Correlation of mothers with her daughters primiparity teens teen pregnancy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malheiros, Glícia Campanharo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Freixo, Hugo de Oliveira, de Abreu, Annelise Maria de Oliveira Wilken
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos
Texto Completo: https://www.fmc.br/ojs/index.php/RCFMC/article/view/175
Resumo: Introdução: A gravidez na adolescência é um importante assunto de saúde pública devido à prevalência com que vem ocorrendo no Brasil e no mundo. Objetivos: Correlacionar fatores envolvidos na primiparidade de adolescentes com a primiparidade de suas respectivas mães, também adolescentes grávidas. Métodos: Estudo observacional transversal baseado em entrevista realizada com adolescentes grávidas - 10 a 19 anos - atendidas em maternidades de Campos dos Goytacazes-RJ e no CRTCA I, de fevereiro a agosto de 2014. Esta pesquisa atende a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde relativo às pesquisas envolvendo Seres Humanos. Resultados/Discussão: As adolescentes apresentaram um percentual bastante elevado de relação instável no período da primeira gravidez em contrapartida as mães apresentaram um percentual maior de relação estável. A escolaridade tanto das adolescentes quanto das mães estavam no nível de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, prevalecendo o nível alfabetizada. Na ocupação predominava as atividades do lar. Com relação à menarca verificou-se que a tendência é ocorrer cada vez mais precocemente. Conclusões: Meninas que foram mães adolescentes mais tardiamente são filhas de mães que tiveram a primeira gestação após 19 anos. Em contrapartida, a maioria das meninas mães adolescentes mais precocemente são filhas de mães também adolescentes precoce. Isso reforça a validação do estudo, confirmando uma tendência ressaltada em trabalhos descritos anteriormente.
id FMC-0_85a66dc70145f5a722003c32a4d9fdb9
oai_identifier_str oai:ojs.www.fmc.br:article/175
network_acronym_str FMC-0
network_name_str Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos
repository_id_str
spelling Correlation of mothers with her daughters primiparity teens teen pregnancyCorrelação da primiparidade de mães adolescentes com suas filhas adolescentes grávidasadolescentegravidez na adolescênciaprimiparidadeIntrodução: A gravidez na adolescência é um importante assunto de saúde pública devido à prevalência com que vem ocorrendo no Brasil e no mundo. Objetivos: Correlacionar fatores envolvidos na primiparidade de adolescentes com a primiparidade de suas respectivas mães, também adolescentes grávidas. Métodos: Estudo observacional transversal baseado em entrevista realizada com adolescentes grávidas - 10 a 19 anos - atendidas em maternidades de Campos dos Goytacazes-RJ e no CRTCA I, de fevereiro a agosto de 2014. Esta pesquisa atende a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde relativo às pesquisas envolvendo Seres Humanos. Resultados/Discussão: As adolescentes apresentaram um percentual bastante elevado de relação instável no período da primeira gravidez em contrapartida as mães apresentaram um percentual maior de relação estável. A escolaridade tanto das adolescentes quanto das mães estavam no nível de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, prevalecendo o nível alfabetizada. Na ocupação predominava as atividades do lar. Com relação à menarca verificou-se que a tendência é ocorrer cada vez mais precocemente. Conclusões: Meninas que foram mães adolescentes mais tardiamente são filhas de mães que tiveram a primeira gestação após 19 anos. Em contrapartida, a maioria das meninas mães adolescentes mais precocemente são filhas de mães também adolescentes precoce. Isso reforça a validação do estudo, confirmando uma tendência ressaltada em trabalhos descritos anteriormente.Faculdade de Medicina de Campos (FMC)2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.fmc.br/ojs/index.php/RCFMC/article/view/17510.29184/1980-7813.rcfmc.175.vol.12.n3.2017Scientific Journal of the Medical School of Campos; Vol. 12 No. 3 (2017)Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos; v. 12 n. 3 (2017)1980-7813reponame:Revista Científica da Faculdade de Medicina de Camposinstname:Faculdade de Medicina de Campos (FMC)instacron:FMCporhttps://www.fmc.br/ojs/index.php/RCFMC/article/view/175/154Copyright (c) 2017 Revista Científica da Faculdade de Medicina de Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessMalheiros, Glícia CampanharoFreixo, Hugo de Oliveirade Abreu, Annelise Maria de Oliveira Wilken2021-01-06T19:42:07Zoai:ojs.www.fmc.br:article/175Revistahttps://www.fmc.br/ojs/index.php/RCFMC/PRIhttps://www.fmc.br/ojs/index.php/RCFMC/oai||revista@fmc.br1980-78131980-7813opendoar:2021-01-06T19:42:07Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos - Faculdade de Medicina de Campos (FMC)false
