Índice de oportunidades da educação brasileira: variáveis explicativas de rendimento dos alunos das capitais estaduais e dos estados brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maurício Correa da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Fábia Jaiany Viana de, Tavares, Adilson de Lima, Silva, José Dionísio Gomes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Hermes
Texto Completo: https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/355
Resumo: O objetivo deste artigo foi verificar se as variáveis gastos da função educação divididos pela população total; gastos da função educação divididos pela quantidade de alunos, docentes e escolas; gastos da função educação divididos pela quantidade de alunos; quantidade de alunos dividida pela quantidade de docentes; quantidade de alunos dividida pela quantidade de escolas e a quantidade de docentes dividida pela quantidade de escolas podem explicar o rendimento dos alunos da rede de ensino das Capitais Estaduais e dos Estados Brasileiros, apurado pelo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb). Os resultados evidenciaram associações nas Capitais Brasileiras em que o rendimento obtido dos alunos no Ioeb pode melhorar com aumentos de gastos públicos (função educação) per capita em relação a toda população; que aumentos na quantidade de alunos por docentes podem diminuir o rendimento dos alunos no Ioeb e que aumentos na quantidade de docentes por escolas podem melhorar o rendimento dos alunos no Ioeb. Quanto aos estados, não houve significância estatística nas associações realizadas.
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