A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História. Ciências. Saúde-Manguinhos |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702021000300727 |
Resumo: | Resumo O uso de história e filosofia da ciência no ensino-aprendizagem é comumente negligenciado, linear e/ou descontextualizado nos livros didáticos. Isso aconteceria com a história do conceito de enzimas? Este trabalho busca investigar essa questão. Para a fundamentação teórica, foi realizada breve revisão bibliográfica, investigando-se como o conceito de enzimas é apresentado em nove livros didáticos, seguindo três categorias de análise. Encontrou-se, de forma geral, falta de interconexão nos assuntos de bioquímica, sendo as enzimas usualmente apresentadas apenas pelo modelo “chave-fechadura”, que hoje não é representativo da complexidade do fenômeno. Além disso, foram observados limites conceituais decorrentes da ausência ou deficiência na contextualização histórica presente no material didático. |
id |
FIOCRUZ-7_140bc251f419887c1d7e95a35d3129e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-59702021000300727 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-7 |
network_name_str |
História. Ciências. Saúde-Manguinhos |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologiabioquímicaensino de biologiaenzimaslivro didáticohistória e filosofia da ciênciaResumo O uso de história e filosofia da ciência no ensino-aprendizagem é comumente negligenciado, linear e/ou descontextualizado nos livros didáticos. Isso aconteceria com a história do conceito de enzimas? Este trabalho busca investigar essa questão. Para a fundamentação teórica, foi realizada breve revisão bibliográfica, investigando-se como o conceito de enzimas é apresentado em nove livros didáticos, seguindo três categorias de análise. Encontrou-se, de forma geral, falta de interconexão nos assuntos de bioquímica, sendo as enzimas usualmente apresentadas apenas pelo modelo “chave-fechadura”, que hoje não é representativo da complexidade do fenômeno. Além disso, foram observados limites conceituais decorrentes da ausência ou deficiência na contextualização histórica presente no material didático.Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702021000300727História, Ciências, Saúde-Manguinhos v.28 n.3 2021reponame:História. Ciências. Saúde-Manguinhosinstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/s0104-59702021000300006info:eu-repo/semantics/openAccessTonolli,Paulo NewtonFranco,Fernando FariaSilva,Antônio Fernando Gouvêapor2021-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S0104-59702021000300727Revistahttp://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hscience@coc.fiocruz.br1678-47580104-5970opendoar:2021-08-31T00:00História. Ciências. Saúde-Manguinhos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologia |
title |
A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologia |
spellingShingle |
A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologia Tonolli,Paulo Newton bioquímica ensino de biologia enzimas livro didático história e filosofia da ciência |
title_short |
A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologia |
title_full |
A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologia |
title_fullStr |
A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologia |
title_full_unstemmed |
A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologia |
title_sort |
A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologia |
author |
Tonolli,Paulo Newton |
author_facet |
Tonolli,Paulo Newton Franco,Fernando Faria Silva,Antônio Fernando Gouvêa |
author_role |
author |
author2 |
Franco,Fernando Faria Silva,Antônio Fernando Gouvêa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonolli,Paulo Newton Franco,Fernando Faria Silva,Antônio Fernando Gouvêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bioquímica ensino de biologia enzimas livro didático história e filosofia da ciência |
topic |
bioquímica ensino de biologia enzimas livro didático história e filosofia da ciência |
description |
Resumo O uso de história e filosofia da ciência no ensino-aprendizagem é comumente negligenciado, linear e/ou descontextualizado nos livros didáticos. Isso aconteceria com a história do conceito de enzimas? Este trabalho busca investigar essa questão. Para a fundamentação teórica, foi realizada breve revisão bibliográfica, investigando-se como o conceito de enzimas é apresentado em nove livros didáticos, seguindo três categorias de análise. Encontrou-se, de forma geral, falta de interconexão nos assuntos de bioquímica, sendo as enzimas usualmente apresentadas apenas pelo modelo “chave-fechadura”, que hoje não é representativo da complexidade do fenômeno. Além disso, foram observados limites conceituais decorrentes da ausência ou deficiência na contextualização histórica presente no material didático. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702021000300727 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702021000300727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s0104-59702021000300006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
História, Ciências, Saúde-Manguinhos v.28 n.3 2021 reponame:História. Ciências. Saúde-Manguinhos instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
História. Ciências. Saúde-Manguinhos |
collection |
História. Ciências. Saúde-Manguinhos |
repository.name.fl_str_mv |
História. Ciências. Saúde-Manguinhos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hscience@coc.fiocruz.br |
_version_ |
1754115681472741376 |