A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonolli,Paulo Newton
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Franco,Fernando Faria, Silva,Antônio Fernando Gouvêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História. Ciências. Saúde-Manguinhos
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702021000300727
Resumo: Resumo O uso de história e filosofia da ciência no ensino-aprendizagem é comumente negligenciado, linear e/ou descontextualizado nos livros didáticos. Isso aconteceria com a história do conceito de enzimas? Este trabalho busca investigar essa questão. Para a fundamentação teórica, foi realizada breve revisão bibliográfica, investigando-se como o conceito de enzimas é apresentado em nove livros didáticos, seguindo três categorias de análise. Encontrou-se, de forma geral, falta de interconexão nos assuntos de bioquímica, sendo as enzimas usualmente apresentadas apenas pelo modelo “chave-fechadura”, que hoje não é representativo da complexidade do fenômeno. Além disso, foram observados limites conceituais decorrentes da ausência ou deficiência na contextualização histórica presente no material didático.
id FIOCRUZ-7_140bc251f419887c1d7e95a35d3129e1
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-59702021000300727
network_acronym_str FIOCRUZ-7
network_name_str História. Ciências. Saúde-Manguinhos
repository_id_str
spelling A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologiabioquímicaensino de biologiaenzimaslivro didáticohistória e filosofia da ciênciaResumo O uso de história e filosofia da ciência no ensino-aprendizagem é comumente negligenciado, linear e/ou descontextualizado nos livros didáticos. Isso aconteceria com a história do conceito de enzimas? Este trabalho busca investigar essa questão. Para a fundamentação teórica, foi realizada breve revisão bibliográfica, investigando-se como o conceito de enzimas é apresentado em nove livros didáticos, seguindo três categorias de análise. Encontrou-se, de forma geral, falta de interconexão nos assuntos de bioquímica, sendo as enzimas usualmente apresentadas apenas pelo modelo “chave-fechadura”, que hoje não é representativo da complexidade do fenômeno. Além disso, foram observados limites conceituais decorrentes da ausência ou deficiência na contextualização histórica presente no material didático.Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702021000300727História, Ciências, Saúde-Manguinhos v.28 n.3 2021reponame:História. Ciências. Saúde-Manguinhosinstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/s0104-59702021000300006info:eu-repo/semantics/openAccessTonolli,Paulo NewtonFranco,Fernando FariaSilva,Antônio Fernando Gouvêapor2021-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S0104-59702021000300727Revistahttp://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hscience@coc.fiocruz.br1678-47580104-5970opendoar:2021-08-31T00:00História. Ciências. Saúde-Manguinhos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologia
title A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologia
spellingShingle A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologia
Tonolli,Paulo Newton
bioquímica
ensino de biologia
enzimas
livro didático
história e filosofia da ciência
title_short A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologia
title_full A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologia
title_fullStr A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologia
title_full_unstemmed A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologia
title_sort A construção histórica do conceito de enzima e sua abordagem em livros didáticos de biologia
author Tonolli,Paulo Newton
author_facet Tonolli,Paulo Newton
Franco,Fernando Faria
Silva,Antônio Fernando Gouvêa
author_role author
author2 Franco,Fernando Faria
Silva,Antônio Fernando Gouvêa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonolli,Paulo Newton
Franco,Fernando Faria
Silva,Antônio Fernando Gouvêa
dc.subject.por.fl_str_mv bioquímica
ensino de biologia
enzimas
livro didático
história e filosofia da ciência
topic bioquímica
ensino de biologia
enzimas
livro didático
história e filosofia da ciência
description Resumo O uso de história e filosofia da ciência no ensino-aprendizagem é comumente negligenciado, linear e/ou descontextualizado nos livros didáticos. Isso aconteceria com a história do conceito de enzimas? Este trabalho busca investigar essa questão. Para a fundamentação teórica, foi realizada breve revisão bibliográfica, investigando-se como o conceito de enzimas é apresentado em nove livros didáticos, seguindo três categorias de análise. Encontrou-se, de forma geral, falta de interconexão nos assuntos de bioquímica, sendo as enzimas usualmente apresentadas apenas pelo modelo “chave-fechadura”, que hoje não é representativo da complexidade do fenômeno. Além disso, foram observados limites conceituais decorrentes da ausência ou deficiência na contextualização histórica presente no material didático.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702021000300727
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702021000300727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0104-59702021000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
publisher.none.fl_str_mv Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
dc.source.none.fl_str_mv História, Ciências, Saúde-Manguinhos v.28 n.3 2021
reponame:História. Ciências. Saúde-Manguinhos
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str História. Ciências. Saúde-Manguinhos
collection História. Ciências. Saúde-Manguinhos
repository.name.fl_str_mv História. Ciências. Saúde-Manguinhos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv ||hscience@coc.fiocruz.br
_version_ 1754115681472741376