Deslocamento ao trabalho e meios de transporte: uma análise dos grupos populacionais do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Caio César Soares
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: https://orcid.org/0000-0002-3366-7560, Fundação João Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro
Texto Completo: http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/4061
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar os grupos populacionais que realizam deslocamentos ao trabalho nas 33 Regiões Administrativas (RAs) do Distrito Federal, destacando os meios de transporte utilizados. Os dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios de 2021 foram empregados para mapear os locais com maior envio e recebimento de trabalhadores e identificar osprincipais fluxos entre as RAs. Além disso, foram utilizados modelos logísticos para estimar a propensão de uso dos diferentes modais de transporte de acordo com as características populacionais, calculando razões de chances para melhor compreender as características das pessoas que realizam deslocamentos para o trabalho. Os resultados revelaram que mais de 1,2 milhões de pessoas ocupadas se deslocaram em 2021, sendo a maioria para outras RAs. O Plano Piloto foi o principal destino, com cerca de 514 mil deslocamentos, representando 41,6% dos trabalhadores. Taguatinga também se destacou, com aproximadamente 143 mil deslocamentos. Houve diferenças significativas entre origem e destino dos deslocamentos, com o Plano Piloto recebendo mais pessoas do que enviando. Essa RA atrai trabalhadores com maior renda, nível educacional elevado e menor proporção de negros. A análise também mostrou que diferentes meios de transporte estão associados a diferentes perfis socioeconômicos.
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Além disso, foram utilizados modelos logísticos para estimar a propensão de uso dos diferentes modais de transporte de acordo com as características populacionais, calculando razões de chances para melhor compreender as características das pessoas que realizam deslocamentos para o trabalho. Os resultados revelaram que mais de 1,2 milhões de pessoas ocupadas se deslocaram em 2021, sendo a maioria para outras RAs. O Plano Piloto foi o principal destino, com cerca de 514 mil deslocamentos, representando 41,6% dos trabalhadores. Taguatinga também se destacou, com aproximadamente 143 mil deslocamentos. Houve diferenças significativas entre origem e destino dos deslocamentos, com o Plano Piloto recebendo mais pessoas do que enviando. Essa RA atrai trabalhadores com maior renda, nível educacional elevado e menor proporção de negros. A análise também mostrou que diferentes meios de transporte estão associados a diferentes perfis socioeconômicos.Regions (ARs) of the Federal District in Brazil, highlighting the means of transportation used. The data from the 2021 District Sample Household Survey (Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios -PDAD) were used to map the locations with the highest influx and outflow of workers and identify the main commuting flows between ARs. In addition, logistic models were employed to estimate the propensity to use different modes of transportation according to population characteristics, calculating odds ratios to better understand the characteristics of people who commute to work. The results revealed that over 1.2 million employed individuals commuted in 2021, with the majority commuting to other ARs. The Plano Piloto was the main destination, accounting for approximately 514,000 commutes, representing 41.6% of workers. Taguatinga also stood out, with approximately 143,000 commutes. There were significant differences between the origin and destination of the commutes, with the Plano Piloto attracting more people than it sent. This AR attracts workers with higher incomes, higher educational levels, and a lower proportion of black individuals. The analysis also showed that different modes of transportation are associated with different socioeconomic profilesUEL/PRhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilinfo:eu-repo/semantics/openAccessComutaçãoDeslocamento ao trabalhoDados amostrais complexosModelo logísticoDistrito FederalCommutingCommuting to workComplex sample dataLogistic modelFederal DistrictDeslocamento ao trabalho e meios de transporte: uma análise dos grupos populacionais do Distrito FederalCommuting and means of transportation: an analysis of population groups in the Federal Districtinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://lattes.cnpq.br/6829577347369187Gonçalves, Caio César Soareshttps://orcid.org/0000-0002-3366-7560Fundação João Pinheiroporreponame:Repositório Institucional da Fundação João Pinheiroinstname:Fundação João Pinheiro (FJP)instacron:FJPCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/41a8bfb3-22f5-4af1-ae10-3af89ce47bb2/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51ORIGINALGonçalves_Deslocamento_ao_trabalho_e_meios_de_transporte_v12_n1_2024.pdfGonçalves_Deslocamento_ao_trabalho_e_meios_de_transporte_v12_n1_2024.pdfapplication/pdf1057934http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/7c9307a0-89b9-43fc-80e3-11ea11da9579/downloade3b4a6d23e70a7a6624ab6d08e85c745MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81513http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/4c593afb-2a2c-48f5-8f18-2ba510158523/downloadbd956f1284434dc4e1aa2e3f265b2322MD52TEXTGonçalves_Deslocamento_ao_trabalho_e_meios_de_transporte_v12_n1_2024.pdf.txtGonçalves_Deslocamento_ao_trabalho_e_meios_de_transporte_v12_n1_2024.pdf.txtExtracted texttext/plain66831http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/fb5816e0-b47d-4859-9910-8bdbb6256a25/download6ca38866bfda9f465780bccb7c4a183eMD54THUMBNAILGonçalves_Deslocamento_ao_trabalho_e_meios_de_transporte_v12_n1_2024.pdf.jpgGonçalves_Deslocamento_ao_trabalho_e_meios_de_transporte_v12_n1_2024.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg5489http://repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstreams/918c94f0-6252-46fa-9b99-70f30339d92b/download630beb90e48e3f2678d711f99d0bd191MD55123456789/40612024-05-22 03:00:44.389http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilopen.accessoai:repositorio.fjp.mg.gov.br:123456789/4061http://repositorio.fjp.mg.gov.brRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/oai/requestopendoar:2024-05-22T06:00:44Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro - Fundação João Pinheiro (FJP)falsePGNlbnRlcj48Yj5MSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQTwvYj48L2NlbnRlcj4KCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvL2EgU3IuL1NyYS4gKGF1dG9yIG91IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcik6IAoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBGdW5kYcOnw6NvIEpvw6NvIFBpbmhlaXJvIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCBjb252ZXJ0ZXIgKGNvbW8gZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgY29tdW5pY2FyIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbSBmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgaW1wcmVzc28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLiAKYikgRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZSBkZXTDqW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4gCmMpIFNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCBuw6NvIGRldMOpbSBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGF1dG9yaXphw6fDo28gZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIHBhcmEgY29uY2VkZXIgw6AgRnVuZGHDp8OjbyBKb8OjbyBQaW5oZWlybyBvcyBkaXJlaXRvcyByZXF1ZXJpZG9zIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZS4gCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbyBwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIEZ1bmRhw6fDo28gSm/Do28gUGluaGVpcm8sIGRlY2xhcmEgcXVlIGN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UgYWNvcmRvLiAKCkEgRnVuZGHDp8OjbyBKb8OjbyBQaW5oZWlybyBpZGVudGlmaWNhcsOhIGNsYXJhbWVudGUgbyhzKSBzZXUocykgbm9tZShzKSBjb21vIG8ocykgYXV0b3IoZXMpIG91IGRldGVudG9yKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==
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