Contribuições de um modelo de intervenção em resposta aos problemas sociais dos jovens que completam o estágio do apoio estadual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aros, Ludivia Hernandes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mejía, Aracelly Buitrago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Científica Hermes
Texto Completo: https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/427
Resumo: Este artigo contribui para responder a um problema social de jovens que atingem a maioridade e completam o estágio de apoio oferecido pelo Instituto Colombiano de Bem- Estar Familiar - ICBF - ao projetar um modelo de intervenção socioeconômica para garantir sua autonomia. e conexão positiva com a sociedade. Os aspectos analisados foram baseados nos diferentes modelos de intervenção existentes, a caracterização da população estudada,com 287 participantes de instituições dos centros de proteção da cidade de Ibagué. Como resultado, é projetado um modelo baseado nas necessidades observadas, com aspectos integradores que se concentram em três eixos: comercial, financeiro e administrativo estratégico. Modelo que pode ser adaptado de maneira específica em todos os institutos que realizam o mesmo trabalho do ICBF e que respondem às necessidades presentes dos jovens.
id FIPEN-1_fe089dcd30565579061bdb8aea456ab2
oai_identifier_str oai:ojs.revistahermes.com.br:article/427
network_acronym_str FIPEN-1
network_name_str Revista Científica Hermes
repository_id_str
spelling Contribuições de um modelo de intervenção em resposta aos problemas sociais dos jovens que completam o estágio do apoio estadualAportes de un modelo de intervención como respuesta a la problemática social de los jóvenes que culminan la etapa de apoyo del estadoContributions of a model of intervention in response to the social problems of young people who complete the stage of state supportmodelo de intervençãoICBFjovemproblema socialModelo de intervenciónICBFjóvenesproblemática socialIntervention modelICBFyouthsocial problemsEste artigo contribui para responder a um problema social de jovens que atingem a maioridade e completam o estágio de apoio oferecido pelo Instituto Colombiano de Bem- Estar Familiar - ICBF - ao projetar um modelo de intervenção socioeconômica para garantir sua autonomia. e conexão positiva com a sociedade. Os aspectos analisados foram baseados nos diferentes modelos de intervenção existentes, a caracterização da população estudada,com 287 participantes de instituições dos centros de proteção da cidade de Ibagué. Como resultado, é projetado um modelo baseado nas necessidades observadas, com aspectos integradores que se concentram em três eixos: comercial, financeiro e administrativo estratégico. Modelo que pode ser adaptado de maneira específica em todos os institutos que realizam o mesmo trabalho do ICBF e que respondem às necessidades presentes dos jovens.Este artículo contribuye a dar respuesta a una problemática social de los jóvenes que cumplen la mayoría de edad y culminan la etapa de apoyo brindada por el Instituto Colombiano de Bienestar Familiar– ICBF–, mediante el diseño de un modelo de intervención socioeconómico para asegurar su autonomía y vinculación positiva a la sociedad. Los aspectos analizados partieron de los diferentes modelos de intervención existentes, la caracterización de la población que fue objeto de estudio, con 287 participantes de instituciones de los centros de protección en la ciudad de Ibagué. Como resultado se diseña un modelo que parte de las necesidades observadas, con aspectos integradores que se focalizan en tres ejes: comercial, financiero y administrativo-estratégico. Modelo que puede ser adaptado de manera específica en todos los institutos que realizan la misma labor del ICBF y que responde a las necesidades presentes de los jóvenes.This article contributes to answer a social problem of young people who come of age and culminate the stage of support provided by the Colombian Institute of Family Welfare – ICBF –, by designing a model of socio-economic intervention to ensure their autonomy and positive association with society. The analyzed aspects were based on the different models of intervention, the characterization of the population under study with 287 participants of institutions of the protection centers in the city of Ibagué. Finally a model is designed that starts from the observed needs, with integrating aspects which are focused on three axes: commercial, financial and administrative-strategic; a model that can be adapted in a specific way in all institutes that carry out the same work of the ICBF and that responds to the present needs of young people.Fernando de Almeida Santos2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/42710.21710/rch.v21i0.427Revista Científica Hermes; v. 21 (2018): maio a agosto; 230-249Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 