dc.title.none.fl_str_mv Correlation of mothers with her daughters primiparity teens teen pregnancy
Correlação da primiparidade de mães adolescentes com suas filhas adolescentes grávidas
title Correlation of mothers with her daughters primiparity teens teen pregnancy
spellingShingle Correlation of mothers with her daughters primiparity teens teen pregnancy
Malheiros, Glícia Campanharo
adolescente
gravidez na adolescência
primiparidade
title_short Correlation of mothers with her daughters primiparity teens teen pregnancy
title_full Correlation of mothers with her daughters primiparity teens teen pregnancy
title_fullStr Correlation of mothers with her daughters primiparity teens teen pregnancy
title_full_unstemmed Correlation of mothers with her daughters primiparity teens teen pregnancy
title_sort Correlation of mothers with her daughters primiparity teens teen pregnancy
author Malheiros, Glícia Campanharo
author_facet Malheiros, Glícia Campanharo
Freixo, Hugo de Oliveira
de Abreu, Annelise Maria de Oliveira Wilken
author_role author
author2 Freixo, Hugo de Oliveira
de Abreu, Annelise Maria de Oliveira Wilken
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malheiros, Glícia Campanharo
Freixo, Hugo de Oliveira
de Abreu, Annelise Maria de Oliveira Wilken
dc.subject.por.fl_str_mv adolescente
gravidez na adolescência
primiparidade
topic adolescente
gravidez na adolescência
primiparidade
description Introdução: A gravidez na adolescência é um importante assunto de saúde pública devido à prevalência com que vem ocorrendo no Brasil e no mundo. Objetivos: Correlacionar fatores envolvidos na primiparidade de adolescentes com a primiparidade de suas respectivas mães, também adolescentes grávidas. Métodos: Estudo observacional transversal baseado em entrevista realizada com adolescentes grávidas - 10 a 19 anos - atendidas em maternidades de Campos dos Goytacazes-RJ e no CRTCA I, de fevereiro a agosto de 2014. Esta pesquisa atende a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde relativo às pesquisas envolvendo Seres Humanos. Resultados/Discussão: As adolescentes apresentaram um percentual bastante elevado de relação instável no período da primeira gravidez em contrapartida as mães apresentaram um percentual maior de relação estável. A escolaridade tanto das adolescentes quanto das mães estavam no nível de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, prevalecendo o nível alfabetizada. Na ocupação predominava as atividades do lar. Com relação à menarca verificou-se que a tendência é ocorrer cada vez mais precocemente. Conclusões: Meninas que foram mães adolescentes mais tardiamente são filhas de mães que tiveram a primeira gestação após 19 anos. Em contrapartida, a maioria das meninas mães adolescentes mais precocemente são filhas de mães também adolescentes precoce. Isso reforça a validação do estudo, confirmando uma tendência ressaltada em trabalhos descritos anteriormente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.fmc.br/ojs/index.php/RCFMC/article/view/175
10.29184/1980-7813.rcfmc.175.vol.12.n3.2017
url https://www.fmc.br/ojs/index.php/RCFMC/article/view/175
identifier_str_mv 10.29184/1980-7813.rcfmc.175.vol.12.n3.2017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.fmc.br/ojs/index.php/RCFMC/article/view/175/154
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Medicina de Campos (FMC)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Medicina de Campos (FMC)
dc.source.none.fl_str_mv Scientific Journal of the Medical School of Campos; Vol. 12 No. 3 (2017)
Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos; v. 12 n. 3 (2017)
1980-7813
reponame:Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos
instname:Faculdade de Medicina de Campos (FMC)
instacron:FMC
instname_str Faculdade de Medicina de Campos (FMC)
instacron_str FMC
institution FMC
reponame_str Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos
collection Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos
repository.name.fl_str_mv Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos - Faculdade de Medicina de Campos (FMC)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@fmc.br
_version_ 1798042301539287040