A caracterização do uso de animais no ensino a partir da percepção de estudantes de ciências biológicas e da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tréz,Thales de A
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História. Ciências. Saúde-Manguinhos
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000300863
Resumo: Animais são utilizados para diversos fins no âmbito científico, sendo destacado nesta pesquisa o emprego no ensino. Objetivando melhor caracterizar esse uso, um questionário foi aplicado a 427 estudantes de medicina, farmácia e ciências biológicas das universidades federais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Uma série de dados pode ser levantada, como a elevada taxa de sensação de incômodo, e o interesse predominante de apoiar a substituição de animais no âmbito do ensino. Concluímos que o uso de animais para fins didáticos tem alto poder gerador de conflitos – especialmente quando a percepção do sofrimento animal é identificada pelos estudantes. Por fim, três tipos de uso de animais no contexto do ensino são propostos.
id FIOCRUZ-7_f65c6627f32d5099c74a7a943dbcbfe0
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-59702015000300863
network_acronym_str FIOCRUZ-7
network_name_str História. Ciências. Saúde-Manguinhos
repository_id_str
spelling A caracterização do uso de animais no ensino a partir da percepção de estudantes de ciências biológicas e da saúdepercepção de estudanteseducação superioralternativas ao uso de animaiséticadidáticaAnimais são utilizados para diversos fins no âmbito científico, sendo destacado nesta pesquisa o emprego no ensino. Objetivando melhor caracterizar esse uso, um questionário foi aplicado a 427 estudantes de medicina, farmácia e ciências biológicas das universidades federais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Uma série de dados pode ser levantada, como a elevada taxa de sensação de incômodo, e o interesse predominante de apoiar a substituição de animais no âmbito do ensino. Concluímos que o uso de animais para fins didáticos tem alto poder gerador de conflitos – especialmente quando a percepção do sofrimento animal é identificada pelos estudantes. Por fim, três tipos de uso de animais no contexto do ensino são propostos.Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000300863História, Ciências, Saúde-Manguinhos v.22 n.3 2015reponame:História. Ciências. Saúde-Manguinhosinstname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/S0104-59702015000300012info:eu-repo/semantics/openAccessTréz,Thales de Apor2015-08-25T00:00:00Zoai:scielo:S0104-59702015000300863Revistahttp://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hscience@coc.fiocruz.br1678-47580104-5970opendoar:2015-08-25T00:00História. Ciências. Saúde-Manguinhos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv A caracterização do uso de animais no ensino a partir da percepção de estudantes de ciências biológicas e da saúde
title A caracterização do uso de animais no ensino a partir da percepção de estudantes de ciências biológicas e da saúde
spellingShingle A caracterização do uso de animais no ensino a partir da percepção de estudantes de ciências biológicas e da saúde
Tréz,Thales de A
percepção de estudantes
educação superior
alternativas ao uso de animais
ética
didática
title_short A caracterização do uso de animais no ensino a partir da percepção de estudantes de ciências biológicas e da saúde
title_full A caracterização do uso de animais no ensino a partir da percepção de estudantes de ciências biológicas e da saúde
title_fullStr A caracterização do uso de animais no ensino a partir da percepção de estudantes de ciências biológicas e da saúde
title_full_unstemmed A caracterização do uso de animais no ensino a partir da percepção de estudantes de ciências biológicas e da saúde
title_sort A caracterização do uso de animais no ensino a partir da percepção de estudantes de ciências biológicas e da saúde
author Tréz,Thales de A
author_facet Tréz,Thales de A
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tréz,Thales de A
dc.subject.por.fl_str_mv percepção de estudantes
educação superior
alternativas ao uso de animais
ética
didática
topic percepção de estudantes
educação superior
alternativas ao uso de animais
ética
didática
description Animais são utilizados para diversos fins no âmbito científico, sendo destacado nesta pesquisa o emprego no ensino. Objetivando melhor caracterizar esse uso, um questionário foi aplicado a 427 estudantes de medicina, farmácia e ciências biológicas das universidades federais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Uma série de dados pode ser levantada, como a elevada taxa de sensação de incômodo, e o interesse predominante de apoiar a substituição de animais no âmbito do ensino. Concluímos que o uso de animais para fins didáticos tem alto poder gerador de conflitos – especialmente quando a percepção do sofrimento animal é identificada pelos estudantes. Por fim, três tipos de uso de animais no contexto do ensino são propostos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000300863
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000300863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-59702015000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
publisher.none.fl_str_mv Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
dc.source.none.fl_str_mv História, Ciências, Saúde-Manguinhos v.22 n.3 2015
reponame:História. Ciências. Saúde-Manguinhos
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str História. Ciências. Saúde-Manguinhos
collection História. Ciências. Saúde-Manguinhos
repository.name.fl_str_mv História. Ciências. Saúde-Manguinhos - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv ||hscience@coc.fiocruz.br
_version_ 1754115679118688256