A participação do BNDES no desenvolvimento do setor de logística para a copa do mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estender, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Camargo, Enilso Marcio Sobreira de Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Hermes
Texto Completo: https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/5
Resumo: A Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. Essas competições têm estimulado investimentos na infraestrutura do transporte de passageiros, demandando a integração de todos os modais de transporte brasileiro. Por que o setor de transporte é considerado fundamental para o sucesso da economia e dos megaeventos como Copa do Mundo e Olimpíadas? Objetivo: Capacidade do país em atrair investimentos, e modernização dos modais de transporte e logística. Para reestruturação da mobilidade urbana e interurbana, o país conta com um ator principal, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Para o período compreendido entre os anos de 2010-2016, há uma perspectiva de investimento em logística que pode chegar a quase R$ 130 bilhões de reais, desse montante 43% vêm de recursos do BNDES, 37% do setor privado e aproximadamente 20% de órgãos públicos. Dividindo por modais, aplicados em projetos consolidados, o setor portuário deve levar R$ 15 bilhões (14% do montante total); no setor ferroviário deverá ser investido aproximadamente o valor de R$ 56 bilhões (52%). Em suma, a participação do BNDES diretamente nos projetos que integram o planejamento e as ações dos órgãos públicos para a resolução dos problemas estruturais dos centros urbanos é fator determinante para o crescimento do país.
id FIPEN-1_88566d6f016d31db3cb587551fc8f6f9
oai_identifier_str oai:ojs.revistahermes.com.br:article/5
network_acronym_str FIPEN-1
network_name_str Revista Científica Hermes
repository_id_str
spelling A participação do BNDES no desenvolvimento do setor de logística para a copa do mundoBNDES Contribution In the development of the logistic sector for the 2014 World CupInfrastructureinvestmentprogresseconomyinfraestruturainvestimentodesenvolvimento e economiaA Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. Essas competições têm estimulado investimentos na infraestrutura do transporte de passageiros, demandando a integração de todos os modais de transporte brasileiro. Por que o setor de transporte é considerado fundamental para o sucesso da economia e dos megaeventos como Copa do Mundo e Olimpíadas? Objetivo: Capacidade do país em atrair investimentos, e modernização dos modais de transporte e logística. Para reestruturação da mobilidade urbana e interurbana, o país conta com um ator principal, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Para o período compreendido entre os anos de 2010-2016, há uma perspectiva de investimento em logística que pode chegar a quase R$ 130 bilhões de reais, desse montante 43% vêm de recursos do BNDES, 37% do setor privado e aproximadamente 20% de órgãos públicos. Dividindo por modais, aplicados em projetos consolidados, o setor portuário deve levar R$ 15 bilhões (14% do montante total); no setor ferroviário deverá ser investido aproximadamente o valor de R$ 56 bilhões (52%). Em suma, a participação do BNDES diretamente nos projetos que integram o planejamento e as ações dos órgãos públicos para a resolução dos problemas estruturais dos centros urbanos é fator determinante para o crescimento do país.The 2014 World Cup and 2016 Olympics have stimulated competition for investments in the infrastructure for the transportation of passengers, and they have demanded the integration of all modals of the Brazilian transport sector. Why is the transportation sector considered fundamental for the economy success and for mega-events as the World Cup and the Olympics? Objective: Capacity of the country in attracting investments, modernization of all transportation hubs and for the logistics. For reorganization of urban and inter-urban mobility, the country counts with one principal player, the BNDES (Brazilian Development Bank). For the comprehensive time period between the years of 2010-2016, it has an investment perspective in logistics that can practically come close to the R$ 130 Billion (Brazilian Real), of this sum 43% comes from funds of the BNDES, 37% comes from the private sector and approximately 20% from public agencies. Dividing by transportation modals and applied in consolidated projects, sea port sector requirements will take roughly R$ 15 Billion (14% of the total sum); the railroad sector will have approximately the equivalent of R$ 56 Billion (52% of the total sum); the air transport  project (TAV) will take 31 billion (29%) and the road sector with about 36 billion (34%). In summary, the direct participation of the BNDES in projects that integrate planning and actions of the public agencies for the resolution