Rede social formada pelos pesquisadores em sustentabilidade ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/271 |
Resumo: | O presente estudo estabelece o objetivo de identificar a existência de uma rede social de colaboração, e a centralidade dos principais atores, em sustentabilidade ambiental no Stricto Sensu, originária da composição dos orientadores e membros convidados das Bancas Examinadoras de teses e dissertações. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram analisadas 13.959 teses e dissertações, das quais foram identificados 543 títulos que tratam da sustentabilidade ambiental. Na sequência, foi desenvolvido o levantamento dos membros envolvidos nas Bancas Examinadoras, que identificou um volume de 947 atores aos quais se aplicou a Análise das Redes Sociais suportada pela utilização de software específico para esta atividade. A estrutura de colaboração, gerada a partir dos laços de participação nas Bancas Examinadoras, mostrou-se fragmentada em três arranjos sociais principais e a ocorrência de algumas bancas isoladas, não possibilitando a caracterização deste colégio invisível como um small world. |
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Rede social formada pelos pesquisadores em sustentabilidade ambientalSocial Network formed by Researchers in Environmental Sustainabilitypesquisa científicabanca examinadorateses e dissertaçõesScientific researchExamining board.Theses and dissertationsO presente estudo estabelece o objetivo de identificar a existência de uma rede social de colaboração, e a centralidade dos principais atores, em sustentabilidade ambiental no Stricto Sensu, originária da composição dos orientadores e membros convidados das Bancas Examinadoras de teses e dissertações. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram analisadas 13.959 teses e dissertações, das quais foram identificados 543 títulos que tratam da sustentabilidade ambiental. Na sequência, foi desenvolvido o levantamento dos membros envolvidos nas Bancas Examinadoras, que identificou um volume de 947 atores aos quais se aplicou a Análise das Redes Sociais suportada pela utilização de software específico para esta atividade. A estrutura de colaboração, gerada a partir dos laços de participação nas Bancas Examinadoras, mostrou-se fragmentada em três arranjos sociais principais e a ocorrência de algumas bancas isoladas, não possibilitando a caracterização deste colégio invisível como um small world.This study establishes the goal of identifying the existence of a social collaboration network, and the centrality of the main actors in environmental sustainability Stricto Sensu, the original composition of advisors and guests from Examining Board of theses and dissertations members. To develop this research analyzed 13959 theses and dissertations, which identified 543 titles that deal with environmental sustainability. Developed in the wake of the lifting members involved in Bunkers Examining who identified a volume of 947 actors to which they applied the Analysis of Social Networks supported by the use of specific software for this activity. A collaborative framework, generated from the bonds of participation in Examining Board proved fragmented into three main social arrangements and the occurrence of some isolated stands, not allowing the characterization of this invisible college as a small world.Fernando de Almeida Santos2016-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/27110.21710/rch.v16i0.271Revista Científica Hermes; v. 16 (2016): julho a dezembro; 90-114Revista Científica Hermes ; Vol. 16 (2016): julho a dezembro; 90-114Revista Científica Hermes ; Vol. 16 (2016): julho a dezembro; 90-1142175-055610.21710/rch.v16i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/271/pdfCopyright (c) 2016 Celso Machado Junior, Maria Tereza Saraiva Souza, Roberto Bazanini, HeloÃsa Helena Marques da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado Junior, CelsoSouza, Maria Tereza SaraivaBazanini, RobertoSilva, HeloÃsa Helena Marques da2023-01-25T03:40:31Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/271Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:31Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
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