Missão, visão e valores organizacionais dos Institutos Federais De Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/691 |
Resumo: | O presente estudo buscou identificar as estruturas da missão, visão e valores organizacionais dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do Brasil. As declarações institucionais foram analisadas conforme os modelos definidos por Pearce (1982), Westley e Mintzberg (1989) e Guiso et al. (2015). Os resultados da pesquisa apontam que 37% dos Institutos analisados possuem apenas 3 dos 8 elementos do modelo proposto por Pearce (1982) em suas missões, sendo que o elemento mais presente faz referência a produtos ou serviços. Com relação à análise da visão, 72% dos IFs mencionaram somente 2 dos 5 componentes do método proposto por Westley e Mintzberg (1989), e o componente mais utilizado se refere aos “ideais das organizações”, que corresponde a 97,3%. No que se refere aos valores organizacionais, conclui-se que os valores constantes da “categoria 1” definida por Guiso et al. (2015) foram evidenciados em todos os 38 Institutos analisados, e quanto à frequência desses termos de cada uma das nove categorias estabelecidas pelos autores supracitados foi observado o total de 348 palavras, destas, 120 pertencem aos valores constantes na “categoria 1”. A pesquisa contribui para o tema na literatura especialmente no que tange a pesquisas que analisaram a estrutura das declarações institucionais, sobretudo em organizações brasileiras, bem como, para auxiliar os gestores dos Institutos a aprimorarem o planejamento estratégico destes, contribuindo para a tomada de decisão e para uma melhor competitividade dos IFs. |
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Missão, visão e valores organizacionais dos Institutos Federais De Educação, Ciência e Tecnologia do BrasilMission, vision and organizational values of education, Science and Tecnology Federal Institutes from Brazilfederal institutesmissionvaluesvisioninstitutos federaismissãovaloresvisãoO presente estudo buscou identificar as estruturas da missão, visão e valores organizacionais dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do Brasil. As declarações institucionais foram analisadas conforme os modelos definidos por Pearce (1982), Westley e Mintzberg (1989) e Guiso et al. (2015). Os resultados da pesquisa apontam que 37% dos Institutos analisados possuem apenas 3 dos 8 elementos do modelo proposto por Pearce (1982) em suas missões, sendo que o elemento mais presente faz referência a produtos ou serviços. Com relação à análise da visão, 72% dos IFs mencionaram somente 2 dos 5 componentes do método proposto por Westley e Mintzberg (1989), e o componente mais utilizado se refere aos “ideais das organizações”, que corresponde a 97,3%. No que se refere aos valores organizacionais, conclui-se que os valores constantes da “categoria 1” definida por Guiso et al. (2015) foram evidenciados em todos os 38 Institutos analisados, e quanto à frequência desses termos de cada uma das nove categorias estabelecidas pelos autores supracitados foi observado o total de 348 palavras, destas, 120 pertencem aos valores constantes na “categoria 1”. A pesquisa contribui para o tema na literatura especialmente no que tange a pesquisas que analisaram a estrutura das declarações institucionais, sobretudo em organizações brasileiras, bem como, para auxiliar os gestores dos Institutos a aprimorarem o planejamento estratégico destes, contribuindo para a tomada de decisão e para uma melhor competitividade dos IFs.The present study aimed to identify the structures of the mission, vision and organizational values of the 38 Education, Science and Tecnology Federal Institutes (FIs) in Brazil. The institutional statements were analysed according to the models defined by Pearce (1982), Westley and Mintzberg (1989) and Guiso et al. (2015). The research results indicate that 37% of the analysed Institutes present only 3 of the 8 elements of Pearce (1982) model in their missions and products or services are the most present element. Regarding the vision analysis, 72% of the FIs mentioned only 2 of the 5 components of Westley e Mintzberg (1989) model, and “organizational ideals” are the most used component, which correspond to 97,3%. It is concluded that the constant values in “category 1” defined by Guiso et al. (2015) were disclosured in all 38 analysed Institutes, and for the terms frequency in each one of the nine stabilished categories by the mentioned authors, a total of 348 words were observed, of which 120 belong to the constant values in “category 1”. The research contributes for the literature subject especially regarding researches that analyse institutional statements structure, mainly in Brazilian organizations, as well as helping Institutes managers to improve their strategic planning, contributing to decision making and promote better competitiveness of the FIs.Fernando de Almeida Santos2023-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/69110.21710/rch.v33i1.691Revista Científica Hermes; v. 33 (2023): abril a setembro; 25-46Revista Científica Hermes ; Vol. 33 (2023): abril a setembro; 25-46Revista Científica Hermes ; Vol. 33 (2023): abril a setembro; 25-462175-055610.21710/rch.v33i1reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/691/552Copyright (c) 2023 Karina Graziele Corrêa Rosa, Lilian Cristina Garcia Downes, Leonardo Fabris Lugobonihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Karina Graziele CorrêaDownes, Lilian Cristina GarciaLugoboni, Leonardo Fabris2024-01-26T06:15:48Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/691Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2024-01-26T06:15:48Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
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O presente estudo buscou identificar as estruturas da missão, visão e valores organizacionais dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do Brasil. As declarações institucionais foram analisadas conforme os modelos definidos por Pearce (1982), Westley e Mintzberg (1989) e Guiso et al. (2015). Os resultados da pesquisa apontam que 37% dos Institutos analisados possuem apenas 3 dos 8 elementos do modelo proposto por Pearce (1982) em suas missões, sendo que o elemento mais presente faz referência a produtos ou serviços. Com relação à análise da visão, 72% dos IFs mencionaram somente 2 dos 5 componentes do método proposto por Westley e Mintzberg (1989), e o componente mais utilizado se refere aos “ideais das organizações”, que corresponde a 97,3%. No que se refere aos valores organizacionais, conclui-se que os valores constantes da “categoria 1” definida por Guiso et al. (2015) foram evidenciados em todos os 38 Institutos analisados, e quanto à frequência desses termos de cada uma das nove categorias estabelecidas pelos autores supracitados foi observado o total de 348 palavras, destas, 120 pertencem aos valores constantes na “categoria 1”. A pesquisa contribui para o tema na literatura especialmente no que tange a pesquisas que analisaram a estrutura das declarações institucionais, sobretudo em organizações brasileiras, bem como, para auxiliar os gestores dos Institutos a aprimorarem o planejamento estratégico destes, contribuindo para a tomada de decisão e para uma melhor competitividade dos IFs. |
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