Atitude frente à mudança organizacional: estudo em uma instituição educacional vinculada a universidade federal de Santa Maria –RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dickel, Deise Graziele
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dapper, Steffani Nikoli, Machado, Barbara Parnov, Moura, Gilnei Luiz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Hermes
Texto Completo: https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/353
Resumo: As mudanças e adaptações recorrentes no mundo atual despertam a necessidade de as organizações realizarem ações a fim de se manterem competitivas e garantirem posições no mercado. Diante disso, o estudo objetiva verificar de que modo se expressam as atitudes dos colaboradores frente ao processo de mudança na gestão de uma Instituição Educacional vinculada à Universidade Federal de Santa Maria. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo, por meio de um estudo de caso de natureza descritiva com os colaboradores (professores e técnicos administrativos em educação). O instrumento de pesquisa é composto por questões de escala intervalar do tipo Likert e contém os constructos aceitação, ceticismo e temor a respeito de mudanças organizacionais. Os resultados proporcionados pelo estudo revelam que os colaboradores da instituição expressam comportamentos positivos em relação à mudança de gestão, visto que as maiores médias se situaram no fator aceitação.
id FIPEN-1_3bb1ecdbef21cb99490639e8eadf448a
oai_identifier_str oai:ojs.revistahermes.com.br:article/353
network_acronym_str FIPEN-1
network_name_str Revista Científica Hermes
repository_id_str
spelling Atitude frente à mudança organizacional: estudo em uma instituição educacional vinculada a universidade federal de Santa Maria –RSAttitude against organizational change: study in a educational institution linked to the federal university of Santa Maria – RSorganizational changemanagement changeeducational institutionmudanças organizacionaismudança na gestãoinstituição educacionalAs mudanças e adaptações recorrentes no mundo atual despertam a necessidade de as organizações realizarem ações a fim de se manterem competitivas e garantirem posições no mercado. Diante disso, o estudo objetiva verificar de que modo se expressam as atitudes dos colaboradores frente ao processo de mudança na gestão de uma Instituição Educacional vinculada à Universidade Federal de Santa Maria. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo, por meio de um estudo de caso de natureza descritiva com os colaboradores (professores e técnicos administrativos em educação). O instrumento de pesquisa é composto por questões de escala intervalar do tipo Likert e contém os constructos aceitação, ceticismo e temor a respeito de mudanças organizacionais. Os resultados proporcionados pelo estudo revelam que os colaboradores da instituição expressam comportamentos positivos em relação à mudança de gestão, visto que as maiores médias se situaram no fator aceitação.Recurrent changes and adaptations in today’s world raise the need for organizations to also take action to remain competitive and secure positions in the marketplace. In this context, the study aims to verify how the employees’ attitudes towards the change process in the management of an educational institution linked to the Federal University of Santa Maria are expressed. This is a quantitative research through a case study of a descriptive nature with the collaborators. The research instrument is composed of Likert-type interval-scale questions and contains the factors of acceptance, skepticism, and fear of organizational change. The results provided by the study report that the employees of the institution express positive behaviors regarding the change of management, since the highest averages were in the acceptance factor. Fernando de Almeida Santos2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/35310.21710/rch.v21i0.353Revista Científica Hermes; v. 21 (2018): maio a agosto; 316-338Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 21 (2018): maio a agosto; 316-338Revista Científica Hermes ; Vol. 21 (2018): maio a agosto; 316-3382175-055610.21710/rch.v21i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/353/pdfCopyright (c) 2018 Deise Graziele Dickel, Steffani Nikoli Dapper, Barbara Parnov Machado, Gilnei Luiz de Mourahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDickel, Deise GrazieleDapper, Steffani NikoliMachado, Barbara ParnovMoura, Gilnei Luiz de2023-01-25T03:40:35Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/353Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:35Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Atitude frente à mudança organizacional: estudo em uma instituição educacional vinculada a universidade federal de Santa Maria –RS
Attitude against organizational change: study in a educational institution linked to the federal university of Santa Maria – RS
title Atitude frente à mudança organizacional: estudo em uma instituição educacional vinculada a universidade federal de Santa Maria –RS
spellingShingle Atitude frente à mudança organizacional: estudo em uma instituição educacional vinculada a universidade federal de Santa Maria –RS
Dickel, Deise Graziele
organizational change
management change
educational institution
mudanças organizacionais
mudança na gestão
instituição educacional
title_short Atitude frente à mudança organizacional: estudo em uma instituição educacional vinculada a universidade federal de Santa Maria –RS
title_full Atitude frente à mudança organizacional: estudo em uma instituição educacional vinculada a universidade federal de Santa Maria –RS
title_fullStr Atitude frente à mudança organizacional: estudo em uma instituição educacional vinculada a universidade federal de Santa Maria –RS
title_full_unstemmed Atitude frente à mudança organizacional: estudo em uma instituição educacional vinculada a universidade federal de Santa Maria –RS
title_sort Atitude frente à mudança organizacional: estudo em uma instituição educacional vinculada a universidade federal de Santa Maria –RS
author Dickel, Deise Graziele
author_facet Dickel, Deise Graziele
Dapper, Steffani Nikoli
Machado, Barbara Parnov
Moura, Gilnei Luiz de
author_role author
author2 Dapper, Steffani Nikoli
Machado, Barbara Parnov
Moura, Gilnei Luiz de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dickel, Deise Graziele
Dapper, Steffani Nikoli
Machado, Barbara Parnov
Moura, Gilnei Luiz de
dc.subject.por.fl_str_mv organizational change
management change
educational institution
mudanças organizacionais
mudança na gestão
instituição educacional
topic organizational change
management change
educational institution
mudanças organizacionais
mudança na gestão
instituição educacional
description As mudanças e adaptações recorrentes no mundo atual despertam a necessidade de as organizações realizarem ações a fim de se manterem competitivas e garantirem posições no mercado. Diante disso, o estudo objetiva verificar de que modo se expressam as atitudes dos colaboradores frente ao processo de mudança na gestão de uma Instituição Educacional vinculada à Universidade Federal de Santa Maria. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo, por meio de um estudo de caso de natureza descritiva com os colaboradores (professores e técnicos administrativos em educação). O instrumento de pesquisa é composto por questões de escala intervalar do tipo Likert e contém os constructos aceitação, ceticismo e temor a respeito de mudanças organizacionais. Os resultados proporcionados pelo estudo revelam que os colaboradores da instituição expressam comportamentos positivos em relação à mudança de gestão, visto que as maiores médias se situaram no fator aceitação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/353
10.21710/rch.v21i0.353
url https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/353
identifier_str_mv 10.21710/rch.v21i0.353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/353/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica Hermes; v. 21 (2018): maio a agosto; 316-338
Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 21 (2018): maio a agosto; 316-338
Revista Científica Hermes ; Vol. 21 (2018): maio a agosto; 316-338
2175-0556
10.21710/rch.v21i0
reponame:Revista Científica Hermes
instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron:FIPEN
instname_str Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron_str FIPEN
institution FIPEN
reponame_str Revista Científica Hermes
collection Revista Científica Hermes
repository.name.fl_str_mv Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
repository.mail.fl_str_mv ||hermes@fipen.edu.br
_version_ 1798945178252214272