As relações interorganizacionais na rede justa trama como um fator de sucesso na produção e comercialização dos produtos do algodão ecológico / Interorganizational relationships in justa trama network as a success factor in the production and marketing of
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/351 |
Resumo: | O comércio justo visa estabelecer uma relação comercial e de cooperação entre os elos de uma cadeia produtiva, estimulando a produção sustentável e promovendo ganhos proporcionais entre os envolvidos. Estudos anteriores analisaram outros aspectos do processo de produção do algodão agroecológico. Este trabalho teve por objetivo analisar a comercialização dos produtos da Justa Trama, bem como as relações entre os elos finais desta cadeia de produção. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com visitas à sede da Justa Trama, em Porto Alegre, e entrevista com a sua presidente. A entrevista seguiu um roteiro com perguntas abertas que abordaram aspectos relacionados à comercialização dos produtos da cadeia e sobre como se dá a relação entre produtores, comerciantes e consumidores. O estudo permitiu identificar que as trocas realizadas na cadeia vão além das transações de mercado. A aprendizagem, disseminação do conhecimento e transparência nas relações apareceram como fortes características das organizações. A Justa Trama exerce um papel muito importante na comunidade onde está inserida. Com relação à comercialização dos produtos a maior parte das vendas são feitas em lojas alternativas ou feiras temáticas. Destaca-se o papel dos consumidores para o crescimento do comércio justo e da Justa Trama. |
id |
FMU-2_48eff9fda60c7f03770b6a609c5f5500 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fmu.br:article/351 |
network_acronym_str |
FMU-2 |
network_name_str |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
repository_id_str |
|
spelling |
As relações interorganizacionais na rede justa trama como um fator de sucesso na produção e comercialização dos produtos do algodão ecológico / Interorganizational relationships in justa trama network as a success factor in the production and marketing ofINTERORGANIZATIONAL RELATIONSHIPS IN JUSTA TRAMA NETWORK AS A SUCCESS FACTOR IN THE PRODUCTION AND MARKETING OF ECOLOGICAL COTTON PRODUCTSRELACIONES INTERINSTITUCIONALES EN LA RÉD JUSTA TRAMA COMO UN FACTOR DE ÉXITO EN LA PRODUCCIÓN Y COMERCIALIZACIÓN DE LOS PRODUCTOS HECHOS CON ALGODÓN ECOLÓGICOComércio justoCadeia do algodão agroecológicoRelações interorganizacionaisOrgânicosDesenvolvimento sustentável.Fair TradeAgro ecological cotton chainInterorganizational relationshipOrganicSustainabilityComercio JustoCadena de algodón ecológicoRelaciones interinstitucionalesOrgánicoDesarrollo sostenibleO comércio justo visa estabelecer uma relação comercial e de cooperação entre os elos de uma cadeia produtiva, estimulando a produção sustentável e promovendo ganhos proporcionais entre os envolvidos. Estudos anteriores analisaram outros aspectos do processo de produção do algodão agroecológico. Este trabalho teve por objetivo analisar a comercialização dos produtos da Justa Trama, bem como as relações entre os elos finais desta cadeia de produção. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com visitas à sede da Justa Trama, em Porto Alegre, e entrevista com a sua presidente. A entrevista seguiu um roteiro com perguntas abertas que abordaram aspectos relacionados à comercialização dos produtos da cadeia e sobre como se dá a relação entre produtores, comerciantes e consumidores. O estudo permitiu identificar que as trocas realizadas na cadeia vão além das transações de mercado. A aprendizagem, disseminação do conhecimento e transparência nas relações apareceram como fortes características das organizações. A Justa Trama exerce um papel muito importante na comunidade onde está inserida. Com relação à comercialização dos produtos a maior parte das vendas são feitas em lojas alternativas ou feiras temáticas. Destaca-se o papel dos consumidores para o crescimento do comércio justo e da Justa Trama.Fair trade aims to establish a trading relationship and cooperation agreement between the links of a chain, stimulating and promoting sustainable production and proportional gains among stakeholders. Previous studies have examined other aspects of the production process of agro ecological cotton. This study aimed to analyze the marketing of Justa Trama, as well as relations between the final links in