21 (2018): maio a agosto; 230-249Revista Científica Hermes ; Vol. 21 (2018): maio a agosto; 230-2492175-055610.21710/rch.v21i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENspahttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/427/pdfCopyright (c) 2018 Ludivia Hernandes Aros, Aracelly Buitrago Mejíahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAros, Ludivia HernandesMejía, Aracelly Buitrago2023-01-25T03:40:38Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/427Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:38Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de um modelo de intervenção em resposta aos problemas sociais dos jovens que completam o estágio do apoio estadual
Aportes de un modelo de intervención como respuesta a la problemática social de los jóvenes que culminan la etapa de apoyo del estado
Contributions of a model of intervention in response to the social problems of young people who complete the stage of state support
title Contribuições de um modelo de intervenção em resposta aos problemas sociais dos jovens que completam o estágio do apoio estadual
spellingShingle Contribuições de um modelo de intervenção em resposta aos problemas sociais dos jovens que completam o estágio do apoio estadual
Aros, Ludivia Hernandes
modelo de intervenção
ICBF
jovem
problema social
Modelo de intervención
ICBF
jóvenes
problemática social
Intervention model
ICBF
youth
social problems
title_short Contribuições de um modelo de intervenção em resposta aos problemas sociais dos jovens que completam o estágio do apoio estadual
title_full Contribuições de um modelo de intervenção em resposta aos problemas sociais dos jovens que completam o estágio do apoio estadual
title_fullStr Contribuições de um modelo de intervenção em resposta aos problemas sociais dos jovens que completam o estágio do apoio estadual
title_full_unstemmed Contribuições de um modelo de intervenção em resposta aos problemas sociais dos jovens que completam o estágio do apoio estadual
title_sort Contribuições de um modelo de intervenção em resposta aos problemas sociais dos jovens que completam o estágio do apoio estadual
author Aros, Ludivia Hernandes
author_facet Aros, Ludivia Hernandes
Mejía, Aracelly Buitrago
author_role author
author2 Mejía, Aracelly Buitrago
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aros, Ludivia Hernandes
Mejía, Aracelly Buitrago
dc.subject.por.fl_str_mv modelo de intervenção
ICBF
jovem
problema social
Modelo de intervención
ICBF
jóvenes
problemática social
Intervention model
ICBF
youth
social problems
topic modelo de intervenção
ICBF
jovem
problema social
Modelo de intervención
ICBF
jóvenes
problemática social
Intervention model
ICBF
youth
social problems
description Este artigo contribui para responder a um problema social de jovens que atingem a maioridade e completam o estágio de apoio oferecido pelo Instituto Colombiano de Bem- Estar Familiar - ICBF - ao projetar um modelo de intervenção socioeconômica para garantir sua autonomia. e conexão positiva com a sociedade. Os aspectos analisados foram baseados nos diferentes modelos de intervenção existentes, a caracterização da população estudada,com 287 participantes de instituições dos centros de proteção da cidade de Ibagué. Como resultado, é projetado um modelo baseado nas necessidades observadas, com aspectos integradores que se concentram em três eixos: comercial, financeiro e administrativo estratégico. Modelo que pode ser adaptado de maneira específica em todos os institutos que realizam o mesmo trabalho do ICBF e que respondem às necessidades presentes dos jovens.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/427
10.21710/rch.v21i0.427
url https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/427
identifier_str_mv 10.21710/rch.v21i0.427
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/427/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Ludivia Hernandes Aros, Aracelly Buitrago Mejía
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Ludivia Hernandes Aros, Aracelly Buitrago Mejía
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
publisher.none.fl_str_mv Fernando de Almeida Santos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica Hermes; v. 21 (2018): maio a agosto; 230-249
Revista Cientí­fica Hermes ; Vol. 21 (2018): maio a agosto; 230-249
Revista Científica Hermes ; Vol. 21 (2018): maio a agosto; 230-249
2175-0556
10.21710/rch.v21i0
reponame:Revista Científica Hermes
instname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron:FIPEN
instname_str Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
instacron_str FIPEN
institution FIPEN
reponame_str Revista Científica Hermes
collection Revista Científica Hermes
repository.name.fl_str_mv Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
repository.mail.fl_str_mv ||hermes@fipen.edu.br
_version_ 1798945178600341504