Análise do desempenho de alunos da Educação Profissional Técnica em logística antes e durante a pandemia do Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
DOI: | 10.21710/rch.v34i1.718 |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/718 |
Resumo: | A investigação discorre sobre os resultados obtidos pelos alunos do curso técnico de logística integrado ao ensino médio de Instituição de Ensino Técnico Profissional – IETP - durante os anos de 2019, 2020 e 2021, ingressantes no ensino presencial e que vivenciaram os dois últimos anos de sua formação na modalidade de aulas on-line síncronas devido à pandemia internacional provocada pelo vírus Covid-19. A migração da modalidade de ensino presencial para o EaD - Ensino a Distância - se realizou de forma emergencial instaurada pela instituição e efetivada tecnicamente por meio do aplicativo Teams. A análise e discussão dos resultados de aprovações diretas, aprovações com progressões parciais em um, dois ou três componentes curriculares, menções, frequências e retenções diretas no modo presencial, comparados com os anos que cursaram em modo EaD é o objetivo principal da investigação. O tipo de pesquisa adotado é o exploratório de abordagem quantitativa e se dá por meio documental pela extração e coleta de dados obtidos no banco de dados da IETP, oriundos de atas de conselhos de classe anuais realizados pelo corpo diretivo da instituição, pelos docentes e acompanhados por representantes dos discentes. Trata-se também, de pesquisa descritiva e análises de medidas de tendência central e de dispersão. Apresentam-se os resultados por meio de gráficos e tabelas para melhor visualização, tendo como considerações as análises realizadas entre os resultados obtidos pelos docentes nos anos de 2020 e 2021, comparando-os referencialmente ao ano inicial da análise (2019), no que se refere às análises estatísticas de menções, comparativo correlacionado de assiduidade e progressões parciais que os discentes enfrentaram durante o período em que a EaD vigorou. Mostram-se as considerações finais em forma de reflexões amparadas pela análise dos resultados e fatores que contribuíram para sua concretização. |
id |
FIPEN-1_f55d462e6a197a01c4306dce6e7d788f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistahermes.com.br:article/718 |
network_acronym_str |
FIPEN-1 |
network_name_str |
Revista Científica Hermes |
spelling |
Análise do desempenho de alunos da Educação Profissional Técnica em logística antes e durante a pandemia do Covid-19Performance analysis of students of technical professional education in Logistics before and during the COVID-19 PandemicEnsino a distânciaFormação técnicaMS TeamsEADdistance educationtechnical graduationMS TeamsEaDA investigação discorre sobre os resultados obtidos pelos alunos do curso técnico de logística integrado ao ensino médio de Instituição de Ensino Técnico Profissional – IETP - durante os anos de 2019, 2020 e 2021, ingressantes no ensino presencial e que vivenciaram os dois últimos anos de sua formação na modalidade de aulas on-line síncronas devido à pandemia internacional provocada pelo vírus Covid-19. A migração da modalidade de ensino presencial para o EaD - Ensino a Distância - se realizou de forma emergencial instaurada pela instituição e efetivada tecnicamente por meio do aplicativo Teams. A análise e discussão dos resultados de aprovações diretas, aprovações com progressões parciais em um, dois ou três componentes curriculares, menções, frequências e retenções diretas no modo presencial, comparados com os anos que cursaram em modo EaD é o objetivo principal da investigação. O tipo de pesquisa adotado é o exploratório de abordagem quantitativa e se dá por meio documental pela extração e coleta de dados obtidos no banco de dados da IETP, oriundos de atas de conselhos de classe anuais realizados pelo corpo diretivo da instituição, pelos docentes e acompanhados por representantes dos discentes. Trata-se também, de pesquisa descritiva e análises de medidas de tendência central e de dispersão. Apresentam-se os resultados por meio de gráficos e tabelas para melhor visualização, tendo como considerações as análises realizadas entre os resultados obtidos pelos docentes nos anos de 2020 e 2021, comparando-os referencialmente ao ano inicial da análise (2019), no que se refere às análises estatísticas de menções, comparativo correlacionado de assiduidade e