Taxonomia do porte das empresas em pesquisas: caracterizando as médias empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/301 |
Resumo: | A definição da amostra de um estudo é uma das etapas mais relevantes, metodologicamente, para que o estudo permita sua contextualização e validade. No caso das pesquisas na área de ciências sociais, há uma dificuldade iminente na contextualização do porte das organizações pesquisadas. O estudo revelou a necessidade de padronização dos critérios que definem as médias organizações, a fim de possibilitar estudos comparativos e de facilitar análises econômicas e financeiras. Ficou claro que as definições atualmente utilizadas originam-se da sociedade e muito pouco do meio acadêmico, apontando para a necessidade de definições mais acadêmicas. O trabalho revela, ainda, que os principais obstáculos ao crescimento continuam sendo a elevada carga tributária e a escassez de mão de obra qualificada e que os principais determinantes para o crescimento futuro residem no investimento em governança corporativa, em recursos humanos e na expansão geográfica. |
id |
FIPEN-1_d1737d8b40db27dfb9445d505853bcae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistahermes.com.br:article/301 |
network_acronym_str |
FIPEN-1 |
network_name_str |
Revista Científica Hermes |
repository_id_str |
|
spelling |
Taxonomia do porte das empresas em pesquisas: caracterizando as médias empresasCompany’s size Taxonomy in research: defining and describing medium companiesdefinição de média empresataxonomiaperfil da média empresaDefinition Media CompanyTaxonomyProfile Media Company.A definição da amostra de um estudo é uma das etapas mais relevantes, metodologicamente, para que o estudo permita sua contextualização e validade. No caso das pesquisas na área de ciências sociais, há uma dificuldade iminente na contextualização do porte das organizações pesquisadas. O estudo revelou a necessidade de padronização dos critérios que definem as médias organizações, a fim de possibilitar estudos comparativos e de facilitar análises econômicas e financeiras. Ficou claro que as definições atualmente utilizadas originam-se da sociedade e muito pouco do meio acadêmico, apontando para a necessidade de definições mais acadêmicas. O trabalho revela, ainda, que os principais obstáculos ao crescimento continuam sendo a elevada carga tributária e a escassez de mão de obra qualificada e que os principais determinantes para o crescimento futuro residem no investimento em governança corporativa, em recursos humanos e na expansão geográfica.The sample size of a study is one of the most important steps, methodologically, the study allows for its contextualization and validity. In the case of research in the social sciences, there is a difficulty in the context of the impending sized organizations surveyed. The study revealed the need for standardization of the criteria that define the medium organizations to enable comparative studies and to facilitate economic and financial analyzes. It was clear that the definitions currently used stem from society and very little from academia, pointing to the need for more academic settings. The work also shows that the main obstacles to growth remains the high tax burden and shortage of skilled labor and that the main determinants for future growth reside in investing in corporate governance, human resources and geographic expansion.Fernando de Almeida Santos2017-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/30110.21710/rch.v19i0.301Revista Científica Hermes; v. 19 (2017): setembro a dezembro; 536-560Revista Científica Hermes ; Vol. 19 (2017): setembro a dezembro; 536-560Revista Científica Hermes ; Vol. 19 (2017): setembro a dezembro; 536-5602175-055610.21710/rch.v19i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/301/pdfCopyright (c) 2017 Denilson Aparecida Leite Freire, Sérgio Nunes Muritiba, Patricia Morilha Muritibahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Denilson Aparecida LeiteMuritiba, Sérgio NunesMuritiba, Patricia Morilha2023-01-25T03:40:33Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/301Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:33Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Taxonomia do porte das empresas em pesquisas: caracterizando as médias empresas Company’s size Taxonomy in research: defining and describing medium companies |
title |
Taxonomia do porte das empresas em pesquisas: caracterizando as médias empresas |
spellingShingle |
Taxonomia do porte das empresas em pesquisas: caracterizando as médias empresas Freire, Denilson Aparecida Leite definição de média empresa taxonomia perfil da média empresa Definition Media Company Taxonomy Profile Media Company. |
title_short |
Taxonomia do porte das empresas em pesquisas: caracterizando as médias empresas |
title_full |
Taxonomia do porte das empresas em pesquisas: caracterizando as médias empresas |
title_fullStr |
Taxonomia do porte das empresas em pesquisas: caracterizando as médias empresas |
title_full_unstemmed |
Taxonomia do porte das empresas em pesquisas: caracterizando as médias empresas |
title_sort |
Taxonomia do porte das empresas em pesquisas: caracterizando as médias empresas |
author |
Freire, Denilson Aparecida Leite |
author_facet |
Freire, Denilson Aparecida Leite Muritiba, Sérgio Nunes Muritiba, Patricia Morilha |
author_role |
author |
author2 |
Muritiba, Sérgio Nunes Muritiba, Patricia Morilha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Denilson Aparecida Leite Muritiba, Sérgio Nunes Muritiba, Patricia Morilha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
definição de média empresa taxonomia perfil da média empresa Definition Media Company Taxonomy Profile Media Company. |
topic |
definição de média empresa taxonomia perfil da média empresa Definition Media Company Taxonomy Profile Media Company. |
description |
A definição da amostra de um estudo é uma das etapas mais relevantes, metodologicamente, para que o estudo permita sua contextualização e validade. No caso das pesquisas na área de ciências sociais, há uma dificuldade iminente na contextualização do porte das organizações pesquisadas. O estudo revelou a necessidade de padronização dos critérios que definem as médias organizações, a fim de possibilitar estudos comparativos e de facilitar análises econômicas e financeiras. Ficou claro que as definições atualmente utilizadas originam-se da sociedade e muito pouco do meio acadêmico, apontando para a necessidade de definições mais acadêmicas. O trabalho revela, ainda, que os principais obstáculos ao crescimento continuam sendo a elevada carga tributária e a escassez de mão de obra qualificada e que os principais determinantes para o crescimento futuro residem no investimento em governança corporativa, em recursos humanos e na expansão geográfica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/301 10.21710/rch.v19i0.301 |
url |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/301 |
identifier_str_mv |
10.21710/rch.v19i0.301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/301/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes; v. 19 (2017): setembro a dezembro; 536-560 Revista Científica Hermes ; Vol. 19 (2017): setembro a dezembro; 536-560 Revista Científica Hermes ; Vol. 19 (2017): setembro a dezembro; 536-560 2175-0556 10.21710/rch.v19i0 reponame:Revista Científica Hermes instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) instacron:FIPEN |
instname_str |
Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
instacron_str |
FIPEN |
institution |
FIPEN |
reponame_str |
Revista Científica Hermes |
collection |
Revista Científica Hermes |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hermes@fipen.edu.br |
_version_ |
1798945178202931200 |