Controle interno na percepção dos gestores: estudo nas fundações de apoio às instituições federais de ensino superior do Brasil
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/369 |
Resumo: | O terceiro setor é composto por organizações sem fins lucrativos, formado exclusivamente de organizações não governamentais. Nesse segmento se enquadram as fundações de apoio às instituições de ensino, instituições criadas para dar apoio no gerenciamento administrativo e financeiro na execução de projetos de pesquisa, ensino e extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, e para uma administração eficiente dessas instituições faz-se necessários mecanismos que auxiliem na sua gestão. O presente trabalho tem como objetivo verificar a percepção dos gestores em relação ao controle interno nas fundações de Apoio às Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil. Essa pesquisa caracterizou-se como descritiva; para coleta dos dados foi aplicado um questionário com escala Likert às 102 fundações associadas ao Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), para análise dos resultados utilizou-se a métrica do raking médio e a ferramenta de tabela de contingência. Dentre os resultados, vale destacar que 58% das fundações possuem um órgão de controle interno, quanto aos funcionários na percepção dos gestores, estes possuem conhecimento das responsabilidades de forma prática em 92,3%, em contraponto que o conhecimento via manuais de controle interno teve apenas 30,7% de concordância. 84,6% concordam que os procedimentos de controle interno são utilizados para atender obrigações legais. Percebe-se que as instituições possuem noção sobre o que é o controle interno, contudo, as entidades que afirmam possuir esse órgão apresentam falhas nas suas atuações. |
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Controle interno na percepção dos gestores: estudo nas fundações de apoio às instituições federais de ensino superior do BrasilInternal control in the manager's perception: study of support foundations for supporting the federal institutions of higher education in Brazilcontrole internofundações de apoiogestoresInternal controlsupport foundationsmanagers.O terceiro setor é composto por organizações sem fins lucrativos, formado exclusivamente de organizações não governamentais. Nesse segmento se enquadram as fundações de apoio às instituições de ensino, instituições criadas para dar apoio no gerenciamento administrativo e financeiro na execução de projetos de pesquisa, ensino e extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, e para uma administração eficiente dessas instituições faz-se necessários mecanismos que auxiliem na sua gestão. O presente trabalho tem como objetivo verificar a percepção dos gestores em relação ao controle interno nas fundações de Apoio às Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil. Essa pesquisa caracterizou-se como descritiva; para coleta dos dados foi aplicado um questionário com escala Likert às 102 fundações associadas ao Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), para análise dos resultados utilizou-se a métrica do raking médio e a ferramenta de tabela de contingência. Dentre os resultados, vale destacar que 58% das fundações possuem um órgão de controle interno, quanto aos funcionários na percepção dos gestores, estes possuem conhecimento das responsabilidades de forma prática em 92,3%, em contraponto que o conhecimento via manuais de controle interno teve apenas 30,7% de concordância. 84,6% concordam que os procedimentos de controle interno são utilizados para atender obrigações legais. Percebe-se que as instituições possuem noção sobre o que é o controle interno, contudo, as entidades que afirmam possuir esse órgão apresentam falhas nas suas atuações.The third sector is made up of non-profit organizations, made up exclusively of non-governmental organizations. In this segment, support foundations are found in educational institutions, institutions created to support administrative and financial management in the execution of research, teaching and extension projects and institutional, scientific and technological development, and for an efficient administration of these institutions. mechanisms are needed to assist in their management. The present work has the objective of verifying the perception of the managers in relation to the internal control in the foundations of Support to the Federal Institutions of Higher Education of Brazil. For the data collection, a questionnaire with a Likert scale was applied to the 102 foundations associated with the National Council of Foundations of Support to Higher Education Institutions and Scientific and Technological Research, to analyze the results used the average raking metric and the contingency table tool. Among the results, it is worth mentioning that 58% of the foundations have an internal control body, as for the employees in the perception of the managers, these have a practical knowledge of the responsibilities in 92.3%, in counterpoint that the knowledge via internal control manuals had only 30.7% agreement. Already for 84.6% they agree that internal control procedures are used to meet legal obligations. It is noticed that the institutions have notion about what is the internal control, however, the entities that claim to have this organ present flaws in their actions.Fernando de Almeida Santos2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/36910.21710/rch.v21i0.369Revista Científica Hermes; v. 21 (2018): maio a agosto; 380-399Revista Científica Hermes ; Vol. 21 (2018): maio a agosto; 380-399Revista Científica Hermes ; Vol. 21 (2018): maio a agosto; 380-3992175-055610.21710/rch.v21i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/369/pdfCopyright (c) 2018 Synara Lia Bezerra de Oliveira, Maria Aparecida do Nascimento Cavalcanti Marques, Roberto Silva da Penhahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Synara Lia Bezerra deMarques, Maria Aparecida do Nascimento CavalcantiPenha, Roberto Silva da2023-01-25T03:40:35Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/369Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:35Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
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