progressões parciais que os discentes enfrentaram durante o período em que a EaD vigorou. Mostram-se as considerações finais em forma de reflexões amparadas pela análise dos resultados e fatores que contribuíram para sua concretização.The investigation discusses the results obtained by students of the technical course in logistics integrated into high school at the Institution of Professional Technical Education - IETP - during the years 2019, 2020 and 2021, freshmen in-person teaching and who experienced the last two years of their training in the form of synchronous online classes due to the international pandemic caused by the Covid-19 virus. The migration from the in-person teaching modality to EaD - Distance Learning - was conducted on an emergency basis established by the institution and technically conducted through the Teams application. The analysis and discussion of the results of direct approvals, approvals with partial progressions in one, two or three curricular components, mentions, frequencies and direct retentions in the in-person mode, compared with the years they attended in EaD mode is the main objective of the investigation. The type of research adopted is exploratory with a quantitative approach and is conducted through documents by extracting and collecting data obtained from the IETP database, derived from minutes of annual class councils conducted by the institution's governing body, by teachers and monitored by student representatives. It is also about descriptive research and analyzes of measures of central tendency and dispersion. The results are presented in graphs and tables for better visualization, considering the analyzes carried out between the final results obtained by the professors in the years 2020 and 2021, comparing them referentially to the initial year of the analysis (2019), in which refers to the statistical analysis of mentions, correlated comparison of attendance and partial progressions that students faced during the period in which EaD was in force. The final considerations are shown in the form of reflections supported by the analysis of the results and factors that contributed to their implementation.Fernando de Almeida Santos2023-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/71810.21710/rch.v34i1.718Revista Científica Hermes; v. 34 (2023): outubro 2023 a março 2024; 331-350Revista Científica Hermes ; Vol. 34 (2023): outubro 2023 a março 2024; 331-350Revista Científica Hermes ; Vol. 34 (2023): outubro 2023 a março 2024; 331-3502175-055610.21710/rch.v34i1reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/718/583Copyright (c) 2024 Carlos Vital Giordano, Napoleão Verardi Galegale, Kelly Regina Zambrano Lavezzohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGiordano, Carlos VitalGalegale, Napoleão VerardiLavezzo, Kelly Regina Zambrano2024-02-07T00:14:31Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/718Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2024-02-07T00:14:31Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do desempenho de alunos da Educação Profissional Técnica em logística antes e durante a pandemia do Covid-19 Performance analysis of students of technical professional education in Logistics before and during the COVID-19 Pandemic |
title |
Análise do desempenho de alunos da Educação Profissional Técnica em logística antes e durante a pandemia do Covid-19 |
spellingShingle |
Análise do desempenho de alunos da Educação Profissional Técnica em logística antes e durante a pandemia do Covid-19 Análise do desempenho de alunos da Educação Profissional Técnica em logística antes e durante a pandemia do Covid-19 Giordano, Carlos Vital Ensino a distância Formação técnica MS Teams EAD distance education technical graduation MS Teams EaD Giordano, Carlos Vital Ensino a distância Formação técnica MS Teams EAD distance education technical graduation MS Teams EaD |
title_short |
Análise do desempenho de alunos da Educação Profissional Técnica em logística antes e durante a pandemia do Covid-19 |
title_full |
Análise do desempenho de alunos da Educação Profissional Técnica em logística antes e durante a pandemia do Covid-19 |
title_fullStr |
