Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/74 |
Resumo: | Este artigo aborda aspectos teóricos e práticos sobre a criatividade e a comunicação das pessoas e equipes de trabalho no âmbito das organizações. A pesquisa tem como principais objetivos: contribuir para o desenvolvimento dos estudos aplicados da administração, gestão da comunicação e psicologia organizacional, assim como debater as formas em que se pode fomentar e gerenciar a criatividade nas organizações, pois analisa a necessidade de ter uma cultura da criatividade, apresentando diagnóstico dos principais paradoxos e dilemas que o empresariado enfrenta para desenvolver a criatividade organizacional na atualidade. Além disso, propõem apresentar possíveis soluções e padrões de pensamento e micro-habilidades que podem ajudar a gerenciar a criatividade organizacional. O artigo apresenta indicadores para avaliar a criatividade, assim como também se discutem os principais dilemas e desafios que enfrentam as organizações para fomentar a criatividade organizacional. Para a construção deste trabalho utilizamos o método teórico-prático e de estudo de caso, utilizando fundamentalmente as técnicas do levantamento bibliográfico assim como da observação em campo. |
id |
FIPEN-1_8077293650361fa04d954495fbc670f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistahermes.com.br:article/74 |
network_acronym_str |
FIPEN-1 |
network_name_str |
Revista Científica Hermes |
repository_id_str |
|
spelling |
Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativoCreativity and communication: indicators, barriers, paradoxes and dilemmas corporate world.Creativityinnovation managementmanagement communicationbarriers to creativity and barriers to communication.criatividadegestão da inovaçãogestão da comunicaçãobarreiras à criatividade e barreiras à comunicaçãoEste artigo aborda aspectos teóricos e práticos sobre a criatividade e a comunicação das pessoas e equipes de trabalho no âmbito das organizações. A pesquisa tem como principais objetivos: contribuir para o desenvolvimento dos estudos aplicados da administração, gestão da comunicação e psicologia organizacional, assim como debater as formas em que se pode fomentar e gerenciar a criatividade nas organizações, pois analisa a necessidade de ter uma cultura da criatividade, apresentando diagnóstico dos principais paradoxos e dilemas que o empresariado enfrenta para desenvolver a criatividade organizacional na atualidade. Além disso, propõem apresentar possíveis soluções e padrões de pensamento e micro-habilidades que podem ajudar a gerenciar a criatividade organizacional. O artigo apresenta indicadores para avaliar a criatividade, assim como também se discutem os principais dilemas e desafios que enfrentam as organizações para fomentar a criatividade organizacional. Para a construção deste trabalho utilizamos o método teórico-prático e de estudo de caso, utilizando fundamentalmente as técnicas do levantamento bibliográfico assim como da observação em campo.This paper discusses theoretical and practical aspects of creativity and communication ofindividuals and work teams within organizations. The research has two main objectives: tocontribute to the development of management applied studies, communication management, andorganizational psychology, as well as to discuss the ways in which creativity can be fostered andmanaged within organizations, since it analyzes the need of a culture of creativity, presenting the diagnosis of the major paradoxes and dilemmas confronted by the business community todevelop organizational creativity today; it intends to present possible solutions, thought patternsand micro-skills that can help manage organizational creativity. The article presents evidence toassess creativity and discusses the major dilemmas and challenges faced by organizations todayto promote organizational creativity. In order to produce this work, we used the theoreticalpracticalmethod and case study, basically using techniques of literature review and theobservation.Fernando de Almeida Santos2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/7410.21710/rch.v8i0.74Revista Científica Hermes; v. 8 (2013): janeiro a junhoRevista Científica Hermes ; Vol. 8 (2013): janeiro a junhoRevista Científica Hermes ; Vol. 8 (2013): janeiro a junho2175-055610.21710/rch.v8i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/74/60Copyright (c) 2013 Felipe Chibas Ortizhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOrtiz, Felipe Chibas2023-01-25T03:40:25Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/74Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:25Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativo Creativity and communication: indicators, barriers, paradoxes and dilemmas corporate world. |
title |
Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativo |
spellingShingle |
Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativo Ortiz, Felipe Chibas Creativity innovation management management communication barriers to creativity and barriers to communication. criatividade gestão da inovação gestão da comunicação barreiras à criatividade e barreiras à comunicação |
title_short |
Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativo |
title_full |
Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativo |
title_fullStr |
Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativo |
title_full_unstemmed |
Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativo |
title_sort |
Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativo |
author |
Ortiz, Felipe Chibas |
author_facet |
Ortiz, Felipe Chibas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortiz, Felipe Chibas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creativity innovation management management communication barriers to creativity and barriers to communication. criatividade gestão da inovação gestão da comunicação barreiras à criatividade e barreiras à comunicação |
topic |
Creativity innovation management management communication barriers to creativity and barriers to communication. criatividade gestão da inovação gestão da comunicação barreiras à criatividade e barreiras à comunicação |
description |
Este artigo aborda aspectos teóricos e práticos sobre a criatividade e a comunicação das pessoas e equipes de trabalho no âmbito das organizações. A pesquisa tem como principais objetivos: contribuir para o desenvolvimento dos estudos aplicados da administração, gestão da comunicação e psicologia organizacional, assim como debater as formas em que se pode fomentar e gerenciar a criatividade nas organizações, pois analisa a necessidade de ter uma cultura da criatividade, apresentando diagnóstico dos principais paradoxos e dilemas que o empresariado enfrenta para desenvolver a criatividade organizacional na atualidade. Além disso, propõem apresentar possíveis soluções e padrões de pensamento e micro-habilidades que podem ajudar a gerenciar a criatividade organizacional. O artigo apresenta indicadores para avaliar a criatividade, assim como também se discutem os principais dilemas e desafios que enfrentam as organizações para fomentar a criatividade organizacional. Para a construção deste trabalho utilizamos o método teórico-prático e de estudo de caso, utilizando fundamentalmente as técnicas do levantamento bibliográfico assim como da observação em campo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/74 10.21710/rch.v8i0.74 |
url |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/74 |
identifier_str_mv |
10.21710/rch.v8i0.74 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/74/60 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Felipe Chibas Ortiz https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Felipe Chibas Ortiz https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes; v. 8 (2013): janeiro a junho Revista Científica Hermes ; Vol. 8 (2013): janeiro a junho Revista Científica Hermes ; Vol. 8 (2013): janeiro a junho 2175-0556 10.21710/rch.v8i0 reponame:Revista Científica Hermes instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) instacron:FIPEN |
instname_str |
Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
instacron_str |
FIPEN |
institution |
FIPEN |
reponame_str |
Revista Científica Hermes |
collection |
Revista Científica Hermes |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hermes@fipen.edu.br |
_version_ |
1798945177523453952 |