A caracterização do uso de animais no ensino a partir da percepção de estudantes de ciências biológicas e da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História. Ciências. Saúde-Manguinhos |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000300863 |
Resumo: | Animais são utilizados para diversos fins no âmbito científico, sendo destacado nesta pesquisa o emprego no ensino. Objetivando melhor caracterizar esse uso, um questionário foi aplicado a 427 estudantes de medicina, farmácia e ciências biológicas das universidades federais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Uma série de dados pode ser levantada, como a elevada taxa de sensação de incômodo, e o interesse predominante de apoiar a substituição de animais no âmbito do ensino. Concluímos que o uso de animais para fins didáticos tem alto poder gerador de conflitos – especialmente quando a percepção do sofrimento animal é identificada pelos estudantes. Por fim, três tipos de uso de animais no contexto do ensino são propostos. |
id |
FIOCRUZ-7_f65c6627f32d5099c74a7a943dbcbfe0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-59702015000300863 |
network_acronym_str |
FIOCRUZ-7 |
network_name_str |
História. Ciências. Saúde-Manguinhos |
repository_id_str |
|
spelling |
A caracterização do uso de animais no ensino a partir da percepção de estudantes de ciências biológicas e da saúdepercepção de estudanteseducação superioralternativas ao uso de animaiséticadidáticaAnimais são utilizados para diversos fins no âmbito científico, sendo destacado nesta pesquisa o emprego no ensino. Objetivando melhor caracterizar esse uso, um questionário foi aplicado a 427 estudantes de medicina, farmácia e ciências biológicas das universidades federais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Uma série de dados pode ser levantada, como a elevada taxa de sensação de incômodo, e o interesse predominante de apoiar a substituição de animais no âmbito do ensino. Concluímos que o uso de animais para fins didáticos tem alto poder gerador de conflitos – especialmente quando a percepção do sofrimento animal é identificada pelos estudantes. Por fim, três tipos de uso de animais no contexto do ensino são propostos.Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000300863História, Ciências, Saúde-Manguinhos v.22 n.3 2015reponame:História. Ciências. Saúde-Manguinhosinstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S0104-59702015000300012info:eu-repo/semantics/openAccessTréz,Thales de Apor2015-08-25T00:00:00Zoai:scielo:S0104-59702015000300863Revistahttp://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hscience@coc.fiocruz.br1678-47580104-5970opendoar:2015-08-25T00:00História. Ciências. Saúde-Manguinhos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A caracterização do uso de animais no ensino a partir da percepção de estudantes de ciências biológicas e da saúde |
title |
A caracterização do uso de animais no ensino a partir da percepção de estudantes de ciências biológicas e da saúde |
spellingShingle |
A caracterização do uso de animais no ensino a partir da percepção de estudantes de ciências biológicas e da saúde Tréz,Thales de A percepção de estudantes educação superior alternativas ao uso de animais ética didática |
title_short |
A caracterização do uso de animais no ensino a partir da percepção de estudantes de ciências biológicas e da saúde |
title_full |
A caracterização do uso de animais no ensino a partir da percepção de estudantes de ciências biológicas e da saúde |
title_fullStr |
A caracterização do uso de animais no ensino a partir da percepção de estudantes de ciências biológicas e da saúde |
title_full_unstemmed |
A caracterização do uso de animais no ensino a partir da percepção de estudantes de ciências biológicas e da saúde |
title_sort |
A caracterização do uso de animais no ensino a partir da percepção de estudantes de ciências biológicas e da saúde |
author |
Tréz,Thales de A |
author_facet |
Tréz,Thales de A |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tréz,Thales de A |
dc.subject.por.fl_str_mv |
percepção de estudantes educação superior alternativas ao uso de animais ética didática |
topic |
percepção de estudantes educação superior alternativas ao uso de animais ética didática |
description |
Animais são utilizados para diversos fins no âmbito científico, sendo destacado nesta pesquisa o emprego no ensino. Objetivando melhor caracterizar esse uso, um questionário foi aplicado a 427 estudantes de medicina, farmácia e ciências biológicas das universidades federais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Uma série de dados pode ser levantada, como a elevada taxa de sensação de incômodo, e o interesse predominante de apoiar a substituição de animais no âmbito do ensino. Concluímos que o uso de animais para fins didáticos tem alto poder gerador de conflitos – especialmente quando a percepção do sofrimento animal é identificada pelos estudantes. Por fim, três tipos de uso de animais no contexto do ensino são propostos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000300863 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000300863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-59702015000300012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
História, Ciências, Saúde-Manguinhos v.22 n.3 2015 reponame:História. Ciências. Saúde-Manguinhos instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
História. Ciências. Saúde-Manguinhos |
collection |
História. Ciências. Saúde-Manguinhos |
repository.name.fl_str_mv |
História. Ciências. Saúde-Manguinhos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hscience@coc.fiocruz.br |
_version_ |
1754115679118688256 |