EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE ÚNICA NO BAIRRO PARQUE LAGUNA EM TABOÃO DA SERRA, SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Juliana Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Kolling, Gabrielle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Atas de Saúde Ambiental
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/article/view/1965
Resumo: O ní­vel de saúde de uma população pode ser avaliado de acordo com as condições socioambientais í s quais a comunidade está inserida. Ecossistemas degradados e baixa cobertura de saneamento básico, junto ao abandono de animais no meio ambiente, são fatores de risco sanitário para a população. A educação ambiental parte do princí­pio no qual o conhecimento pode atuar como ferramenta de promoção a saúde e minimização dos riscos sanitários, de forma que cada cidadão atue de modo ativo em diversas áreas da sociedade, a fim de minimizar doenças e sofrimento í s espécies envolvidas. Foi realizada uma pesquisa no Bairro Parque Laguna, que contemplou o mapeamento de cães de rua e a informação que a população tem acerca das questões ambientais e doenças associadas a eles. O estudo apontou a necessidade de uma ação, principalmente relacionada í s crianças do bairro, que se tornam mais vulneráveis í s doenças em função da falta de informação e conhecimento sobre o tema. Isso gerou demanda para um projeto de extensão que contemple minicurso em escola municipal da região, a fim de disseminar conhecimento. A proposta do minicurso está em construção e o foco dele será abordar a educação no viés das doenças transmissí­veis entre animais, seres humanos e meio ambiente ou também chamadas de antropo e saprozoonoses. No que tange à metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa e o método de pesquisa-ação, o qual entende que o conhecimento não deve ser apenas repassado ao outro, e sim levado para o outro em forma de discussão, de interação, para em conjunto  transformar algum locus. A partir da pesquisa verificamos as necessidades da comunidade do bairro, tentou-se entender as necessidades reais e não apenas um problema focal. Por fim, preliminarmente é possí­vel concluir que a educação ambiental  é fundamental para melhorar as práticas cotidianas em saúde e transformar a realidade do ambiente no qual se tem vivência. A conservação do meio ambiente caminha ao lado da preservação da saúde humana e a educação tem papel relevante para a universalização de boas práticas em saúde.
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