Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortiz, Felipe Chibas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Hermes
Texto Completo: https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/74
Resumo: Este artigo aborda aspectos teóricos e práticos sobre a criatividade e a comunicação das pessoas e equipes de trabalho no âmbito das organizações. A pesquisa tem como principais objetivos: contribuir para o desenvolvimento dos estudos aplicados da administração, gestão da comunicação e psicologia organizacional, assim como debater as formas em que se pode fomentar e gerenciar a criatividade nas organizações, pois analisa a necessidade de ter uma cultura da criatividade, apresentando diagnóstico dos principais paradoxos e dilemas que o empresariado enfrenta para desenvolver a criatividade organizacional na atualidade. Além disso, propõem apresentar possíveis soluções e padrões de pensamento e micro-habilidades que podem ajudar a gerenciar a criatividade organizacional. O artigo apresenta indicadores para avaliar a criatividade, assim como também se discutem os principais dilemas e desafios que enfrentam as organizações para fomentar a criatividade organizacional. Para a construção deste trabalho utilizamos o método teórico-prático e de estudo de caso, utilizando fundamentalmente as técnicas do levantamento bibliográfico assim como da observação em campo.
id FIPEN-1_8077293650361fa04d954495fbc670f1
oai_identifier_str oai:ojs.revistahermes.com.br:article/74
network_acronym_str FIPEN-1
network_name_str Revista Científica Hermes
repository_id_str
spelling Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativoCreativity and communication: indicators, barriers, paradoxes and dilemmas corporate world.Creativityinnovation managementmanagement communicationbarriers to creativity and barriers to communication.criatividadegestão da inovaçãogestão da comunicaçãobarreiras à criatividade e barreiras à comunicaçãoEste artigo aborda aspectos teóricos e práticos sobre a criatividade e a comunicação das pessoas e equipes de trabalho no âmbito das organizações. A pesquisa tem como principais objetivos: contribuir para o desenvolvimento dos estudos aplicados da administração, gestão da comunicação e psicologia organizacional, assim como debater as formas em que se pode fomentar e gerenciar a criatividade nas organizações, pois analisa a necessidade de ter uma cultura da criatividade, apresentando diagnóstico dos principais paradoxos e dilemas que o empresariado enfrenta para desenvolver a criatividade organizacional na atualidade. Além disso, propõem apresentar possíveis soluções e padrões de pensamento e micro-habilidades que podem ajudar a gerenciar a criatividade organizacional. O artigo apresenta indicadores para avaliar a criatividade, assim como também se discutem os principais dilemas e desafios que enfrentam as organizações para fomentar a criatividade organizacional. Para a construção deste trabalho utilizamos o método teórico-prático e de estudo de caso, utilizando fundamentalmente as técnicas do levantamento bibliográfico assim como da observação em campo.This paper discusses theoretical and practical aspects of creativity and communication ofindividuals and work teams within organizations. The research has two main objectives: tocontribute to the development of management applied studies, communication management, andorganizational psychology, as well as to discuss the ways in which creativity can be fostered andmanaged within organizations, since it analyzes the need of a culture of creativity, presenting the diagnosis of the major paradoxes and dilemmas confronted by the business community todevelop organizational creativity today; it intends to present possible solutions, thought patternsand micro-skills that can help manage organizational creativity. The article presents evidence toassess creativity and discusses the major dilemmas and challenges faced by organizations todayto promote organizational creativity. In order to produce this work, we used the theoreticalpracticalmethod and case study, basically using techniques of literature review and theobservation.Fernando de Almeida Santos2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/7410.21710/rch.v8i0.74Revista Científica Hermes; v. 8 (2013): janeiro a junhoRevista Cientí­fica Hermes ; Vol. 8 (2013): janeiro a junhoRevista Científica Hermes ; Vol. 8 (2013): janeiro a junho2175-055610.21710/rch.v8i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/74/60Copyright (c) 2013 Felipe Chibas Ortizhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOrtiz, Felipe Chibas2023-01-25T03:40:25Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/74Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:25Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativo
Creativity and communication: indicators, barriers, paradoxes and dilemmas corporate world.
title Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativo
spellingShingle Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativo
Ortiz, Felipe Chibas
Creativity
innovation management
management communication
barriers to creativity and barriers to communication.
criatividade
gestão da inovação
gestão da comunicação
barreiras à criatividade e barreiras à comunicação
title_short Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativo
title_full Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativo
title_fullStr Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativo
title_full_unstemmed Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativo
title_sort Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo corporativo
author Ortiz, Felipe Chibas
author_facet Ortiz, Felipe Chibas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortiz, Felipe Chibas
dc.subject.por.fl_str_mv Creativity
innovation management
management communication
barriers to creativity and barriers to communication.
criatividade
gestão da inovação
gestão da comunicação
barreiras à criatividade e barreiras à comunicação
topic Creativity
innovation management
management communication
barriers to creativity and barriers to communication.
criatividade
gestão da inovação
gestão da comunicação
barreiras à criatividade e barreiras à comunicação
description Este artigo aborda aspectos teóricos e práticos sobre a criatividade e a comunicação das pessoas e equipes de trabalho no âmbito das organizações. A pesquisa tem como principais objetivos: contribuir para o desenvolvimento dos estudos aplicados da administração, gestão da comunicação e psicologia organizacional, assim como debater as formas em que se pode fomentar e gerenciar a criatividade nas organizações, pois analisa a necessidade de ter uma cultura da criatividade, apresentando diagnóstico dos principais paradoxos e dilemas que o empresariado enfrenta para desenvolver a criatividade organizacional na atualidade. Além disso, propõem apresentar possíveis soluções e padrões de pensamento e micro-habilidades que podem ajudar a gerenciar a criatividade organizacional. O artigo apresenta indicadores para avaliar a criatividade, assim como também se discutem os principais dilemas e desafios que enfrentam as organizações para fomentar a criatividade organizacional. Para a construção deste trabalho utilizamos o método teórico-prático e de estudo de caso, utilizando fundamentalmente as técnicas do levantamento bibliográfico assim como da observação em campo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/74
10.21710/rch.v8i0.74
url https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/74
identifier_str_mv 10.21710/rch.v8i0.74
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/74/60
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Felipe Chibas Ortiz
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Felipe Chibas Ortiz
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica Hermes; v. 8 (2013): janeiro a junho
Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 8 (2013): janeiro a junho
Revista Científica Hermes ; Vol. 8 (2013): janeiro a junho
2175-0556
10.21710/rch.v8i0
reponame:Revista Científica Hermes
instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron:FIPEN
instname_str Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron_str FIPEN
institution FIPEN
reponame_str Revista Científica Hermes
collection Revista Científica Hermes
repository.name.fl_str_mv Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
repository.mail.fl_str_mv ||hermes@fipen.edu.br
_version_ 1798945177523453952