Deslocamento ao trabalho e meios de transporte: uma análise dos grupos populacionais do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Caio César Soares
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0002-3366-7560, Fundação João Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
Texto Completo: http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/4061
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar os grupos populacionais que realizam deslocamentos ao trabalho nas 33 Regiões Administrativas (RAs) do Distrito Federal, destacando os meios de transporte utilizados. Os dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios de 2021 foram empregados para mapear os locais com maior envio e recebimento de trabalhadores e identificar osprincipais fluxos entre as RAs. Além disso, foram utilizados modelos logísticos para estimar a propensão de uso dos diferentes modais de transporte de acordo com as características populacionais, calculando razões de chances para melhor compreender as características das pessoas que realizam deslocamentos para o trabalho. Os resultados revelaram que mais de 1,2 milhões de pessoas ocupadas se deslocaram em 2021, sendo a maioria para outras RAs. O Plano Piloto foi o principal destino, com cerca de 514 mil deslocamentos, representando 41,6% dos trabalhadores. Taguatinga também se destacou, com aproximadamente 143 mil deslocamentos. Houve diferenças significativas entre origem e destino dos deslocamentos, com o Plano Piloto recebendo mais pessoas do que enviando. Essa RA atrai trabalhadores com maior renda, nível educacional elevado e menor proporção de negros. A análise também mostrou que diferentes meios de transporte estão associados a diferentes perfis socioeconômicos.
id FJP-2_869198470ffa8f799c4d9f5963f8a920
oai_identifier_str oai:repositorio.fjp.mg.gov.br:123456789/4061
network_acronym_str FJP-2
network_name_str Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
repository_id_str
spelling 2024-05-21T15:11:23Z2024-05-21T15:11:23Z2024GONÇALVES, C. C. S. Deslocamento ao trabalho e meios de transporte: uma análise dos grupos populacionais do Distrito Federal. Eco. Reg., Londrina, v. 12, n. 1, p. 92-116, jan./abr. 2024.2317-627Xhttp://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/406110.5433.2317-627X.2024.v12.n1.48469O objetivo deste estudo é analisar os grupos populacionais que realizam deslocamentos ao trabalho nas 33 Regiões Administrativas (RAs) do Distrito Federal, destacando os meios de transporte utilizados. Os dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios de 2021 foram empregados para mapear os locais com maior envio e recebimento de trabalhadores e identificar osprincipais fluxos entre as RAs. Além disso, foram utilizados modelos logísticos para estimar a propensão de uso dos diferentes modais de transporte de acordo com as características populacionais, calculando razões de chances para melhor compreender as características das pessoas que realizam deslocamentos para o trabalho. Os resultados revelaram que mais de 1,2 milhões de pessoas ocupadas se deslocaram em 2021, sendo a maioria para outras RAs. O Plano Piloto foi o principal destino, com cerca de 514 mil deslocamentos, representando 41,6% dos trabalhadores. Taguatinga também se destacou, com aproximadamente 143 mil deslocamentos. Houve diferenças significativas entre origem e destino dos deslocamentos, com o Plano Piloto recebendo mais pessoas do que enviando. Essa RA atrai trabalhadores com maior renda, nível educacional elevado e menor proporção de negros. A análise também mostrou que diferentes meios de transporte estão associados a diferentes perfis socioeconômicos.Regions (ARs) of the Federal District in Brazil, highlighting the means of transportation used. The data from the 2021 District Sample Household Survey (Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios -PDAD) were used to map the locations with the highest influx and outflow of workers and identify the main commuting flows between ARs. In addition, logistic models were employed to estimate the propensity to use different modes of transportation according to population characteristics, calculating odds ratios to better understand the characteristics of people who commute to work. The results revealed that over 1.2 million employed individuals commuted in 2021, with the