Análise da satisfação dos consumidores finais: um estudo em uma empresa do setor de vending machines na cidade de Santa Maria – RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piveta, Maíra Nunes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Scherer, Flavia Luciane, dos Santos, Maríndia Brachak, Gomes, Fabrício Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Hermes
Texto Completo: https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/259
Resumo: As organizações estão inseridas em um ambiente concorrencial globalizado que sofre transformações e avanços constantemente. Diante desse cenário, a empresa Alpha, que comercializa máquinas automáticas de café e insumos, adotou como estratégia se aproximar dos seus consumidores finais. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho foi identificar e avaliar o grau de satisfação dos consumidores finais da empresa Alpha no que tange aos produtos e bebidas e marketing digital nas mídias sociais. A pesquisa pode ser classificada como descritiva quanto à natureza com abordagem quantitativa, por intermédio da aplicação de um instrumento de pesquisa junto a uma amostra de cento e vinte consumidores finais da empresa Alpha nos pontos de venda. Os resultados da pesquisa indicaram que, de maneira geral, a satisfação dos consumidores finais quanto aos produtos Alpha é grande, exceto no que se refere aos fatores preço e quantidade de açúcar. Ainda, observou-se que o alcance das ações de marketing digital da Alpha é baixo, sendo evidenciado por meio de baixos graus de satisfação justificados pela falta de conhecimento dos consumidores. Por fim, também foram apresentadas oportunidades e sugestões de melhorias.
id FIPEN-1_8f741a21e7e51e49f859ca77964fa7bf
oai_identifier_str oai:ojs.revistahermes.com.br:article/259
network_acronym_str FIPEN-1
network_name_str Revista Científica Hermes
repository_id_str
spelling Análise da satisfação dos consumidores finais: um estudo em uma empresa do setor de vending machines na cidade de Santa Maria – RSAnalysis of satisfaction of final consumers: a study in a company of Vending Machines sector in the city of Santa Maria – RSSatisfaction Survey. Final Consumers. Digital Marketing. Vending Machines.pesquisa de satisfaçãoconsumidores finaismarketing digitalvending machinesAs organizações estão inseridas em um ambiente concorrencial globalizado que sofre transformações e avanços constantemente. Diante desse cenário, a empresa Alpha, que comercializa máquinas automáticas de café e insumos, adotou como estratégia se aproximar dos seus consumidores finais. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho foi identificar e avaliar o grau de satisfação dos consumidores finais da empresa Alpha no que tange aos produtos e bebidas e marketing digital nas mídias sociais. A pesquisa pode ser classificada como descritiva quanto à natureza com abordagem quantitativa, por intermédio da aplicação de um instrumento de pesquisa junto a uma amostra de cento e vinte consumidores finais da empresa Alpha nos pontos de venda. Os resultados da pesquisa indicaram que, de maneira geral, a satisfação dos consumidores finais quanto aos produtos Alpha é grande, exceto no que se refere aos fatores preço e quantidade de açúcar. Ainda, observou-se que o alcance das ações de marketing digital da Alpha é baixo, sendo evidenciado por meio de baixos graus de satisfação justificados pela falta de conhecimento dos consumidores. Por fim, também foram apresentadas oportunidades e sugestões de melhorias.Organizations are inserted in a globalized competitive environment that suffers transformations and constantly advances. Given this scenario, the Alpha company, which sells coffee vending machines and supplies, adopted as a strategy to approach their final consumers. In this way, the overall objective of this study was to identify and assess the degree of satisfaction of the consumers of Alpha company with respect to the products and drinks and digital marketing in social media. The search can be classified as descriptive as to the nature with quantitative approach through the implementation of a research tool with a sample of 120 consumers of Alpha company at the points of sale. The survey results indicated that, in general, the satisfaction of consumers for products Alpha is great, except when it comes to price and quantity of sugar. Still, it was observed that the scope of the actions of Alpha digital marketing is low, being evidenced by means of low degrees of satisfaction justified by lack of consumer knowledge. Finally, opportunities and suggestions for improvement were presented.Fernando de Almeida Santos2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/25910.21710/rch.v15i0.259Revista Científica Hermes; v. 15 (2016): janeiro a junho; 173-197Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 173-197Revista Científica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 173-1972175-055610.21710/rch.v15i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/259/pdfCopyright (c) 2016 Maíra Nunes Piveta, Flavia Luciane Scherer, Maríndia Brachak dos Santos, Fabrício Nunes Gomeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPiveta, Maíra NunesScherer, Flavia Lucianedos Santos, Maríndia BrachakGomes, Fabrício Nunes2023-01-25T03:40:30Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/259Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:30Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da satisfação dos consumidores finais: um estudo em uma empresa do setor de vending machines na cidade de Santa Maria – RS
Analysis of satisfaction of final consumers: a study in a company of Vending Machines sector in the city of Santa Maria – RS
title Análise da satisfação dos consumidores finais: um estudo em uma empresa do setor de vending machines na cidade de Santa Maria – RS
spellingShingle Análise da satisfação dos consumidores finais: um estudo em uma empresa do setor de vending machines na cidade de Santa Maria – RS
Piveta, Maíra Nunes
Satisfaction Survey. Final Consumers. Digital Marketing. Vending Machines.
