Atitude frente à mudança organizacional: estudo em uma instituição educacional vinculada a universidade federal de Santa Maria –RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/353 |
Resumo: | As mudanças e adaptações recorrentes no mundo atual despertam a necessidade de as organizações realizarem ações a fim de se manterem competitivas e garantirem posições no mercado. Diante disso, o estudo objetiva verificar de que modo se expressam as atitudes dos colaboradores frente ao processo de mudança na gestão de uma Instituição Educacional vinculada à Universidade Federal de Santa Maria. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo, por meio de um estudo de caso de natureza descritiva com os colaboradores (professores e técnicos administrativos em educação). O instrumento de pesquisa é composto por questões de escala intervalar do tipo Likert e contém os constructos aceitação, ceticismo e temor a respeito de mudanças organizacionais. Os resultados proporcionados pelo estudo revelam que os colaboradores da instituição expressam comportamentos positivos em relação à mudança de gestão, visto que as maiores médias se situaram no fator aceitação. |
id |
FIPEN-1_3bb1ecdbef21cb99490639e8eadf448a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistahermes.com.br:article/353 |
network_acronym_str |
FIPEN-1 |
network_name_str |
Revista Científica Hermes |
repository_id_str |
|
spelling |
Atitude frente à mudança organizacional: estudo em uma instituição educacional vinculada a universidade federal de Santa Maria –RSAttitude against organizational change: study in a educational institution linked to the federal university of Santa Maria – RSorganizational changemanagement changeeducational institutionmudanças organizacionaismudança na gestãoinstituição educacionalAs mudanças e adaptações recorrentes no mundo atual despertam a necessidade de as organizações realizarem ações a fim de se manterem competitivas e garantirem posições no mercado. Diante disso, o estudo objetiva verificar de que modo se expressam as atitudes dos colaboradores frente ao processo de mudança na gestão de uma Instituição Educacional vinculada à Universidade Federal de Santa Maria. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo, por meio de um estudo de caso de natureza descritiva com os colaboradores (professores e técnicos administrativos em educação). O instrumento de pesquisa é composto por questões de escala intervalar do tipo Likert e contém os constructos aceitação, ceticismo e temor a respeito de mudanças organizacionais. Os resultados proporcionados pelo estudo revelam que os colaboradores da instituição expressam comportamentos positivos em relação à mudança de gestão, visto que as maiores médias se situaram no fator aceitação.Recurrent changes and adaptations in today’s world raise the need for organizations to also take action to remain competitive and secure positions in the marketplace. In this context, the study aims to verify how the employees’ attitudes towards the change process in the management of an educational institution linked to the Federal University of Santa Maria are expressed. This is a quantitative research through a case study of a descriptive nature with the collaborators. The research instrument is composed of Likert-type interval-scale questions and contains the factors of acceptance, skepticism, and fear of organizational change. The results provided by the study report that the employees of the institution express positive behaviors regarding the change of management, since the highest averages were in the acceptance factor. Fernando de Almeida Santos2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/35310.21710/rch.v21i0.353Revista Científica Hermes; v. 21 (2018): maio a agosto; 316-338Revista Científica Hermes ; Vol. 21 (2018): maio a agosto; 316-338Revista Científica Hermes ; Vol. 21 (2018): maio a agosto; 316-3382175-055610.21710/rch.v21i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/353/pdfCopyright (c) 2018 Deise Graziele Dickel, Steffani Nikoli Dapper, Barbara Parnov Machado, Gilnei Luiz de Mourahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDickel, Deise GrazieleDapper, Steffani NikoliMachado, Barbara ParnovMoura, Gilnei Luiz de2023-01-25T03:40:35Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/353Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:35Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atitude frente à mudança organizacional: estudo em uma instituição educacional vinculada a universidade federal de Santa Maria –RS Attitude against organizational change: study in a educational institution linked to the federal university of Santa Maria – RS |
title |
Atitude frente à mudança organizacional: estudo em uma instituição educacional vinculada a universidade federal de Santa Maria –RS |
spellingShingle |
Atitude frente à mudança organizacional: estudo em uma instituição educacional vinculada a universidade federal de Santa Maria –RS Dickel, Deise Graziele organizational change management change educational institution mudanças organizacionais mudança na gestão instituição educacional |
title_short |
Atitude frente à mudança organizacional: estudo em uma instituição educacional vinculada a universidade federal de Santa Maria –RS |
title_full |
Atitude frente à mudança organizacional: estudo em uma instituição educacional vinculada a universidade federal de Santa Maria –RS |
title_fullStr |
Atitude frente à mudança organizacional: estudo em uma instituição educacional vinculada a universidade federal de Santa Maria –RS |
title_full_unstemmed |
Atitude frente à mudança organizacional: estudo em uma instituição educacional vinculada a universidade federal de Santa Maria –RS |
title_sort |
Atitude frente à mudança organizacional: estudo em uma instituição educacional vinculada a universidade federal de Santa Maria –RS |
author |
Dickel, Deise Graziele |
author_facet |
Dickel, Deise Graziele Dapper, Steffani Nikoli Machado, Barbara Parnov Moura, Gilnei Luiz de |
author_role |
author |
author2 |
Dapper, Steffani Nikoli Machado, Barbara Parnov Moura, Gilnei Luiz de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dickel, Deise Graziele Dapper, Steffani Nikoli Machado, Barbara Parnov Moura, Gilnei Luiz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
organizational change management change educational institution mudanças organizacionais mudança na gestão instituição educacional |
topic |
organizational change management change educational institution mudanças organizacionais mudança na gestão instituição educacional |
description |
As mudanças e adaptações recorrentes no mundo atual despertam a necessidade de as organizações realizarem ações a fim de se manterem competitivas e garantirem posições no mercado. Diante disso, o estudo objetiva verificar de que modo se expressam as atitudes dos colaboradores frente ao processo de mudança na gestão de uma Instituição Educacional vinculada à Universidade Federal de Santa Maria. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo, por meio de um estudo de caso de natureza descritiva com os colaboradores (professores e técnicos administrativos em educação). O instrumento de pesquisa é composto por questões de escala intervalar do tipo Likert e contém os constructos aceitação, ceticismo e temor a respeito de mudanças organizacionais. Os resultados proporcionados pelo estudo revelam que os colaboradores da instituição expressam comportamentos positivos em relação à mudança de gestão, visto que as maiores médias se situaram no fator aceitação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/353 10.21710/rch.v21i0.353 |
url |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/353 |
identifier_str_mv |
10.21710/rch.v21i0.353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/353/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes; v. 21 (2018): maio a agosto; 316-338 Revista Científica Hermes ; Vol. 21 (2018): maio a agosto; 316-338 Revista Científica Hermes ; Vol. 21 (2018): maio a agosto; 316-338 2175-0556 10.21710/rch.v21i0 reponame:Revista Científica Hermes instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) instacron:FIPEN |
instname_str |
Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
instacron_str |
FIPEN |
institution |
FIPEN |
reponame_str |
Revista Científica Hermes |
collection |
Revista Científica Hermes |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hermes@fipen.edu.br |
_version_ |
1798945178252214272 |