A INOVAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS NA MEDICINA VETERINÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Paulo Marcelo T.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Artacho, Nathalia Spina, Vieira, Juliana Ferreiro, Pratti, Andrea Nascimento Araújo, Garcia, Adriana F., Cardoso, Tadeu Campioni Morone, Pavan, Luana, Souza, Vanessa Ap. Feijó de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Atas de Saúde Ambiental
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/ASA/article/view/1983
Resumo: A busca de uma estratégia competitiva é uma prática empresarial cada vez mais frequente nas empresas que procuram manter sua participação de mercado ou aumentar a atuação em novos mercados. Atualmente, as estratégias baseadas em diferenciar produtos e serviços para atender públicos distintos cada vez mais exigentes vêm sendo amplamente adotada, de maneira que as inovações continuam sendo fundamentais para o sucesso das empresas no longo prazo. Uma inovação tecnológica de produto pode ser definida como a implantação e comercialização de um produto com caracterí­sticas de desempenho aprimoradas de modo a fornecer ao consumidor serviços e produtos novos ou significativamente aprimorados. Nos negócios da medicina veterinária esta tendência aparentemente está presente e aumentou nos últimos anos. Os profissionais da área buscam as inovações para conseguir um diferencial competitivo neste mercado que cresce a cada ano, porém, com forte aumento da concorrência. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar a importância da inovação na área da medicina veterinária. Foi elaborado um questionário simples contendo quentões fechadas com respostas em escala Likert, variando em frequência de 0 a 5 (0 = jamais até 5 = sempre) visando avaliar o grau de utilização das inovações nas empresas do ramo veterinário. O questionário foi divulgado para profissionais da área na cidade de São Paulo por e-mail e teve 55 respondentes, sendo que 65,6% eram mulheres e 34,5% homens. Um total de 92,8% dos respondentes apresentava idades entre 25 e 44 anos. A maioria dos veterinários que participaram da pesquisa trabalham com pequenos animais e em clí­nicas (81,8 e 74,5%, respectivamente). O resultado obtido demonstra que os profissionais utilizam a inovação como estratégia importante na sua atividade, sendo que 74,6% disseram utilizar novas tecnologias com menos de cinco anos de mercado, 65,4 ofertam produtos inovadores ou novos no mercado e 60% buscam introduzir melhorias significativas nos produtos ou serviços da empresa. Os resultados obtidos indicam que os médicos veterinários adotam a inovação como diferencial nos negócios e estão preocupados em fornecer produtos e serviços com novas tecnologias. Os resultados serão confirmados em estudo ampliado utilizando-se maior número de respondentes, de diferentes localidades. Serão incluí­das no estudo variáveis relacionadas à gestão de negócios.
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