Análise do desempenho de alunos da Educação Profissional Técnica em logística antes e durante a pandemia do Covid-19 Análise do desempenho de alunos da Educação Profissional Técnica em logística antes e durante a pandemia do Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Análise do desempenho de alunos da Educação Profissional Técnica em logística antes e durante a pandemia do Covid-19 Análise do desempenho de alunos da Educação Profissional Técnica em logística antes e durante a pandemia do Covid-19 |
title_sort |
Análise do desempenho de alunos da Educação Profissional Técnica em logística antes e durante a pandemia do Covid-19 |
author |
Giordano, Carlos Vital |
author_facet |
Giordano, Carlos Vital Giordano, Carlos Vital Galegale, Napoleão Verardi Lavezzo, Kelly Regina Zambrano Galegale, Napoleão Verardi Lavezzo, Kelly Regina Zambrano |
author_role |
author |
author2 |
Galegale, Napoleão Verardi Lavezzo, Kelly Regina Zambrano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giordano, Carlos Vital Galegale, Napoleão Verardi Lavezzo, Kelly Regina Zambrano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Formação técnica MS Teams EAD distance education technical graduation MS Teams EaD |
topic |
Ensino a distância Formação técnica MS Teams EAD distance education technical graduation MS Teams EaD |
description |
A investigação discorre sobre os resultados obtidos pelos alunos do curso técnico de logística integrado ao ensino médio de Instituição de Ensino Técnico Profissional – IETP - durante os anos de 2019, 2020 e 2021, ingressantes no ensino presencial e que vivenciaram os dois últimos anos de sua formação na modalidade de aulas on-line síncronas devido à pandemia internacional provocada pelo vírus Covid-19. A migração da modalidade de ensino presencial para o EaD - Ensino a Distância - se realizou de forma emergencial instaurada pela instituição e efetivada tecnicamente por meio do aplicativo Teams. A análise e discussão dos resultados de aprovações diretas, aprovações com progressões parciais em um, dois ou três componentes curriculares, menções, frequências e retenções diretas no modo presencial, comparados com os anos que cursaram em modo EaD é o objetivo principal da investigação. O tipo de pesquisa adotado é o exploratório de abordagem quantitativa e se dá por meio documental pela extração e coleta de dados obtidos no banco de dados da IETP, oriundos de atas de conselhos de classe anuais realizados pelo corpo diretivo da instituição, pelos docentes e acompanhados por representantes dos discentes. Trata-se também, de pesquisa descritiva e análises de medidas de tendência central e de dispersão. Apresentam-se os resultados por meio de gráficos e tabelas para melhor visualização, tendo como considerações as análises realizadas entre os resultados obtidos pelos docentes nos anos de 2020 e 2021, comparando-os referencialmente ao ano inicial da análise (2019), no que se refere às análises estatísticas de menções, comparativo correlacionado de assiduidade e progressões parciais que os discentes enfrentaram durante o período em que a EaD vigorou. Mostram-se as considerações finais em forma de reflexões amparadas pela análise dos resultados e fatores que contribuíram para sua concretização. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/718 10.21710/rch.v34i1.718 |
url |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/718 |
identifier_str_mv |
10.21710/rch.v34i1.718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/718/583 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Carlos Vital Giordano, Napoleão Verardi Galegale, Kelly Regina Zambrano Lavezzo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Carlos Vital Giordano, Napoleão Verardi Galegale, Kelly Regina Zambrano Lavezzo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Fernando de Almeida Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes; v. 34 (2023): outubro 2023 a março 2024; 331-350 Revista Científica Hermes ; Vol. 34 (2023): outubro 2023 a março 2024; 331-350 Revista Científica Hermes ; Vol. 34 (2023): outubro 2023 a março 2024; 331-350 2175-0556 10.21710/rch.v34i1 reponame:Revista Científica Hermes instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) instacron:FIPEN |
instname_str |
Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
instacron_str |
FIPEN |
institution |
FIPEN |
reponame_str |
Revista Científica Hermes |
collection |
Revista Científica Hermes |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||hermes@fipen.edu.br |
_version_ |
1822181070040203264 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21710/rch.v34i1.718 |