A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moretti, Lindiane Viviane
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Castro, Claudia L. de, Reis, Fernanda C. dos, Silveira, Ivaneide, Pereira, Jessica, Santos, Sandra M. dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Hermes
Texto Completo: https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/63
Resumo: O objetivo deste artigo é compreender quais os possíveis motivos que impedem os alunos de escolas públicas a aprenderem a se comunicar em língua inglesa. O tema torna-se importante já que neste país profissionais bilíngües recebem melhores salários o que impacta no modo de vida de qualquer pessoa. O nosso estudo nos levou a pensar sobre os objetivos do ensino de língua inglesa na escola pública numa tentativa de entender se seus os mesmos atendem ao mercado de trabalho. Para iniciarmos nossas reflexões aplicamos um questionário a um grupo de alunos do Ensino Médio e lemos artigos relacionados ao tema, publicações do MEC e da SEE relacionados ao currículo de Língua Inglesa e conseguimos informações sobre a afirmação de que quem fala uma segunda língua recebe melhor salário. Concluímos com a certeza de que a escola precisa inserir, em seu horizonte, a necessidade de ensinar inglês efetivamente de maneira a dar chances reais de mudança de vida de seus estudantes.
id FIPEN-1_4b9686ba2f7ab397dd40226064c5092c
oai_identifier_str oai:ojs.revistahermes.com.br:article/63
network_acronym_str FIPEN-1
network_name_str Revista Científica Hermes
repository_id_str
spelling A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercadoThe Devaluation of the Teaching of English in Public Schools and the Consequences to the Marketlíngua inglesa e trabalhosalário e língua inglesaconhecimento de inglês e mercadoensino de inglês e mercadoobjetivos do ensino de inglêsEnglish language and worksalary and English languageEnglish knowledge and marketobjectives of English learning at schoolO objetivo deste artigo é compreender quais os possíveis motivos que impedem os alunos de escolas públicas a aprenderem a se comunicar em língua inglesa. O tema torna-se importante já que neste país profissionais bilíngües recebem melhores salários o que impacta no modo de vida de qualquer pessoa. O nosso estudo nos levou a pensar sobre os objetivos do ensino de língua inglesa na escola pública numa tentativa de entender se seus os mesmos atendem ao mercado de trabalho. Para iniciarmos nossas reflexões aplicamos um questionário a um grupo de alunos do Ensino Médio e lemos artigos relacionados ao tema, publicações do MEC e da SEE relacionados ao currículo de Língua Inglesa e conseguimos informações sobre a afirmação de que quem fala uma segunda língua recebe melhor salário. Concluímos com a certeza de que a escola precisa inserir, em seu horizonte, a necessidade de ensinar inglês efetivamente de maneira a dar chances reais de mudança de vida de seus estudantes.The objective of this article is to understand the possible reasons why elementary andsecondary students of public schools do not learn English effectively. It is an important themefor business and educational area for it is proved that people who speak two or morelanguages can get better salaries. In order to reach our goals we placed a questionnaire toHigh School students in a public school, read articles, accessed Official Publications and hadaccess to texts that shows the market value of knowing another language. Finally, we werecertain that school needs to add in its horizon that learning English is not only important forRevista Científica Hermes 7: 155-168, 2012cultural or educational reasons, but also for changing the life of their students as it makes itpossible for them to change their salary status at work.Fernando de Almeida Santos2012-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/6310.21710/rch.v7i0.63Revista Científica Hermes; v. 7 (2012): julho a dezembroRevista Cientí­fica Hermes ; Vol. 7 (2012): julho a dezembroRevista Científica Hermes ; Vol. 7 (2012): julho a dezembro2175-055610.21710/rch.v7i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/63/51Copyright (c) 2012 Lindiane Viviane Moretti, Claudia L. de Castro, Fernanda C. dos Reis, Ivaneide Silveira, Jessica Pereira, Sandra M. dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoretti, Lindiane VivianeCastro, Claudia L. deReis, Fernanda C. dosSilveira, IvaneidePereira, JessicaSantos, Sandra M. dos2023-01-25T03:40:24Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/63Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:24Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false
dc.title.none.fl_str_mv A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercado
The Devaluation of the Teaching of English in Public Schools and the Consequences to the Market
title A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercado
spellingShingle A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercado
Moretti, Lindiane Viviane
língua inglesa e trabalho
salário e língua inglesa
conhecimento de inglês e mercado
ensino de inglês e mercado
objetivos do ensino de inglês
English language and work
salary and English language
English knowledge and market
objectives of English learning at school
title_short A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercado
title_full A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercado
title_fullStr A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercado
title_full_unstemmed A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercado
title_sort A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercado
author Moretti, Lindiane Viviane
author_facet Moretti, Lindiane Viviane
Castro, Claudia L. de
Reis, Fernanda C. dos
Silveira, Ivaneide
Pereira, Jessica
Santos, Sandra M. dos
author_role author
author2 Castro, Claudia L. de
Reis, Fernanda C. dos
Silveira, Ivaneide
Pereira, Jessica
Santos, Sandra M. dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moretti, Lindiane Viviane
Castro, Claudia L. de
Reis, Fernanda C. dos
Silveira, Ivaneide
Pereira, Jessica
Santos, Sandra M. dos
dc.subject.por.fl_str_mv língua inglesa e trabalho
salário e língua inglesa
conhecimento de inglês e mercado
ensino de inglês e mercado
objetivos do ensino de inglês
English language and work
salary and English language
English knowledge and market
objectives of English learning at school
topic língua inglesa e trabalho
salário e língua inglesa
conhecimento de inglês e mercado
ensino de inglês e mercado
objetivos do ensino de inglês
English language and work
salary and English language
English knowledge and market
objectives of English learning at school
description O objetivo deste artigo é compreender quais os possíveis motivos que impedem os alunos de escolas públicas a aprenderem a se comunicar em língua inglesa. O tema torna-se importante já que neste país profissionais bilíngües recebem melhores salários o que impacta no modo de vida de qualquer pessoa. O nosso estudo nos levou a pensar sobre os objetivos do ensino de língua inglesa na escola pública numa tentativa de entender se seus os mesmos atendem ao mercado de trabalho. Para iniciarmos nossas reflexões aplicamos um questionário a um grupo de alunos do Ensino Médio e lemos artigos relacionados ao tema, publicações do MEC e da SEE relacionados ao currículo de Língua Inglesa e conseguimos informações sobre a afirmação de que quem fala uma segunda língua recebe melhor salário. Concluímos com a certeza de que a escola precisa inserir, em seu horizonte, a necessidade de ensinar inglês efetivamente de maneira a dar chances reais de mudança de vida de seus estudantes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/63
10.21710/rch.v7i0.63
url https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/63
identifier_str_mv 10.21710/rch.v7i0.63
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/63/51
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica Hermes; v. 7 (2012): julho a dezembro
Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 7 (2012): julho a dezembro
Revista Científica Hermes ; Vol. 7 (2012): julho a dezembro
2175-0556
10.21710/rch.v7i0
reponame:Revista Científica Hermes
instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron:FIPEN
instname_str Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron_str FIPEN
institution FIPEN
reponame_str Revista Científica Hermes
collection Revista Científica Hermes
repository.name.fl_str_mv Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
repository.mail.fl_str_mv ||hermes@fipen.edu.br
_version_ 1798945177503531008