pesquisa de satisfação
consumidores finais
marketing digital
vending machines
title_short Análise da satisfação dos consumidores finais: um estudo em uma empresa do setor de vending machines na cidade de Santa Maria – RS
title_full Análise da satisfação dos consumidores finais: um estudo em uma empresa do setor de vending machines na cidade de Santa Maria – RS
title_fullStr Análise da satisfação dos consumidores finais: um estudo em uma empresa do setor de vending machines na cidade de Santa Maria – RS
title_full_unstemmed Análise da satisfação dos consumidores finais: um estudo em uma empresa do setor de vending machines na cidade de Santa Maria – RS
title_sort Análise da satisfação dos consumidores finais: um estudo em uma empresa do setor de vending machines na cidade de Santa Maria – RS
author Piveta, Maíra Nunes
author_facet Piveta, Maíra Nunes
Scherer, Flavia Luciane
dos Santos, Maríndia Brachak
Gomes, Fabrício Nunes
author_role author
author2 Scherer, Flavia Luciane
dos Santos, Maríndia Brachak
Gomes, Fabrício Nunes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piveta, Maíra Nunes
Scherer, Flavia Luciane
dos Santos, Maríndia Brachak
Gomes, Fabrício Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfaction Survey. Final Consumers. Digital Marketing. Vending Machines.
pesquisa de satisfação
consumidores finais
marketing digital
vending machines
topic Satisfaction Survey. Final Consumers. Digital Marketing. Vending Machines.
pesquisa de satisfação
consumidores finais
marketing digital
vending machines
description As organizações estão inseridas em um ambiente concorrencial globalizado que sofre transformações e avanços constantemente. Diante desse cenário, a empresa Alpha, que comercializa máquinas automáticas de café e insumos, adotou como estratégia se aproximar dos seus consumidores finais. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho foi identificar e avaliar o grau de satisfação dos consumidores finais da empresa Alpha no que tange aos produtos e bebidas e marketing digital nas mídias sociais. A pesquisa pode ser classificada como descritiva quanto à natureza com abordagem quantitativa, por intermédio da aplicação de um instrumento de pesquisa junto a uma amostra de cento e vinte consumidores finais da empresa Alpha nos pontos de venda. Os resultados da pesquisa indicaram que, de maneira geral, a satisfação dos consumidores finais quanto aos produtos Alpha é grande, exceto no que se refere aos fatores preço e quantidade de açúcar. Ainda, observou-se que o alcance das ações de marketing digital da Alpha é baixo, sendo evidenciado por meio de baixos graus de satisfação justificados pela falta de conhecimento dos consumidores. Por fim, também foram apresentadas oportunidades e sugestões de melhorias.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/259
10.21710/rch.v15i0.259
url https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/259
identifier_str_mv 10.21710/rch.v15i0.259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/259/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica Hermes; v. 15 (2016): janeiro a junho; 173-197
Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 173-197
Revista Científica Hermes ; Vol. 15 (2016): janeiro a junho; 173-197
2175-0556
10.21710/rch.v15i0
reponame:Revista Científica Hermes
instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron:FIPEN
instname_str Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron_str FIPEN
institution FIPEN
reponame_str Revista Científica Hermes
collection Revista Científica Hermes
repository.name.fl_str_mv Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
repository.mail.fl_str_mv ||hermes@fipen.edu.br
_version_ 1798945178151550976