the chain of production. To that end, we conducted a case study, with visits to the headquarters of Justa Trama, in Porto Alegre, and interview with its president. The interview followed a script with open questions that addressed aspects related to the sale of products in the chain and how works the relationship between producers, traders and consumers. The study identified that the changes made in the chain go beyond market transactions. Learning, knowledge dissemination and transparency in relations appeared as strong features of organizations. Justa Trama plays an important role in the community where it operates. Regarding the marketing of products most sales are made in stores or alternative thematic fairs. We highlight the role of consumers in the growth of fair trade and Justa Trama.El comercio justo tiene por objeto establecer una relación de negocios y de cooperación entre los miembros de una cadena, fomento de la producción sostenible y la promoción de justa remuneración para todas las partes interesadas . Estudios previos examinar o notros aspectos del proceso de producción del algodón agroecológico. Este estudio tuvo como objetivo analizar la comercialización de los productos de la réd Justa Trama, así como las relaciones entre el último eslabón de esta cadena de producción. Para esto, se realizó un estudio de caso, con visitas a la sede de la cooperativa Justa Trama, en Porto Alegre, y entrevista con su presidente. La entrevista siguió un script con preguntas abiertas sobre aspectos relativos al a comercialización de la cadena de producción y cómo se da la relación entre productores, comerciantes y consumidores. El estudio reveló que las trocas que tuvieran lugar en la cadena van más allá de las transacciones del mercado. El aprendizaje, la difusión del conocimiento y la transparencia en las relaciones aparecieron como fuertes características de las organizaciones. La réd Justa Trama desempeña un papel muy importante en la comunidad donde está ubicada. Con respecto a la comercialización de productos, la mayoría de las ventas se realizan en tiendas alternativas o ferias temáticas. Destacamos el papel de los consumidores en el crecimiento del comercio justo y de la réd Justa Trama.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2014-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionestudo de caso,application/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/351Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 4 n. 2 (2014): (Maio/Ago.2014) Publicado em Ago./2014; 64-812318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/351/pdfBossle, Marilia BonzaniniNascimento, Luís Felipe Machado doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-06T14:30:40Zoai:ojs.fmu.br:article/351Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2016-07-06T14:30:40Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As relações interorganizacionais na rede justa trama como um fator de sucesso na produção e comercialização dos produtos do algodão ecológico / Interorganizational relationships in justa trama network as a success factor in the production and marketing of INTERORGANIZATIONAL RELATIONSHIPS IN JUSTA TRAMA NETWORK AS A SUCCESS FACTOR IN THE PRODUCTION AND MARKETING OF ECOLOGICAL COTTON PRODUCTS RELACIONES INTERINSTITUCIONALES EN LA RÉD JUSTA TRAMA COMO UN FACTOR DE ÉXITO EN LA PRODUCCIÓN Y COMERCIALIZACIÓN DE LOS PRODUCTOS HECHOS CON ALGODÓN ECOLÓGICO |
title |
As relações interorganizacionais na rede justa trama como um fator de sucesso na produção e comercialização dos produtos do algodão ecológico / Interorganizational relationships in justa trama network as a success factor in the production and marketing of |
spellingShingle |
As relações interorganizacionais na rede justa trama como um fator de sucesso na produção e comercialização dos produtos do algodão ecológico / Interorganizational relationships in justa trama network as a success factor in the production and marketing of Bossle, Marilia Bonzanini Comércio justo Cadeia do algodão agroecológico Relações interorganizacionais Orgânicos Desenvolvimento sustentável. Fair Trade Agro ecological cotton chain Interorganizational relationship Organic Sustainability Comercio Justo Cadena de algodón ecológico Relaciones interinstitucionales Orgánico Desarrollo sostenible |
title_short |
As relações interorganizacionais na rede justa trama como um fator de sucesso na produção e comercialização dos produtos do algodão ecológico / Interorganizational relationships in justa trama network as a success factor in the production and marketing of |
