Índice de oportunidades da educação brasileira: variáveis explicativas de rendimento dos alunos das capitais estaduais e dos estados brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/355 |
Resumo: | O objetivo deste artigo foi verificar se as variáveis gastos da função educação divididos pela população total; gastos da função educação divididos pela quantidade de alunos, docentes e escolas; gastos da função educação divididos pela quantidade de alunos; quantidade de alunos dividida pela quantidade de docentes; quantidade de alunos dividida pela quantidade de escolas e a quantidade de docentes dividida pela quantidade de escolas podem explicar o rendimento dos alunos da rede de ensino das Capitais Estaduais e dos Estados Brasileiros, apurado pelo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb). Os resultados evidenciaram associações nas Capitais Brasileiras em que o rendimento obtido dos alunos no Ioeb pode melhorar com aumentos de gastos públicos (função educação) per capita em relação a toda população; que aumentos na quantidade de alunos por docentes podem diminuir o rendimento dos alunos no Ioeb e que aumentos na quantidade de docentes por escolas podem melhorar o rendimento dos alunos no Ioeb. Quanto aos estados, não houve significância estatística nas associações realizadas. |
id |
FIPEN-1_53ff781e02ff48f4e1b824e9f3e07a64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistahermes.com.br:article/355 |
network_acronym_str |
FIPEN-1 |
network_name_str |
Revista Científica Hermes |
repository_id_str |
|
spelling |
Índice de oportunidades da educação brasileira: variáveis explicativas de rendimento dos alunos das capitais estaduais e dos estados brasileirospolítica educacionalavaliaçãosetor públicovariáveis explicativasO objetivo deste artigo foi verificar se as variáveis gastos da função educação divididos pela população total; gastos da função educação divididos pela quantidade de alunos, docentes e escolas; gastos da função educação divididos pela quantidade de alunos; quantidade de alunos dividida pela quantidade de docentes; quantidade de alunos dividida pela quantidade de escolas e a quantidade de docentes dividida pela quantidade de escolas podem explicar o rendimento dos alunos da rede de ensino das Capitais Estaduais e dos Estados Brasileiros, apurado pelo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb). Os resultados evidenciaram associações nas Capitais Brasileiras em que o rendimento obtido dos alunos no Ioeb pode melhorar com aumentos de gastos públicos (função educação) per capita em relação a toda população; que aumentos na quantidade de alunos por docentes podem diminuir o rendimento dos alunos no Ioeb e que aumentos na quantidade de docentes por escolas podem melhorar o rendimento dos alunos no Ioeb. Quanto aos estados, não houve significância estatística nas associações realizadas.Fernando de Almeida Santos2018-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/35510.21710/rch.v20i0.355Revista Científica Hermes; v. 20 (2018): janeiro a abril; 20-42Revista Científica Hermes ; Vol. 20 (2018): janeiro a abril; 20-42Revista Científica Hermes ; Vol. 20 (2018): janeiro a abril; 20-422175-055610.21710/rch.v20i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/355/pdfCopyright (c) 2018 Maurício Correa da Silva, Fábia Jaiany Viana de Souza, Adilson de Lima Tavares, José Dionísio Gomes da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maurício Correa daSouza, Fábia Jaiany Viana deTavares, Adilson de LimaSilva, José Dionísio Gomes da2023-01-25T03:40:35Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/355Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:35Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Índice de oportunidades da educação brasileira: variáveis explicativas de rendimento dos alunos das capitais estaduais e dos estados brasileiros |
title |
Índice de oportunidades da educação brasileira: variáveis explicativas de rendimento dos alunos das capitais estaduais e dos estados brasileiros |
spellingShingle |
Índice de oportunidades da educação brasileira: variáveis explicativas de rendimento dos alunos das capitais estaduais e dos estados brasileiros Silva, Maurício Correa da política educacional avaliação setor público variáveis explicativas |
title_short |
Índice de oportunidades da educação brasileira: variáveis explicativas de rendimento dos alunos das capitais estaduais e dos estados brasileiros |
title_full |
Índice de oportunidades da educação brasileira: variáveis explicativas de rendimento dos alunos das capitais estaduais e dos estados brasileiros |
title_fullStr |
Índice de oportunidades da educação brasileira: variáveis explicativas de rendimento dos alunos das capitais estaduais e dos estados brasileiros |
title_full_unstemmed |
Índice de oportunidades da educação brasileira: variáveis explicativas de rendimento dos alunos das capitais estaduais e dos estados brasileiros |
title_sort |
Índice de oportunidades da educação brasileira: variáveis explicativas de rendimento dos alunos das capitais estaduais e dos estados brasileiros |
author |
Silva, Maurício Correa da |
author_facet |
Silva, Maurício Correa da Souza, Fábia Jaiany Viana de Tavares, Adilson de Lima Silva, José Dionísio Gomes da |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Fábia Jaiany Viana de Tavares, Adilson de Lima Silva, José Dionísio Gomes da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maurício Correa da Souza, Fábia Jaiany Viana de Tavares, Adilson de Lima Silva, José Dionísio Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
política educacional avaliação setor público variáveis explicativas |
topic |
política educacional avaliação setor público variáveis explicativas |
description |
O objetivo deste artigo foi verificar se as variáveis gastos da função educação divididos pela população total; gastos da função educação divididos pela quantidade de alunos, docentes e escolas; gastos da função educação divididos pela quantidade de alunos; quantidade de alunos dividida pela quantidade de docentes; quantidade de alunos dividida pela quantidade de escolas e a quantidade de docentes dividida pela quantidade de escolas podem explicar o rendimento dos alunos da rede de ensino das Capitais Estaduais e dos Estados Brasileiros, apurado pelo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb). Os resultados evidenciaram associações nas Capitais Brasileiras em que o rendimento obtido dos alunos no Ioeb pode melhorar com aumentos de gastos públicos (função educação) per capita em relação a toda população; que aumentos na quantidade de alunos por docentes podem diminuir o rendimento dos alunos no Ioeb e que aumentos na quantidade de docentes por escolas podem melhorar o rendimento dos alunos no Ioeb. Quanto aos estados, não houve significância estatística nas associações realizadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/355 10.21710/rch.v20i0.355 |
url |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/355 |
identifier_str_mv |
10.21710/rch.v20i0.355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/355/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes; v. 20 (2018): janeiro a abril; 20-42 Revista Científica Hermes ; Vol. 20 (2018): janeiro a abril; 20-42 Revista Científica Hermes ; Vol. 20 (2018): janeiro a abril; 20-42 2175-0556 10.21710/rch.v20i0 reponame:Revista Científica Hermes instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) instacron:FIPEN |
instname_str |
Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
instacron_str |
FIPEN |
institution |
FIPEN |
reponame_str |
Revista Científica Hermes |
collection |
Revista Científica Hermes |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hermes@fipen.edu.br |
_version_ |
1798945178255360000 |