APRENDIZAGEM PARA A SUSTENTABILIDADE: O CASO DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA CAIXA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira da Silva, Rosária Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Filippim, Eliane Salete, Roman, Darlan José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Metropolitana de Sustentabilidade
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1408
Resumo: Diante de um contexto com demandas contí­nuas por programas e ações sustentáveis, a educação assume lugar estratégico em qualquer polí­tica que vise à sustentabilidade. Esta temática foi analisada neste estudo, observando-se as possibilidades e desafios do uso da educação corporativa no planejamento e realização de eventos de aprendizagem voltados à educação para a sustentabilidade, com foco numa organização pública. Para efetivar a pesquisa, de cunho qualitativo, delimitou-se o estudo para a região da Superintendência da Caixa no Oeste de Santa Catarina, Brasil. Definiu-se como objetivo geral da pesquisa analisar a percepção dos empregados da Caixa sobre o tema sustentabilidade. Como procedimento metodológico, realizou-se estudo de caso único, de abordagem qualitativa, na Universidade CAIXA, com foco na Superintendência Oeste de Santa Catarina, tratando, sobretudo com dados gerados pela captura da percepção de empregados da CAIXA, usuários da Universidade Corporativa. Os dados foram obtidos por meio de múltiplas fontes: revisão bibliográfica, entrevistas, aplicação de questionário, análise de documentos e observação direta. Os resultados permitiram observar que a CAIXA tem na UC uma ferramenta para favorecer a formação de seus empregados. Sobre a percepção entorno da questão da sustentabilidade, os sujeitos de pesquisa demonstraram conhecer as diversas dimensões da sustentabilidade e suas inter-relações. Por outro lado também se apurou que este conceito mais integrativo não está completamente disseminado. 
id FMU-2_a5d9666df764e3ef6405db9d5edbe204
oai_identifier_str oai:ojs.fmu.br:article/1408
network_acronym_str FMU-2
network_name_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM PARA A SUSTENTABILIDADE: O CASO DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA CAIXADiante de um contexto com demandas contí­nuas por programas e ações sustentáveis, a educação assume lugar estratégico em qualquer polí­tica que vise à sustentabilidade. Esta temática foi analisada neste estudo, observando-se as possibilidades e desafios do uso da educação corporativa no planejamento e realização de eventos de aprendizagem voltados à educação para a sustentabilidade, com foco numa organização pública. Para efetivar a pesquisa, de cunho qualitativo, delimitou-se o estudo para a região da Superintendência da Caixa no Oeste de Santa Catarina, Brasil. Definiu-se como objetivo geral da pesquisa analisar a percepção dos empregados da Caixa sobre o tema sustentabilidade. Como procedimento metodológico, realizou-se estudo de caso único, de abordagem qualitativa, na Universidade CAIXA, com foco na Superintendência Oeste de Santa Catarina, tratando, sobretudo com dados gerados pela captura da percepção de empregados da CAIXA, usuários da Universidade Corporativa. Os dados foram obtidos por meio de múltiplas fontes: revisão bibliográfica, entrevistas, aplicação de questionário, análise de documentos e observação direta. Os resultados permitiram observar que a CAIXA tem na UC uma ferramenta para favorecer a formação de seus empregados. Sobre a percepção entorno da questão da sustentabilidade, os sujeitos de pesquisa demonstraram conhecer as diversas dimensões da sustentabilidade e suas inter-relações. Por outro lado também se apurou que este conceito mais integrativo não está completamente disseminado. COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1408Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 8 n. 3 (2018): (Set./Dez. 2018) Publicada em 03/09/2018; 90-1052318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1408/PDFhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1408/htmlCopyright (c) 2018 Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233)info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira da Silva, Rosária MariaFilippim, Eliane SaleteRoman, Darlan José2018-09-11T18:47:52Zoai:ojs.fmu.br:article/1408Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2018-09-11T18:47:52Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM PARA A SUSTENTABILIDADE: O CASO DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA CAIXA
title APRENDIZAGEM PARA A SUSTENTABILIDADE: O CASO DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA CAIXA
spellingShingle APRENDIZAGEM PARA A SUSTENTABILIDADE: O CASO DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA CAIXA
Ferreira da Silva, Rosária Maria
title_short APRENDIZAGEM PARA A SUSTENTABILIDADE: O CASO DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA CAIXA
title_full APRENDIZAGEM PARA A SUSTENTABILIDADE: O CASO DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA CAIXA
title_fullStr APRENDIZAGEM PARA A SUSTENTABILIDADE: O CASO DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA CAIXA
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM PARA A SUSTENTABILIDADE: O CASO DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA CAIXA
title_sort APRENDIZAGEM PARA A SUSTENTABILIDADE: O CASO DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA CAIXA
author Ferreira da Silva, Rosária Maria
author_facet Ferreira da Silva, Rosária Maria
Filippim, Eliane Salete
Roman, Darlan José
author_role author
author2 Filippim, Eliane Salete
Roman, Darlan José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira da Silva, Rosária Maria
Filippim, Eliane Salete
Roman, Darlan José
description Diante de um contexto com demandas contí­nuas por programas e ações sustentáveis, a educação assume lugar estratégico em qualquer polí­tica que vise à sustentabilidade. Esta temática foi analisada neste estudo, observando-se as possibilidades e desafios do uso da educação corporativa no planejamento e realização de eventos de aprendizagem voltados à educação para a sustentabilidade, com foco numa organização pública. Para efetivar a pesquisa, de cunho qualitativo, delimitou-se o estudo para a região da Superintendência da Caixa no Oeste de Santa Catarina, Brasil. Definiu-se como objetivo geral da pesquisa analisar a percepção dos empregados da Caixa sobre o tema sustentabilidade. Como procedimento metodológico, realizou-se estudo de caso único, de abordagem qualitativa, na Universidade CAIXA, com foco na Superintendência Oeste de Santa Catarina, tratando, sobretudo com dados gerados pela captura da percepção de empregados da CAIXA, usuários da Universidade Corporativa. Os dados foram obtidos por meio de múltiplas fontes: revisão bibliográfica, entrevistas, aplicação de questionário, análise de documentos e observação direta. Os resultados permitiram observar que a CAIXA tem na UC uma ferramenta para favorecer a formação de seus empregados. Sobre a percepção entorno da questão da sustentabilidade, os sujeitos de pesquisa demonstraram conhecer as diversas dimensões da sustentabilidade e suas inter-relações. Por outro lado também se apurou que este conceito mais integrativo não está completamente disseminado. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1408
url https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1408/PDF
https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1408/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 8 n. 3 (2018): (Set./Dez. 2018) Publicada em 03/09/2018; 90-105
2318-3233
reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidade
instname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron:FMU
instname_str Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron_str FMU
institution FMU
reponame_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
collection Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
repository.mail.fl_str_mv celso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com
_version_ 1798945136035495936