of the structural problems in urban centers is a determining factor for the growth of the country.Fernando de Almeida Santos2012-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/510.21710/rch.v7i0.5Revista Científica Hermes; v. 7 (2012): julho a dezembroRevista Cientí­fica Hermes ; Vol. 7 (2012): julho a dezembroRevista Científica Hermes ; Vol. 7 (2012): julho a dezembro2175-055610.21710/rch.v7i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/5/1Copyright (c) 2012 Antonio Carlos Estender, Enilso Marcio Sobreira de Amorim Camargohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEstender, Antonio CarlosCamargo, Enilso Marcio Sobreira de Amorim2023-01-25T03:40:22Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/5Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:22Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false
dc.title.none.fl_str_mv A participação do BNDES no desenvolvimento do setor de logística para a copa do mundo
BNDES Contribution In the development of the logistic sector for the 2014 World Cup
title A participação do BNDES no desenvolvimento do setor de logística para a copa do mundo
spellingShingle A participação do BNDES no desenvolvimento do setor de logística para a copa do mundo
Estender, Antonio Carlos
Infrastructure
investment
progress
economy
infraestrutura
investimento
desenvolvimento e economia
title_short A participação do BNDES no desenvolvimento do setor de logística para a copa do mundo
title_full A participação do BNDES no desenvolvimento do setor de logística para a copa do mundo
title_fullStr A participação do BNDES no desenvolvimento do setor de logística para a copa do mundo
title_full_unstemmed A participação do BNDES no desenvolvimento do setor de logística para a copa do mundo
title_sort A participação do BNDES no desenvolvimento do setor de logística para a copa do mundo
author Estender, Antonio Carlos
author_facet Estender, Antonio Carlos
Camargo, Enilso Marcio Sobreira de Amorim
author_role author
author2 Camargo, Enilso Marcio Sobreira de Amorim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Estender, Antonio Carlos
Camargo, Enilso Marcio Sobreira de Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Infrastructure
investment
progress
economy
infraestrutura
investimento
desenvolvimento e economia
topic Infrastructure
investment
progress
economy
infraestrutura
investimento
desenvolvimento e economia
description A Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. Essas competições têm estimulado investimentos na infraestrutura do transporte de passageiros, demandando a integração de todos os modais de transporte brasileiro. Por que o setor de transporte é considerado fundamental para o sucesso da economia e dos megaeventos como Copa do Mundo e Olimpíadas? Objetivo: Capacidade do país em atrair investimentos, e modernização dos modais de transporte e logística. Para reestruturação da mobilidade urbana e interurbana, o país conta com um ator principal, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Para o período compreendido entre os anos de 2010-2016, há uma perspectiva de investimento em logística que pode chegar a quase R$ 130 bilhões de reais, desse montante 43% vêm de recursos do BNDES, 37% do setor privado e aproximadamente 20% de órgãos públicos. Dividindo por modais, aplicados em projetos consolidados, o setor portuário deve levar R$ 15 bilhões (14% do montante total); no setor ferroviário deverá ser investido aproximadamente o valor de R$ 56 bilhões (52%). Em suma, a participação do BNDES diretamente nos projetos que integram o planejamento e as ações dos órgãos públicos para a resolução dos problemas estruturais dos centros urbanos é fator determinante para o crescimento do país.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/5
10.21710/rch.v7i0.5
url https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/5
identifier_str_mv 10.21710/rch.v7i0.5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/5/1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Antonio Carlos Estender, Enilso Marcio Sobreira de Amorim Camargo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Antonio Carlos Estender, Enilso Marcio Sobreira de Amorim Camargo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica Hermes; v. 7 (2012): julho a dezembro
Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 7 (2012): julho a dezembro
Revista Científica Hermes ; Vol. 7 (2012): julho a dezembro
2175-0556
10.21710/rch.v7i0
reponame:Revista Científica Hermes
instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron:FIPEN
instname_str Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron_str FIPEN
institution FIPEN
reponame_str Revista Científica Hermes
collection Revista Científica Hermes
repository.name.fl_str_mv Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
repository.mail.fl_str_mv ||hermes@fipen.edu.br
_version_ 1798945177417547776