title_full |
As relações interorganizacionais na rede justa trama como um fator de sucesso na produção e comercialização dos produtos do algodão ecológico / Interorganizational relationships in justa trama network as a success factor in the production and marketing of |
title_fullStr |
As relações interorganizacionais na rede justa trama como um fator de sucesso na produção e comercialização dos produtos do algodão ecológico / Interorganizational relationships in justa trama network as a success factor in the production and marketing of |
title_full_unstemmed |
As relações interorganizacionais na rede justa trama como um fator de sucesso na produção e comercialização dos produtos do algodão ecológico / Interorganizational relationships in justa trama network as a success factor in the production and marketing of |
title_sort |
As relações interorganizacionais na rede justa trama como um fator de sucesso na produção e comercialização dos produtos do algodão ecológico / Interorganizational relationships in justa trama network as a success factor in the production and marketing of |
author |
Bossle, Marilia Bonzanini |
author_facet |
Bossle, Marilia Bonzanini Nascimento, Luís Felipe Machado do |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Luís Felipe Machado do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bossle, Marilia Bonzanini Nascimento, Luís Felipe Machado do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio justo Cadeia do algodão agroecológico Relações interorganizacionais Orgânicos Desenvolvimento sustentável. Fair Trade Agro ecological cotton chain Interorganizational relationship Organic Sustainability Comercio Justo Cadena de algodón ecológico Relaciones interinstitucionales Orgánico Desarrollo sostenible |
topic |
Comércio justo Cadeia do algodão agroecológico Relações interorganizacionais Orgânicos Desenvolvimento sustentável. Fair Trade Agro ecological cotton chain Interorganizational relationship Organic Sustainability Comercio Justo Cadena de algodón ecológico Relaciones interinstitucionales Orgánico Desarrollo sostenible |
description |
O comércio justo visa estabelecer uma relação comercial e de cooperação entre os elos de uma cadeia produtiva, estimulando a produção sustentável e promovendo ganhos proporcionais entre os envolvidos. Estudos anteriores analisaram outros aspectos do processo de produção do algodão agroecológico. Este trabalho teve por objetivo analisar a comercialização dos produtos da Justa Trama, bem como as relações entre os elos finais desta cadeia de produção. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com visitas à sede da Justa Trama, em Porto Alegre, e entrevista com a sua presidente. A entrevista seguiu um roteiro com perguntas abertas que abordaram aspectos relacionados à comercialização dos produtos da cadeia e sobre como se dá a relação entre produtores, comerciantes e consumidores. O estudo permitiu identificar que as trocas realizadas na cadeia vão além das transações de mercado. A aprendizagem, disseminação do conhecimento e transparência nas relações apareceram como fortes características das organizações. A Justa Trama exerce um papel muito importante na comunidade onde está inserida. Com relação à comercialização dos produtos a maior parte das vendas são feitas em lojas alternativas ou feiras temáticas. Destaca-se o papel dos consumidores para o crescimento do comércio justo e da Justa Trama. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion estudo de caso, |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/351 |
url |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/351/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
COMPLEXO EDUCACIONAL FMU |
publisher.none.fl_str_mv |
COMPLEXO EDUCACIONAL FMU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 4 n. 2 (2014): (Maio/Ago.2014) Publicado em Ago./2014; 64-81 2318-3233 reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidade instname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) instacron:FMU |
instname_str |
Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) |
instacron_str |
FMU |
institution |
FMU |
reponame_str |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
collection |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) |
repository.mail.fl_str_mv |
celso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945135491284992 |