PROCESSO DE SELEÇÃO DO CONSELHEIRO DE ADMINISTRAÇÃO INDEPENDENTE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/2679 |
Resumo: | A indicação e contratação do Conselheiro de Administração independente é relevante à composição do conselho e consequentemente ao seu desempenho. O objetivo dessa pesquisa é conhecer como ocorre o processo de indicação e contratação do Conselheiro de Administração, de empresas listadas no “Mercado Novo”, da BM&FBOVESPA (B3). A pesquisa foi realizada ao longo de 90 dias e ouvidos 15 presidentes de Conselho de Administração e 15 Conselheiros de Administração independentes, de 30 empresas, localizadas nas regiões sul e sudeste do Brasil. Ao final foram coletadas mais de trinta horas de gravações e aproximadamente 600 páginas de transcrições. Dentre as 15 entrevistas realizadas com os presidentes de conselhos, foram selecionadas 5 com capacidade de contribuir com o objetivo da pesquisa. A estratégia metodológica adota uma perspectiva qualitativa de cunho exploratório, apoiada pela análise da narrativa combinada com a análise do discurso. Os resultados demonstram que o formalismo e o personalismo prevalecem na indicação de conselheiros, auxiliando no alcance das metas e objetivos dos investidores e da empresa como um todo. Todavia, sua utilização também pode provocar conflitos internos e desgastes à imagem do conselho e da empresa, junto ao mercado e aos acionistas |
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PROCESSO DE SELEÇÃO DO CONSELHEIRO DE ADMINISTRAÇÃO INDEPENDENTEA indicação e contratação do Conselheiro de Administração independente é relevante à composição do conselho e consequentemente ao seu desempenho. O objetivo dessa pesquisa é conhecer como ocorre o processo de indicação e contratação do Conselheiro de Administração, de empresas listadas no “Mercado Novo”, da BM&FBOVESPA (B3). A pesquisa foi realizada ao longo de 90 dias e ouvidos 15 presidentes de Conselho de Administração e 15 Conselheiros de Administração independentes, de 30 empresas, localizadas nas regiões sul e sudeste do Brasil. Ao final foram coletadas mais de trinta horas de gravações e aproximadamente 600 páginas de transcrições. Dentre as 15 entrevistas realizadas com os presidentes de conselhos, foram selecionadas 5 com capacidade de contribuir com o objetivo da pesquisa. A estratégia metodológica adota uma perspectiva qualitativa de cunho exploratório, apoiada pela análise da narrativa combinada com a análise do discurso. Os resultados demonstram que o formalismo e o personalismo prevalecem na indicação de conselheiros, auxiliando no alcance das metas e objetivos dos investidores e da empresa como um todo. Todavia, sua utilização também pode provocar conflitos internos e desgastes à imagem do conselho e da empresa, junto ao mercado e aos acionistasThe appointment and hiring of an independent member of the Board of Directors is relevant to the composition of the board and, consequently, to its performance. The objective of this research is to know how the process of appointing and hiring the Board of Directors of companies listed on the “Mercado Novo” of BM&FBOVESPA (B3) occurs. The survey was carried out over a period of 90 days and 15 presidents of the Board of Directors and 15 independent Board Members from 30 companies located in the south and southeast regions of Brazil were consulted. In the end, more than thirty hours of recordings and approximately 600 pages of transcripts were collected. Among the 15 interviews carried out with the presidents of councils, 5 were selected with the ability to contribute to the research objective. The methodological strategy adopts a qualitative exploratory perspective, supported by narrative analysis combined with discourse analysis. The results show that formalism and personalism prevail in the appointment of directors, helping to achieve the goals and objectives of investors and the company as a whole. However, its use can also cause internal conflicts and damage to the image of the board and the company, with the market and shareholders.El nombramiento y contratación de un miembro independiente del Directorio es relevante para la composición del directorio y, en consecuencia, para su desempeño. El objetivo de esta investigación es conocer cómo ocurre el proceso de designación y contratación de los Consejos de Administración de las empresas listadas en el “Mercado Novo” de la BM&FBOVESPA (B3). La encuesta fue realizada durante un período de 90 días y fueron consultados 15 presidentes de Directorio y 15 Consejeros independientes de 30 empresas ubicadas en las regiones sur y sureste de Brasil. Al final, se recopilaron más de treinta horas de grabaciones y aproximadamente 600 páginas de transcripciones. Entre las 15 entrevistas realizadas a los presidentes de consejos, se seleccionaron 5 con capacidad de contribuir al objetivo de la investigación. La estrategia metodológica adopta una perspectiva exploratoria cualitativa, apoyada en el análisis narrativo combinado con el análisis del discurso. Los resultados muestran que el formalismo y el personalismo prevalecen en la designación de directores, ayudando al logro de las metas y objetivos de los inversionistas y de la empresa en su conjunto. Sin embargo, su uso también puede generar conflictos internos y daños a la imagen del directorio y de la empresa, ante el mercado y los accionistas.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2022-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/2679Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 11 n. 3 (2021): (Set./Dez. 2021)2318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/2679/1723Copyright (c) 2022 Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233)info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Ciro ANTONIOCamargo Oliva, EduardoKeyso de Miranda Kubo, EdsonAparecida Kanan, Lilia2023-03-23T17:36:52Zoai:ojs.fmu.br:article/2679Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2023-03-23T17:36:52Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false |
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