobre aleitamento materno desenvolvidos pelo Ministério da Saúde brasileiro na última década, sobretudo as campanhas publicitárias da Semana Mundial da Amamentação (SMAM), com o objetivo principal de identificar os sentidos da amamentação neles privilegiados ou silenciados. Por meio do resgate histórico de concepções sociais sobre aleitamento materno surgidas nas sociedades ocidentais a partir do século XVIII, quando tem início o movimento a que Foucault (1985) chamou de “poder sobre a vida”, e passando pelo movimento médico higienista, fortemente presente em nosso país na virada do século XIX para o XX, é possível perceber que os discursos contemporâneos oficiais que abordam a amamentação guardam significativas aproximações com aqueles dirigidos ao que Costa (1999)nomeou de “mãe higiênica”, que definiam a mulher como responsável pelo crescimento saudável dos jovens cidadãos, garantindo, assim, o futuro da nação. Os materiais de orientação atuais reproduzem, em geral, um modelo desenvolvimentista da comunicação, no qual a informação deve ser transmitida por meio de um processo linear, verticalizado eunidirecional (ARAÚJO, 2004), e permanecem pautados, basicamente, em uma visão instrumental do papel da mulher-mãe na sociedade.Palavras-chave: Discursos; campanhas; amamentação; higienismo; mães.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/730
10.3395/reciis.v6i4.730
url https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/730
identifier_str_mv 10.3395/reciis.v6i4.730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/730/1373
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 6 No. 4 (2012): Temático | Comunicação e saúde: temas, questões e perspectivas latinoamericanas
Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 6 Núm. 4 (2012): Temático | Comunicação e saúde: temas, questões e perspectivas latinoamericanas
Revue de la Communication, de l'Information et de l'Innovation en santé; Vol. 6 No 4 (2012): Temático | Comunicação e saúde: temas, questões e perspectivas latinoamericanas
Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 6 n. 4 (2012): Temático | Comunicação e saúde: temas, questões e perspectivas latinoamericanas
1981-6278
reponame:RECIIS (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str RECIIS (Online)
collection RECIIS (Online)
repository.name.fl_str_mv RECIIS (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv reciis@icict.fiocruz.br
_version_ 1798942462995070976