Os significados da “Sinfonia do café”: uma releitura da canção de Humberto Teixeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História. Ciências. Saúde-Manguinhos |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702019000100145 |
Resumo: | Resumo O artigo toma como objeto central de investigação a letra da canção “Sinfonia do café”, composta em 1944 por Humberto Teixeira, procurando analisá-la sob uma perspectiva sócio-histórica e linguística. A análise buscou suporte teórico na filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, em particular, suas concepções de “enunciação” e “interação verbal”. A partir da relação intersubjetiva entre locutor e interlocutor, buscamos identificar possíveis significações da canção e do tema central abordado (café) no contexto de sua criação. A análise evidenciou a função político-ideológica que o gênero musical samba-exaltação exerceu no Estado Novo. Naquele contexto, café e samba-exaltação foram os principais produtos de exportação (agrícola e musical) que deveriam expressar a grandiosidade econômica e cultural brasileira. |
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Os significados da “Sinfonia do café”: uma releitura da canção de Humberto Teixeiracafésamba-exaltaçãomúsica popular brasileiraHumberto Teixeira (1915-1979Mikhail Bakhtin (1895-1975Resumo O artigo toma como objeto central de investigação a letra da canção “Sinfonia do café”, composta em 1944 por Humberto Teixeira, procurando analisá-la sob uma perspectiva sócio-histórica e linguística. A análise buscou suporte teórico na filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, em particular, suas concepções de “enunciação” e “interação verbal”. A partir da relação intersubjetiva entre locutor e interlocutor, buscamos identificar possíveis significações da canção e do tema central abordado (café) no contexto de sua criação. A análise evidenciou a função político-ideológica que o gênero musical samba-exaltação exerceu no Estado Novo. Naquele contexto, café e samba-exaltação foram os principais produtos de exportação (agrícola e musical) que deveriam expressar a grandiosidade econômica e cultural brasileira.Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz2019-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702019000100145História, Ciências, Saúde-Manguinhos v.26 n.1 2019reponame:História. Ciências. Saúde-Manguinhosinstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/s0104-59702019000100009info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos,Francisco de Assis Guedes depor2019-03-29T00:00:00Zoai:scielo:S0104-59702019000100145Revistahttp://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hscience@coc.fiocruz.br1678-47580104-5970opendoar:2019-03-29T00:00História. Ciências. Saúde-Manguinhos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
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