Dimensões de imagem de loja que explicam a avaliação e a satisfação dos consumidores: um estudo empírico em uma rede de varejo de cosméticos do interior paulista
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Metropolitana de Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1022 |
Resumo: | Considerado uma das maiores e mais diversas indústrias do mundo, o varejo vive uma revolução que está transformando o modo simples de negociar, em uma forma automatizada e sofisticada de gestão, nas áreas de logística, controle de estoque e procedimentos operacionais. Neste cenário, a imagem de loja constitui importante ferramenta de marketing que possibilita identificar os atributos com maior influência na satisfação dos consumidores. Nessa perspectiva, o objetivo da presente pesquisa foi identificar as dimensões de imagem de loja explicam a percepção e a avaliação dos consumidores. Para tanto, num primeiro momento realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o tema proposto para identificar as dimensões contempladas no instrumento de pesquisa. Posteriormente foi realizada uma pesquisa empírica, por meio de uma abordagem descritiva dos dados, os quais foram obtidos a partir de 302 questionários válidos. A população-alvo foi definida como sendo os clientes de uma rede de cosméticos. No processo de análise foi aplicado o coeficiente Alpha de Cronbach e a técnica multivariada de análise fatorial exploratória para purificação dos dados, aplicando-se em seguida, a correlação de Pearson para testar as hipóteses de pesquisa. Os resultados obtidos deixam evidências de que há uma associação positiva e significativa entre dimensões analisadas. |
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Dimensões de imagem de loja que explicam a avaliação e a satisfação dos consumidores: um estudo empírico em uma rede de varejo de cosméticos do interior paulistaSTORE IMAGE DIMENSIONS THAT EXPLAIN CONSUMER SATISFACTION AND EVALUATION: AN EMPIRICAL STUDY IN A COSMETICS RETAILER IN A CITY IN SÃO PAULO STATEDIMENSIONES DE IMAGEN DE MARCA QUE EXPLICAN EVALUACIÓN Y SATISFACCIÓN DEL CONSUMIDOR: ESTUDIO EMPÍRICO EN RED COMERCIAL MINORISTA DE COSMÉTICOS DEL INTERIOR PAULISTAStore imageRetailCosmetics.Imagen de MarcaVenta MinoristaCosméticos.Imagem de lojaVarejoCosméticos.Considerado uma das maiores e mais diversas indústrias do mundo, o varejo vive uma revolução que está transformando o modo simples de negociar, em uma forma automatizada e sofisticada de gestão, nas áreas de logística, controle de estoque e procedimentos operacionais. Neste cenário, a imagem de loja constitui importante ferramenta de marketing que possibilita identificar os atributos com maior influência na satisfação dos consumidores. Nessa perspectiva, o objetivo da presente pesquisa foi identificar as dimensões de imagem de loja explicam a percepção e a avaliação dos consumidores. Para tanto, num primeiro momento realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o tema proposto para identificar as dimensões contempladas no instrumento de pesquisa. Posteriormente foi realizada uma pesquisa empírica, por meio de uma abordagem descritiva dos dados, os quais foram obtidos a partir de 302 questionários válidos. A população-alvo foi definida como sendo os clientes de uma rede de cosméticos. No processo de análise foi aplicado o coeficiente Alpha de Cronbach e a técnica multivariada de análise fatorial exploratória para purificação dos dados, aplicando-se em seguida, a correlação de Pearson para testar as hipóteses de pesquisa. Os resultados obtidos deixam evidências de que há uma associação positiva e significativa entre dimensões analisadas. Retail is considered one of the largest and most diverse industries in the world. It currently experiences a revolution that is transforming the simple way of doing business in an automated and sophisticated form of management in logistics, inventory control and operating procedures. In this context, store image is an important marketing tool that helps identify the attributes that are most influential on consumer satisfaction. From this perspective, the objective of this study was to identify the store image dimensions that explain consumer perception and evaluation. For this purpose, at first a literature review was performed on the topic to identify the dimensions included in the survey instrument. Subsequently, the authors conducted an empirical study using a descriptive data approach, which the authors obtained from 302 valid questionnaires. The target population was defined as customers of a cosmetics chain. In the analysis process, the authors applied the Cronbach"™s alpha coefficient and multivariate exploratory factor analysis for purification of data. Pearson"™s correlation was used to test the research hypotheses. The authors obtained results that leave evidence that there is a positive and significant association among the dimensions analyzed.Considerada una de las mayores y más diversas industrias del mundo, el comercio minorista vive una revolución que transforma el modo simple de negociar en una manera automatizada y sofisticada de gestión, en las áreas de logística, control de stock y procedimientos operativos. En este escenario, la imagen de marca constituye importante herramienta de marketing, permitiendo identificar los atributos de mayor influencia en la satisfacción de los consumidores. En tal perspectiva, se objetivó en la presente investigación identificar cómo las dimensiones de imagen de marca explican la percepción y evaluación de los consumidores. Para ello, en principio, se realizó revisión bibliográfica sobre el tema propuesto para identificar las dimensiones contempladas en el instrumento de investigación. Posteriormente se realizó una encuesta empírica, mediante abordaje descriptivo de los datos, obtenidos a partir de 302 cuestionarios válidos. El público-blanco se definió como aquellos consumidores de una red de venta de cosméticos. En el proceso de análisis, se aplicó coeficiente de Alpha de Cronbach y técnica multivariada de análisis factorial exploratoria para la purificación de los datos, aplicándose a continuación la correlación de Pearson para testear las hipótesis de investigación. Los resultados evidencian la existencia de asociación positiva y significativa entre las dimensiones analizadas. COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2017-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAcadêmicoapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1022Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 7 n. 1 (2017): (Jan./Abr. 2017) Publicada em 28/abr/2017; 20-462318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1022/pdfCopyright (c) 2017 Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessTamashiro, Helenita Rodrigues da SilvaBrito, Gabrilea SelanColucci, Bárbara de AndradeMerlo, Edgard Monforte2017-05-15T13:30:29Zoai:ojs.fmu.br:article/1022Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2017-05-15T13:30:29Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false |
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