majority commuting to other ARs. The Plano Piloto was the main destination, accounting for approximately 514,000 commutes, representing 41.6% of workers. Taguatinga also stood out, with approximately 143,000 commutes. There were significant differences between the origin and destination of the commutes, with the Plano Piloto attracting more people than it sent. This AR attracts workers with higher incomes, higher educational levels, and a lower proportion of black individuals. The analysis also showed that different modes of transportation are associated with different socioeconomic profilesUEL/PRhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilinfo:eu-repo/semantics/openAccessComutaçãoDeslocamento ao trabalhoDados amostrais complexosModelo logísticoDistrito FederalCommutingCommuting to workComplex sample dataLogistic modelFederal DistrictDeslocamento ao trabalho e meios de transporte: uma análise dos grupos populacionais do Distrito FederalCommuting and means of transportation: an analysis of population groups in the Federal Districtinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://lattes.cnpq.br/6829577347369187Gonçalves, Caio César Soareshttps://orcid.org/0000-0002-3366-7560Fundação João Pinheiroporreponame:Repositório Institucional da Fundação João Pinheiroinstname:Fundação João Pinheiro (FJP)instacron:FJPCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/41a8bfb3-22f5-4af1-ae10-3af89ce47bb2/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51ORIGINALGonçalves_Deslocamento_ao_trabalho_e_meios_de_transporte_v12_n1_2024.pdfGonçalves_Deslocamento_ao_trabalho_e_meios_de_transporte_v12_n1_2024.pdfapplication/pdf1057934http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/7c9307a0-89b9-43fc-80e3-11ea11da9579/downloade3b4a6d23e70a7a6624ab6d08e85c745MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81513http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/4c593afb-2a2c-48f5-8f18-2ba510158523/downloadbd956f1284434dc4e1aa2e3f265b2322MD52TEXTGonçalves_Deslocamento_ao_trabalho_e_meios_de_transporte_v12_n1_2024.pdf.txtGonçalves_Deslocamento_ao_trabalho_e_meios_de_transporte_v12_n1_2024.pdf.txtExtracted texttext/plain66831http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/fb5816e0-b47d-4859-9910-8bdbb6256a25/download6ca38866bfda9f465780bccb7c4a183eMD54THUMBNAILGonçalves_Deslocamento_ao_trabalho_e_meios_de_transporte_v12_n1_2024.pdf.jpgGonçalves_Deslocamento_ao_trabalho_e_meios_de_transporte_v12_n1_2024.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg5489http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/918c94f0-6252-46fa-9b99-70f30339d92b/download630beb90e48e3f2678d711f99d0bd191MD55123456789/40612024-05-22 03:00:44.389http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilopen.accessoai:repositorio.fjp.mg.gov.br:123456789/4061http://repositorio.fjp.mg.gov.brRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/oai/requestopendoar:2024-05-22T06:00:44Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro - Fundação João Pinheiro (FJP)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
dc.title.none.fl_str_mv Deslocamento ao trabalho e meios de transporte: uma análise dos grupos populacionais do Distrito Federal
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Commuting and means of transportation: an analysis of population groups in the Federal District
title Deslocamento ao trabalho e meios de transporte: uma análise dos grupos populacionais do Distrito Federal
spellingShingle Deslocamento ao trabalho e meios de transporte: uma análise dos grupos populacionais do Distrito Federal
Gonçalves, Caio César Soares
Comutação
Deslocamento ao trabalho
Dados amostrais complexos
Modelo logístico
Distrito Federal
Commuting
Commuting to work
Complex sample data
Logistic model
Federal District
title_short Deslocamento ao trabalho e meios de transporte: uma análise dos grupos populacionais do Distrito Federal
title_full Deslocamento ao trabalho e meios de transporte: uma análise dos grupos populacionais do Distrito Federal
title_fullStr Deslocamento ao trabalho e meios de transporte: uma análise dos grupos populacionais do Distrito Federal
title_full_unstemmed Deslocamento ao trabalho e meios de transporte: uma análise dos grupos populacionais do Distrito Federal
title_sort Deslocamento ao trabalho e meios de transporte: uma análise dos grupos populacionais do Distrito Federal
