A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/63 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é compreender quais os possíveis motivos que impedem os alunos de escolas públicas a aprenderem a se comunicar em língua inglesa. O tema torna-se importante já que neste país profissionais bilíngües recebem melhores salários o que impacta no modo de vida de qualquer pessoa. O nosso estudo nos levou a pensar sobre os objetivos do ensino de língua inglesa na escola pública numa tentativa de entender se seus os mesmos atendem ao mercado de trabalho. Para iniciarmos nossas reflexões aplicamos um questionário a um grupo de alunos do Ensino Médio e lemos artigos relacionados ao tema, publicações do MEC e da SEE relacionados ao currículo de Língua Inglesa e conseguimos informações sobre a afirmação de que quem fala uma segunda língua recebe melhor salário. Concluímos com a certeza de que a escola precisa inserir, em seu horizonte, a necessidade de ensinar inglês efetivamente de maneira a dar chances reais de mudança de vida de seus estudantes. |
id |
FIPEN-1_4b9686ba2f7ab397dd40226064c5092c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistahermes.com.br:article/63 |
network_acronym_str |
FIPEN-1 |
network_name_str |
Revista Científica Hermes |
repository_id_str |
|
spelling |
A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercadoThe Devaluation of the Teaching of English in Public Schools and the Consequences to the Marketlíngua inglesa e trabalhosalário e língua inglesaconhecimento de inglês e mercadoensino de inglês e mercadoobjetivos do ensino de inglêsEnglish language and worksalary and English languageEnglish knowledge and marketobjectives of English learning at schoolO objetivo deste artigo é compreender quais os possíveis motivos que impedem os alunos de escolas públicas a aprenderem a se comunicar em língua inglesa. O tema torna-se importante já que neste país profissionais bilíngües recebem melhores salários o que impacta no modo de vida de qualquer pessoa. O nosso estudo nos levou a pensar sobre os objetivos do ensino de língua inglesa na escola pública numa tentativa de entender se seus os mesmos atendem ao mercado de trabalho. Para iniciarmos nossas reflexões aplicamos um questionário a um grupo de alunos do Ensino Médio e lemos artigos relacionados ao tema, publicações do MEC e da SEE relacionados ao currículo de Língua Inglesa e conseguimos informações sobre a afirmação de que quem fala uma segunda língua recebe melhor salário. Concluímos com a certeza de que a escola precisa inserir, em seu horizonte, a necessidade de ensinar inglês efetivamente de maneira a dar chances reais de mudança de vida de seus estudantes.The objective of this article is to understand the possible reasons why elementary andsecondary students of public schools do not learn English effectively. It is an important themefor business and educational area for it is proved that people who speak two or morelanguages can get better salaries. In order to reach our goals we placed a questionnaire toHigh School students in a public school, read articles, accessed Official Publications and hadaccess to texts that shows the market value of knowing another language. Finally, we werecertain that school needs to add in its horizon that learning English is not only important forRevista CientÃfica Hermes 7: 155-168, 2012cultural or educational reasons, but also for changing the life of their students as it makes itpossible for them to change their salary status at work.Fernando de Almeida Santos2012-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/6310.21710/rch.v7i0.63Revista Científica Hermes; v. 7 (2012): julho a dezembroRevista Científica Hermes ; Vol. 7 (2012): julho a dezembroRevista Científica Hermes ; Vol. 7 (2012): julho a dezembro2175-055610.21710/rch.v7i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/63/51Copyright (c) 2012 Lindiane Viviane Moretti, Claudia L. de Castro, Fernanda C. dos Reis, Ivaneide Silveira, Jessica Pereira, Sandra M. dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoretti, Lindiane VivianeCastro, Claudia L. deReis, Fernanda C. dosSilveira, IvaneidePereira, JessicaSantos, Sandra M. dos2023-01-25T03:40:24Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/63Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:24Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercado The Devaluation of the Teaching of English in Public Schools and the Consequences to the Market |
title |
A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercado |
spellingShingle |
A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercado Moretti, Lindiane Viviane língua inglesa e trabalho salário e língua inglesa conhecimento de inglês e mercado ensino de inglês e mercado objetivos do ensino de inglês English language and work salary and English language English knowledge and market objectives of English learning at school |
title_short |
A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercado |
title_full |
A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercado |
title_fullStr |
A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercado |
title_full_unstemmed |
A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercado |
title_sort |
A desvalorização do ensino de inglês nas escolas públicas e as consequências para o mercado |
author |
Moretti, Lindiane Viviane |
author_facet |
Moretti, Lindiane Viviane Castro, Claudia L. de Reis, Fernanda C. dos Silveira, Ivaneide Pereira, Jessica Santos, Sandra M. dos |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Claudia L. de Reis, Fernanda C. dos Silveira, Ivaneide Pereira, Jessica Santos, Sandra M. dos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moretti, Lindiane Viviane Castro, Claudia L. de Reis, Fernanda C. dos Silveira, Ivaneide Pereira, Jessica Santos, Sandra M. dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
língua inglesa e trabalho salário e língua inglesa conhecimento de inglês e mercado ensino de inglês e mercado objetivos do ensino de inglês English language and work salary and English language English knowledge and market objectives of English learning at school |
topic |
língua inglesa e trabalho salário e língua inglesa conhecimento de inglês e mercado ensino de inglês e mercado objetivos do ensino de inglês English language and work salary and English language English knowledge and market objectives of English learning at school |
description |
O objetivo deste artigo é compreender quais os possíveis motivos que impedem os alunos de escolas públicas a aprenderem a se comunicar em língua inglesa. O tema torna-se importante já que neste país profissionais bilíngües recebem melhores salários o que impacta no modo de vida de qualquer pessoa. O nosso estudo nos levou a pensar sobre os objetivos do ensino de língua inglesa na escola pública numa tentativa de entender se seus os mesmos atendem ao mercado de trabalho. Para iniciarmos nossas reflexões aplicamos um questionário a um grupo de alunos do Ensino Médio e lemos artigos relacionados ao tema, publicações do MEC e da SEE relacionados ao currículo de Língua Inglesa e conseguimos informações sobre a afirmação de que quem fala uma segunda língua recebe melhor salário. Concluímos com a certeza de que a escola precisa inserir, em seu horizonte, a necessidade de ensinar inglês efetivamente de maneira a dar chances reais de mudança de vida de seus estudantes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/63 10.21710/rch.v7i0.63 |
url |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/63 |
identifier_str_mv |
10.21710/rch.v7i0.63 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/63/51 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes; v. 7 (2012): julho a dezembro Revista Científica Hermes ; Vol. 7 (2012): julho a dezembro Revista Científica Hermes ; Vol. 7 (2012): julho a dezembro 2175-0556 10.21710/rch.v7i0 reponame:Revista Científica Hermes instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) instacron:FIPEN |
instname_str |
Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
instacron_str |
FIPEN |
institution |
FIPEN |
reponame_str |
Revista Científica Hermes |
collection |
Revista Científica Hermes |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hermes@fipen.edu.br |
_version_ |
1798945177503531008 |