author Gonçalves, Caio César Soares
author_facet Gonçalves, Caio César Soares
https://orcid.org/0000-0002-3366-7560
Fundação João Pinheiro
author_role author
author2 https://orcid.org/0000-0002-3366-7560
Fundação João Pinheiro
author2_role author
author
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6829577347369187
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Caio César Soares
https://orcid.org/0000-0002-3366-7560
Fundação João Pinheiro
dc.subject.other.none.fl_str_mv Comutação
Deslocamento ao trabalho
Dados amostrais complexos
Modelo logístico
Distrito Federal
topic Comutação
Deslocamento ao trabalho
Dados amostrais complexos
Modelo logístico
Distrito Federal
Commuting
Commuting to work
Complex sample data
Logistic model
Federal District
dc.subject.en.none.fl_str_mv Commuting
Commuting to work
Complex sample data
Logistic model
Federal District
description O objetivo deste estudo é analisar os grupos populacionais que realizam deslocamentos ao trabalho nas 33 Regiões Administrativas (RAs) do Distrito Federal, destacando os meios de transporte utilizados. Os dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios de 2021 foram empregados para mapear os locais com maior envio e recebimento de trabalhadores e identificar osprincipais fluxos entre as RAs. Além disso, foram utilizados modelos logísticos para estimar a propensão de uso dos diferentes modais de transporte de acordo com as características populacionais, calculando razões de chances para melhor compreender as características das pessoas que realizam deslocamentos para o trabalho. Os resultados revelaram que mais de 1,2 milhões de pessoas ocupadas se deslocaram em 2021, sendo a maioria para outras RAs. O Plano Piloto foi o principal destino, com cerca de 514 mil deslocamentos, representando 41,6% dos trabalhadores. Taguatinga também se destacou, com aproximadamente 143 mil deslocamentos. Houve diferenças significativas entre origem e destino dos deslocamentos, com o Plano Piloto recebendo mais pessoas do que enviando. Essa RA atrai trabalhadores com maior renda, nível educacional elevado e menor proporção de negros. A análise também mostrou que diferentes meios de transporte estão associados a diferentes perfis socioeconômicos.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-21T15:11:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-21T15:11:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONÇALVES, C. C. S. Deslocamento ao trabalho e meios de transporte: uma análise dos grupos populacionais do Distrito Federal. Eco. Reg., Londrina, v. 12, n. 1, p. 92-116, jan./abr. 2024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/4061
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2317-627X
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5433.2317-627X.2024.v12.n1.48469
identifier_str_mv GONÇALVES, C. C. S. Deslocamento ao trabalho e meios de transporte: uma análise dos grupos populacionais do Distrito Federal. Eco. Reg., Londrina, v. 12, n. 1, p. 92-116, jan./abr. 2024.
2317-627X
10.5433.2317-627X.2024.v12.n1.48469
url http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/4061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL/PR
publisher.none.fl_str_mv UEL/PR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
instname:Fundação João Pinheiro (FJP)
instacron:FJP
instname_str Fundação João Pinheiro (FJP)
instacron_str FJP
institution FJP
reponame_str Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
collection Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/41a8bfb3-22f5-4af1-ae10-3af89ce47bb2/download
http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/7c9307a0-89b9-43fc-80e3-11ea11da9579/download
http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/4c593afb-2a2c-48f5-8f18-2ba510158523/download
http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/fb5816e0-b47d-4859-9910-8bdbb6256a25/download
http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/918c94f0-6252-46fa-9b99-70f30339d92b/download
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e3b4a6d23e70a7a6624ab6d08e85c745
bd956f1284434dc4e1aa2e3f265b2322
6ca38866bfda9f465780bccb7c4a183e
630beb90e48e3f2678d711f99d0bd191
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro - Fundação João Pinheiro (FJP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801495717197381632